A Rocha e a Areia - Parábola de Jesus

Sobre qual solo construo minha vida?

 
Construir "sobre Jesus" traz felicidade
 

Verso BÍBLICO PARA MEMORIZAR (pr 1t 09 09):

“O Senhor é o meu Rochedo, em que me refugio.” Salmo 18:2, NVI.

 

Texto(s) Chave e ReferÊncias:

Mateus 7:24-27, O Maior Discurso de Cristo, págs. 147-152. leia aqui: Sobre a areia ou sobre a rocha? – Livro EGW Maior Discurso de Cristo
 

Objetivos

SABER que adoramos a Deus ao viver por Jesus.
SENTIR desejo de viver por Jesus.
RESPONDER resolvendo construir diariamente sua vida em Jesus.

 

A Mensagem

Fico feliz ao construir minha vida em Jesus

 

A LiÇÂo BÍblica de Relance

           Jesus conta uma história bíblica acerca de 2 construtores a uma multidão. Um deles construiu sua casa sobre uma rocha, que era um firme fundamento. Durante a estação chuvosa, os ventos e inundações vieram, mas a casa tinha um forte fundamento, de maneira que ficou firme. O outro homem construiu sua casa sobre a areia. Quando as tempestades chegaram, sua casa foi arrastada pelas águas, pois seu fundamento não era bom.

Quem é a Rocha em nossa história? Leia Salmo 18:2. (Meu Deus.)
Como você constrói sobre a Rocha? Leia em Mateus 7:26. (Ouvir as palavras de Jesus e colocá-las em prática.)
Como você acha que o construtor sábio se sentiu depois da tempestade? (Feliz por sua casa não ter caído.)

Esta história nos ajuda a compreender a mensagem de hoje. FICO FELIZ AO CONSTRUIR MINHA VIDA EM JE5US.
 

 

Esta é uma lição bíblica que enfatiza a Adoração


Quando obedecemos à Palavra de Jesus, estamos construindo nossa vida sobre Ele. Fazemos com alegria o que Jesus diz em resposta ao Seu imenso dom de amor e graça. Isto é um ato de adoração.

 

 

Enriquecimento:

            Na Palestina, o construtor deve pensar com antecedência. Muitos barrancos que são agradáveis vales arenosos no verão, tornam-se torrentes impetuosas no inverno. A casa construída ali seria desintegrada. Foi tentador começar a construir sobre a areia macia, e não precisar se incomodar em cavar a escarpa rochosa abaixo.

As casas no tempo de Jesus não eram tão fortes como as casas de hoje. Os ladrões eram capazes de escavar através das paredes (Mateus 6:19, ARA). Tudo, porém, dependia da fundação.
 

Decorando o verso bíblico

 

 

Professor, veja idéias para Decoração da Sala já envie e tb princ decor.

 

 
Professor, veja atividade para chamar a atenção dos alunos para o assunto a ser estudado:

Construindo uma casa

Construindo corretamente

 

Professor, veja atividade para aplicar o assunto estudado à própria vida:

Teste da pedra, areia e água 

 

Professor, veja atividade para compartilhar o assunto aprendido com o semelhante : Peso para papéis

 
Estudo da Bíblia 
A história das duas casas é o fim de um maravilhoso sermão que Jesus pregou.

Abra sua Bíblia em Mateus 7:24-27. O começo deste sermão é encontrado em Mateus 5:1 e 2. 
Onde Jesus estava quando pregou este sermão? (Na encosta de uma montanha.) Foi por isso, provavelmente, que este sermão tenha sido chamado “O Sermão do Monte”. 
As palavras da Bíblia são como espada contra Satanás. A Bíblia possui muitos versos sobre rocha, rochedo, pedra.

Êxodo 17:6 Salmo 18:2 O Senhor é o meu Rochedo, em que me refugio, o meu livertador, o meu Deus, a minha fortaleza, a força da minha salvação eo meu alto refúgio Êxodo 33:21-23 Números 20:8
Salmo 40:2 Isaías 26:4 Confia no Senhorperpetuamente, pq o Senhor Deus é uma rocha eterna. 2 Samuel 22:2 Mateus 16:18

Por que os escritores bíblicos dizem que Deus é como uma rocha? (Ele é um abrigo, um lugar de refúgio, Ele nos protege.)

O que saiu da rocha quando Moisés bateu nela? (Água.) Ao dizer a Moisés que falasse à rocha para que produzisse água, Deus estava tentando ensinar aos israelitas que Ele poderia suprir todas as suas necessidades. Jesus também supre todas as nossas necessidades.

Quando construímos nossa vida em Jesus, sabemos que Ele sempre cuida de nós. Nada nos abalará. Como isso faz vc se sentir? A mensagem de hoje diz: FICO FELIZ AO CONSTRUIR MINHA VIDA EM JESUS

 
Veja mais detalhes desta história bíblica: sobre areia ou rocha

Aprendendo o verso bíblico: Salmo 18:2 - O meu Deus é o meu Rochedo, em que me refugio

 

Exercício de oração: Sobre a Rocha (Cristo)

 

Cânticos Sugestivos

“A Rocha”
“A Alegria é Qual Bandeira”

 

Oração SUPER LEGAL! construindo a vida sobre a Rocha

Perguntar para as crianças se não há respostas ou pedidos para serem escritos no Diário de Oração da classe, que foi começado na semana anterior.
Colocar uma pedra de tamanho médio para representar Jesus. Pedir que as crianças escrevam sobre uma etiqueta adesiva, o nome de alguém que elas sabem que ainda não construiu sua vida sobre a Rocha, Jesus. Convidá-las a vir e colar a etiqueta sobre a rocha. Depois fazer um círculo, dar as mãos, e convidar aqueles que colaram a etiqueta na rocha a mencionar o nome da pessoa que eles escolheram. Orar por esses nomes para que comecem a construir sua vida em Jesus. Terminar com uma oração de agradecimento a Jesus por Ele ser um firme fundamento.

 



LIÇÃO BÍBLICA

Vivenciando a História

Convidar um homem para contar a história como se tivesse ouvido dos lábios de Jesus.
Instruções para quem vai contar a história: Pedir que algumas crianças venham à frente para representar a casa à medida que for sendo construída. Grupo maior: Use um grupo para fazer uma casa e um segundo grupo para fazer uma segunda casa. Grupo menor: Use todas as crianças para construir as duas casas.
Comece a história andando vagarosamente, coçando a cabeça com uma das mãos e segurando o martelo com a outra. Vire o rosto para as crianças. Abaixe o martelo, dobre a manga da roupa, e então olhe ao redor como se estivesse vendo o auditório pela primeira vez.
Oh, desculpem-me. Eu não sabia que vocês estavam aqui. Acabei de ver e ouvir a coisa mais maravilhosa. Quase não consigo entender completamente o seu significado.
Começou com uma grande multidão de pessoas sentadas na encosta de uma montanha ao meio- dia. Quero dizer, todas aquelas pessoas tinham trabalho para fazer. Como eu: construo casas. [Mostre o martelo.] Mas não neste dia em particular. Eu me juntei àquelas pessoas sentadas na montanha.
Jesus estava ali. Ele estava contando histórias e ensinando as pessoas. Sua voz ecoava de tal maneira que todos nós podíamos ouvi-Lo. Foi aí que eu me confundi. Ele falava de uma casa. Aproximem-se, deixem-me contar a história.
Certa vez um homem decidiu construir uma casa. [Levante e abaixe o martelo.] O homem escolheu um lugar rochoso, bem acima do nível da água do mar, para construir sua casa. O homem teve um grande trabalho para carregar todo o material de construção. [Pegue duas crianças pela mão e as guie para a frente.] Façam de conta que vocês são o material de construção, certo? [Coloque as duas crianças com um metro de distância entre elas.]
E o homem continuou carregando os materiais [pegue mais duas crianças e leve para a outra ponta] até o topo do terreno rochoso. [Pegue crianças para preencher o espaço da parede enquanto você continua falando.] Ali sua casa teria um firme fundamento.
Finalmente, o telhado ficou pronto. [As crianças levantam e esticam o braço para fazer um telhado plano.] Quando veio a época das chuvas, o vento soprou e soprou. [Peça para os outros professores e quaisquer crianças que sobraram soprarem para representar uma tempestade.] Os rios transbordaram e inundaram os arredores. Então, além da chuva, era preciso preocupar-se com a inundação. [Suba numa cadeira para fugir das águas.] Mas a casa era segura. O homem tinha construído sobre um fundamento forte e firme, uma rocha sólida.
Isto faz sentido, não é mesmo? Os ouvintes acharam que sim. Todos concordaram e disseram “Amém”. [Peça para todos dizerem amém.] E Jesus disse que se todos dessem ouvidos a Deus e vivessem por Jesus, estariam construindo suas casas na rocha.
E todo o povo balançou a cabeça concordando, e disse “Amém”, outra vez, porque construir sobre a rocha faz sentido. [Ponha a mão nos ouvidos e incentive as crianças a dizerem amém. Então, elogie as crianças que representaram a casa. Elas podem voltar para seus lugares.]
Outro homem construiu uma casa. [Comece a trazer as crianças para a frente para construir uma casa semelhante, um pouco distante da primeira.] Esse homem decidiu construir sua casa na areia, pertinho da água. Ele, provavelmente, também trabalhou muito para construí-la.
O telhado, finalmente, estava pronto. [As crianças se levantam e esticam o braço para formar o telhado plano.] Quando chegou a época das chuvas, o vento soprou e soprou. [Peça para os outros professores e quaisquer crianças que sobraram soprarem para representar uma tempestade.] Os rios transbordaram e inundaram os arredores. [Suba na cadeira para fugir da água.]
Mas a casa balançou e caiu. [As crianças que representam a casa caem ao chão. Elogie-as pelo bom trabalho e peça que voltem para seus lugares.]
O que deu errado? [Faça uma cara de dúvida.] Por que a casa caiu? [Aceite todas as respostas.] O homem havia construído sua casa na areia. O fundamento não era bom.
Foi isso o que Jesus disse sobre o que aconteceu. [Leia Mateus 7:26.] Eu acho que Jesus disse algo muito importante. Fico pensando no que Ele queria dizer. [Pegue o martelo, coce a cabeça e saia da sala.]

Analisando

Pedir que outro professor pergunte às crianças: Quem é a Rocha em nossa história? Leia em voz alta Salmo 18:2. (Meu Deus.)
Como vocês constroem sobre a Rocha? Leia em voz alta Mateus 7:26. (Ouvindo as palavras de Jesus e colocando-as em prática.)
Como vocês acham que o construtor sábio se sentiu depois da tempestade? (Feliz por sua casa não ter caído.)
Esta história nos ajuda a compreender a mensagem de hoje. Vamos dizê-la juntos:
 
FICO FELIZ AO CONSTRUIR MINHA VIDA EM JESUS.

 

 

Verso para decorar
Ajudar as crianças a encontrar e ler em voz alta o Salmo 18:2, NVI: “O meu Deus é o meu Rochedo, em que me refugio.” Depois, dividir as crianças em quatro grupos e ensinar o verso em forma de jogral. Revezar os grupos para que todos aprendam o verso inteiro.
1° grupo: “O meu Deus
3º. grupo: em que me refugio.”
grupo: é o meu Rochedo,

4° grupo: Salmo 18:2, NVI.

Sobre qual terreno construiremos nossa vida é uma decisão individual. Ore agradecendo a Deus por Ele ser o firme fundamento. Ótimo dia, construindo sobre a Rocha.  Com amor, Tia Célia