Ele está vivo!!!

Adoramos a Deus pelo que Ele nos faz.

Verso BÍBLICO PARA MEMORIZAR (pr):

“Cremos que Jesus morreu e ressurgiu.” 1 Tessalonicenses 4:14, NVI.

 

Texto(s) Chave e ReferÊncias

Lucas 23:26-24:12; O Desejado de Todas as Nações, de Ellen G. White,  págs. 741-794

 

Objetivos

SABER que Jesus é seu Salvador.

SENTIR-ME feliz porque embora Jesus tenha morrido, Ele está vivo outra vez.

RESPONDER agradecendo por Jesus nos amar tanto que morreu por nós.

 

A Mensagem

Louvamos a Jesus porque Ele morreu e ressurgiu.

 

A Lição Bíblica de Relance

         

Jesus é levado e pregado a uma cruz para morrer. Sua cruz está entre as cruzes de dois ladrões. Um ladrão zomba de Jesus; o outro crê nEle. Jesus promete que aquele que crê um dia irá para o Céu. Enquanto sofrendo uma morte cruel, Jesus perdoa aqueles que O perseguem, embora eles não Lhe peçam perdão. Após Sua morte, Jesus é enterrado na sepultura de José. No terceiro dia, as mulheres vão à sepultura e descobrem que Ele não está ali. Um anjo lhes diz que Jesus está vivo. Elas contam para os amigos de Jesus.

 

O Tópico Desta Lição é Adoração.

Jesus nos ama tanto que desejou morrer por nós. Somente através de Sua morte podemos ter vida eterna.

Nós O louvamos porque Ele nos ama e morreu por nós.

Nós O adoramos porque Ele deu a Si mesmo voluntariamente.

 

Os menores imprimem desenho para pintar

Os menores imprimem desenho para pintar

  

Enriquecimento:

Muitos dos que testemunharam estas cenas no Calvário, foram por elas posteriormente firmados na fé em Cristo.´ — História da Redenção, pág. 223.

“A culpa de todo descendente de Adão pesava-Lhe sobre a alma. ... O afastamento do semblante divino, do Salvador, nessa hora de suprema angústia, penetrou-Lhe o coração com uma dor que nunca poderá ser bem compreendida pelo homem. Tão grande era essa agonia, que Ele mal sentia a dor física.” — O Desejado de Todas as Nações, pág. 753.

Então o anjo dos Céus, com uma voz que fez a terra tremer, bradou: “Filho de Deus, Teu Pai Te chama! Sai!” A morte não mais poderia ter domínio sobre Ele. Jesus ressurgiu dos mortos, qual vencedor triunfante. Com temor solene os anjos contemplaram a cena. E, saindo Jesus do sepulcro, aqueles anjos resplandecentes prostraram-se em terra, em adoração, e saudaram-nO com cânticos de vitória e triunfo.” — História da Redenção, pág. 231.

 

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

Escolher uma atividade (ou atividades) que seja mais apropriada à situação da classe.

A. Falando de Jesus

Dividir a classe em dois grupos. Pedir-lhes que pensem em maneiras de “falar” de Jesus a outros. À medida que forem falando, anotar no quadro. (Ser prestativo e bondoso, cantar, partilhar, etc.)

Analisando

Vocês viram quantas maneiras temos para falar de Jesus a outros? Quando Jesus esteve na Terra, Ele pediu a Seus discípulos para contar ao mundo inteiro sobre Ele. Nosso Verso Para Decorar de hoje diz: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” Marcos 16.15, NVI. Jesus quer que façamos o mesmo. Ele nos pede que falemos aos outros sobre o Seu amor Nossa mensagem de hoje nos diz:

SERVIMOS A DEUS QUANDO FALAMOS AOS OUTROS SOBRE JESUS.
Repitam comigo.

 
b) falando sobre o amor de Deus

Dividir a classe em grupos. Distribuir o material e pedir a cada grupo que faça um cartaz que represente maneiras de falar aos outros sobre o amor de Deus. Pedir a um representante de cada grupo que mostre o cartaz e explique.

Analisando

Dar tempo para respostas. Há muitas maneiras de “falar” aos outros sobre Jesus.
Vocês se lembram de outras maneiras além de falar?
(Cantar, ajudar, partilhar, ser prestativo, bondoso, etc.) Nossa história bíblica de hoje é sobre Jesus voltando à vida, O Verso Para Decorar de hoje é: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” Marcos 16:15, NVI. O que é evangelho? Sim, é a história da vida, morte e ressurreição de Jesus. Jesus nos pede que falemos aos outros sobre Ele. Nossa mensagem de hoje nos diz:
SERVIMOS A DEUS QUANDO FALAMOS AOS OUTROS SOBRE JESUS.

Repitam comigo.


Cânticos Sugestivos

“Servindo a Cristo”
“Ele Está Vivo”

Ofertas

Dar nossas ofertas é uma das maneiras de ajudar a falar aos outros sobre Jesus e as boas-novas de Sua ressurreição.

Oração

Vamos pedir que Deus nos ajude a falar e mostrar aos outros Seu grande amor por eles.

LIÇÃO BÍBLICA


Vivenciando a História

Personagens: Jesus (vestido de branco), José de Arimatéia (pano em volta da cabeça como turbante), Maria Madalena (pano sobre os ombros ou cabeça), Maria mãe de Jesus (pano sobre os ombros ou cabeça), anjo (vestido de branco), diversas crianças vestidas de discípulos.
Montagem do cenário: Pedir que a pessoa que fará o papel de Jesus ressuscitado fique dentro da caverna. Colocar o boneco dentro da caverna na parte da frente. Pedir aos discípulos que se assentem em frente à caverna.
Novamente preciso de alguns ajudantes hoje. Escolher os representantes e vesti-los. Nós teremos um boneco para representar Jesus morto, e uma pessoa de verdade para representá-Lo quando Ele ressuscitou. Haverá uma parte da história encenada e uma parte contada. Vocês saberão a hora de participar quando eu lhes disser que venham e façam a sua parte.

 Era domingo de manhã depois do sábado mais difícil na vida dos discípulos de Jesus. Jesus havia morrido apenas poucas horas antes do pôr-do-sol de sexta-feira. E Seus tristes e chorosos discípulos O tinham enterrado rapidamente em um sepulcro tempos que pertencia a José de Arimatéia. [José e as duas Marias enrolam o tecido branco em volta do boneco deitado no piso, depois o colocam dentro da “caverna “.Então, eles apressadamente foram para casa para guardar o sábado. As mulheres que haviam estado junto à cruz desejavam servir a Jesus cuidando de Seu corpo. Elas haviam acompanhado e observado onde Seu corpo fora colocado na tumba. Viram que uma pesada pedra fora rolada para lacrar a abertura da sepultura.[Rolem a “pedra” de cartolina à entrada da “caverna”.] Elas também haviam descansado no sábado. Mas ao despontar o dia na manhã de domingo, elas se apressaram especiarias para a tumba com frascos de perfumes de sepultamento. [As duas Marias vêm com frascos de perfume.]
“Quem rolará a pesada pedra para nós?”, elas ponderavam ao se aproximarem da representar a tumba. As mulheres não sabiam que um anjo já havia estado na tumba. Através de poderoso terremoto, o anjo rolara a pedra [pedir que o anjo faça isso] e, em nome do Pai, chamara Jesus à vida. [Anjo acena para despertar Jesus; Jesus acorda e caminha (mantas para fora da tumba.] sobre mesa e As mulheres ficam espantadas à vista da tumba aberta e do anjo, brilhando com a cadeiras) glória do Céu, sentado junto à pedra. [Anjo se senta junto à pedra.]
_______ _______ — Não temam — disse o anjo. — Eu sei que vocês estão à procura de Jesus, mas Ele não está aqui. Ele ressuscitou da morte, como disse que faria. Vão rapidamente e contem aos Seus discípulos. Jesus está indo para a Galiléia, e verá vocês ali.
Vocês podem imaginar quão espantadas as mulheres ficaram? Depois de tudo o que acontecera nos passados poucos dias, elas provavelmente não soubessem o que pensar. A Bíblia diz que “com temor e grande alegria”, elas se apressaram para contar o que havia acontecido aos outros.
Dá para imaginar as mulheres derrubando as especiarias que haviam comprado, segurando as saias, e correndo de volta à cidade tão depressa quando podiam? Vocês acham que elas estavam cheias de energia? Naturalmente que estavam! Vocês acham que elas estavam entusiasmadas? Sem dúvida! Nada poderia detê-las de partilhar as boas-novas de Jesus ressuscitado! [As duas Marias correm aos discípulos e gritam: “Jesus ressuscitou!” Discípulos, ficam em pé, surpresos.]
As mulheres partilharam as boas-novas: Jesus estava vivo!
Logo, Jesus apareceu a Seus amigos. [“Jesus” Se reúne ao grupo.] Ele lhes mostrou as marcas dos pregos em Suas mãos. Conversou com eles sobre o futuro deles e lhes deu um trabalho a fazer quando disse:
— Vão e façam discípulos de todas as nações. Falem às pessoas sobre Mim.
Nós temos a honra de partilhar aquela mesma mensagem com o mundo hoje. Jesus disse a Seus seguidores para partilharem as boas-novas com o mundo inteiro.
Vocês estão prontos a contar ao mundo as boas-novas sobre Jesus?

Analisando

Dar tempo para respostas. Imaginem vocês estarem ali, O que pensariam? O que vocês acham que as mulheres e os discípulos de Jesus sentiram quando viram Jesus vivo? O que a ressurreição de Jesus significa para nós hoje? (Nossos queridos um dia também poderão viver
pelo poder de Jesus; poderemos ir para o Céu algum dia; Ele venceu o pecado e a morte, etc)
O que Jesus quis dizer ao falar a Seus discípulos para “fazer discípulos de todas as nações”? Vocês se lembram da mensagem de hoje? Vamos dizê-la juntos:
SERVIMOS A DEUS QUANDO FALAMOS AOS OUTROS SOBRE JESUS.

Verso Para Decorar

Pedir às crianças que digam o Verso Para Decorar em forma de jogral. Repetir até que consigam dizê-lo de cor.
Meninas: “Vão pelo mundo todo
Meninos: e preguem o evangelho a todas as pessoas.”
Todos: Marcos 16:15, NVI.

Estudo da Bíblia

Muitas pessoas viram Jesus vivo depois que Ele ressuscitou. Vocês sabem que pessoas eram essas? Pedir aos alunos que procurem João 20:10-18 (Maria Madalena); Lucas 24:13-16 (dois discípulos na Estrada de Emaús); João 20:24-31 (Tomé e os outros discípulos). De acordo com os evangelhos, a maioria das vezes Ele apareceu a pequenos grupos. Mas Paulo nos diz que uma vez Jesus Se mostrou a uma porção de pessoas.
Vamos ler I Coríntios 15:5-7.
Pedir que alguém leia o texto em voz alta. Jesus apareceu a mais de 500 crentes em uma só ocasião. Houve também algumas pessoas das quais vocês podem não se lembrai’; porque elas viram Jesus muito tempo depois. Ajudar as crianças a encontrar e ler Atos 7:54-56. Estêvão viu Jesus em visão antes de ser apedrejado até à morte. Pedir às crianças que leiam Atos 9:3-7. Jesus falou a Saulo quando ele viajava para Damasco.

Analisando

Dar tempo para respostas. Quem foi a primeira pessoa a ver Jesus vivo depois da ressurreição? (Maria Madalena.) Quem disse que precisaria tocar em Jesus antes de crer que Ele estava vivo? (Tomé.) O que vocês acham que farão quando virem Jesus? Vocês olharão para as marcas em Suas mãos? Vocês pedirão para tocar nelas? Quem vocês gostariam que estivesse observando Jesus quando as pessoas viram Jesus pela primeira vez? E alguém que ainda não conhece muito bem a Jesus? Quantas pessoas do mundo vocês acham que precisam conhecer acerca de Jesus? Quem lhes falará? Vamos novamente dizer nossa mensagem: SERVIMOS A DEUS QUANDO FALAMOS AOS OUTROS SOBRE JESUS.

APLICAÇÃO DA LIÇÃO

Situações

Ler as seguintes situações para os alunos e pedir que respondam à pergunta no fim de cada uma.
1. A avó de vocês não vai à igreja. Ela caiu e quebrou o braço. O que vocês podem fazer para partilhar Jesus com ela? (Levar-lhe alimento, ajudá-la a limpar a casa ou o quintal, oferecer-se para escrever uma carta por ela, orar para que seu braço sare logo, telefonar sempre, fazer um cartão, levar flores, contar histórias da Bíblia, etc.)
2. Paulinho é o menor menino de sua rua. Como vocês podem lhe falar acerca de Jesus? (Tratá-lo bondosamente e com respeito, incluí-lo em suas brincadeiras, fazer amizade com ele, partilhar coisinhas com ele, perguntar se ele já conhece a Jesus, contar-lhe histórias bíblicas, convidá-lo para ir à Escola Sabatina, etc.)

Analisando

Dar tempo para respostas. Vocês acham que terão coragem de fazer algumas dessas coisas em situações como essas? Será fácil fazer? (Não.) Quem lhes dará poder para partilharem Jesus? (Deus.) Deus ressuscitou Jesus. Jesus venceu o pecado. Isto é muito bom, pois Jesus pode lhes dar força e coragem para falar a outros sobre Ele. Jesus nos pede para ir a todas as partes do mundo e partilhar Sua história com outras pessoas. Vamos novamente dizer juntos nossa mensagem: SERVIMOS A DEUS QUANDO FALAMOS AOS OUTROS SOBRE JESUS.

PARTILHANDO A LIÇÃO

Ele Está Vivo!

Com antecedência, fazer cópias do desenho de uma tumba para cada criança. Este desenho representa a tumba em que Jesus foi colocado depois que morreu. Vamos cobrir desenho da tumba com papel-pedra amassado. Dar-lhes algum tempo para isso.

Analisando

Jesus morreu para nos salvar Mas a boa notícia é que Ele não permaneceu morto!
Ele está vivo! Porque Ele ressuscitou, nós podemos ser salvos e algum dia viver no Céu. Isto é algo importante para contarmos aos outros. Levem seu desenho para casa e o partilhem com alguém durante a semana enquanto contam para a pessoa sobre
a ressurreição de Jesus. Quando vocês fizerem isso, estarão vivendo nossa mensagem. Vamos novamente dizer juntos nossa mensagem:

SERVIMOS A DEUS QUANDO FALAMOS AOS OUTROS SOBRE JESUS.

ENCERRAMENTO

Orar a fim de que Deus nos de poder para contar aos outros sobre Seu Filho. 

 

 

 

 

 

 

Que diferença o sacrifício de Jesus faz em sua vida? Um dia muito feliz com gratidão no coração por tamanho sacrifício.  Com amor, Tia Célia