PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO 

Sinônimo de Pródigo: Perdulário, Dissipador, Esbanjador.

 

As pessoas na família de Deus nunca deixam de cuidar umas das outras

Verso BÍBLICO para memorizar:

""Este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado." Lucas 15:24 NVI

 

Texto(s) Chave e ReferÊncias

Lucas 15:11-32, livro Parábolas de Jesus, págs 198-211

 

Objetivos

Saber que as pessoas na família de Deus não deixam de se preocupar umas com as outras

Sentir-se ansioso para aceitar a todos como parte da família de Deus

Responder sendo amigável e útil aos outros em nossa comunidade da fé.

 

A Mensagem

Sou membro da família de Deus

 

Veja galeria de fotos: Filho pródigo

 

Deus nunca deixa de nos amar

 

 

A LiÇÃo BÍblica de Relance

            Um homem tem 2 filhos.  Um deles se sente limitado em casa e exige sua herança para que ele possa sair no mundo para viver sua própria vida.  Seu pai consente  e o filho sai e desperdiça todo o seu dinheiro com prazeres mundanos.  Sem dinheiro e amigos, ele recebe que cometeu um erro terrível.  Ele volta para casa e é calorosamente recebido por seu pai, que oferece uma festa em sua honra.

Esta é uma lição sobre COMUNIDADE

           Nossa família é uma comunidade.  Nossa família da igreja também é uma comunidade, uma comunidade de fé.  Exatamente como o pai amoroso recebeu e cuidou do filho pródigo, assim devemos ser amáveis em receber e cuidar de todos que desejam unir-se à nossa comunidade de fé como membros da família de Deus.

 

Enriquecimento:

PRIMOGÊNITO:  "Essa posição estava intimamente relacionada com os direitos da primogenitura e seus privilégios especiais, que incluíam não apenas uma porção favorecida na herança, mas também certas bençãos espirituais e responsabilidade na família." Comentário Bíblico Adventista do 7o Dia vol 8 pág 369

"Na parábola do filho pródigo é-nos apresentado o procedimento do senhor com aqueles que uma vez conheceram o amor paterno, mas consentiram ao tentador levá-los cativos a sua vontade." Livro Parábolas de Jesus pág 168

"O amor de Deus anela sempre aquele que dEle se afastou, e põe em operação influências para fazê-lo tornar à casa paterna. ... Na parábola não é acusada nem censurada a má conduta do filho pródigo.  O filho sente que o passado está perdoado, esquecido e apagado para sempre.  E assim fala Deus ao pecador. "DESFAÇO AS TUAS TRANSGRESSÕES COMO A NÉVOA, E OS TEUS PECADOS COMO A NUVEM."" Ibidem págs 202-204

 Foi o Evangelista Lucas, contemporâneo do apostolo Paulo e seu companheiro de grandes momentos e que ouviu de Maria, mãe de Jesus, as narrativas vividas pelo Mestre. Jesus. Foi ele quem escreveu ATOS DOS APÓSTOLOS.

     Em Éfeso, vivia Maria com o discípulo João, quando sendo visitada por Paulo e Lucas, pode escrever boa parte de seu Evangelho. Além de médico era Lucas escritor e em sua narrativa sobre o Filho Pródigo com sensibilidade e talento, nos apresenta esta página.

     Descreve Lucas

     Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao Pai: Dá-me a parte que me cabe dos bens e o Pai lhes repartiu os haveres.

     Passados não muitos dias o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo de maneira dissoluta.

     Sinônimo de dissoluto - libertino, devasso, sem caráter.

     Depois de consumir tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade.

     Então ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para seus campos a guardar porcos. Ali desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.

     Então caindo em si disse: Quantos trabalhadores de meu Pai têm pão com fartura e eu aqui, morro de fome.

     Levantar-me-ei e irei Ter com meu Pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra Ti. Já não, sou digno de ser chamado Teu filho, trata-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se foi para o seu Pai.

     Vinha ele ainda longe, quando seu Pai o avistou, compadecido dele, correndo o abraçou e beijou.

     E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti: já não sou digno de ser chamado teu filho.

     O Pai porém, disse aos seus servos. Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, pondo-lhe um anel no dedo. E sandálias nos pés. Trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijem-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu. Estava perdido e foi achado e começaram a regozijar-se.

     Ora o filho mais velho estava no campo: e, quando voltava ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos criados e perguntou o que era quilo. O criado informou: Veio teu irmão e teu Pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde.

     Ele se indignou e não queria entrar: saindo porém o Pai, procurava conciliá-lo Mas ele respondeu a seu Pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem sua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos. Vindo porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado?

     Então lhe respondeu o Pai: Meu filho, tu sempre estás comigo: Tudo o que é meu é teu. Entretanto era preciso que nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu estava perdido e foi achado.

     Há mais alegria no Céu por um pecador que se arrepende, do que por todos os justos que ali estejam.

 

 

Existem palavras que se fixam na memória das pessoas com um significado que nem sempre corresponde ao que está nos dicionários. Uma delas é "pródigo". Uma rápida consulta às pessoas que estiverem perto de você será suficiente para constatar que a maioria acha que "pródigo" tem valor positivo. Muita gente até liga "pródigo" a "prodígio". O filho pródigo seria o filho genial, extremamente bom. É muito conhecida a frase "O filho pródigo a casa torna".

E por que volta? Por que é bom e não esquece os seus? Nada disso. Volta porque gasta tudo que recebe do pai como pagamento antecipado da herança. Isso está no Evangelho. É exatamente a parábola do filho pródigo. Uma consulta a qualquer dicionário é suficiente para descobrir que "pródigo" significa "esbanjador, gastador, perdulário, extravagante".

O filho pródigo torna a casa (sem acento indicador de crase no "a", o que, aliás, é ótimo assunto para conversas futuras) porque esbanja. Só lhe resta a alternativa de voltar ao aconchego da casa paterna.

Prof. Pascoale

 

OS MAIORES EXPLORAM A BÍBLIA: Descubra nos textos abaixo outras reuniões familiares na Bíblia:

  1. Gênesis 32:6 e 33:4 (Jacó)
  2. Gênesis 45:1, 14 e 15 (José)
  3. Êxodo 2:7-9 (Moisés)
  4. João 11:38-44 (Lázaro)
  5. João 14:1-3 (todos os filhos de Deus)
 
Veja a mesma história com outros enfoques:

Filho Pródigo - Deus sempre está pronto a nos perdoar

Filho Pródigo - A graça de Deus me faz lembrar do liberal amor de Deus (ju)

Filho Pródigo - Identidade Pessoal (ad)

 

 
Veja desenhos para imprimir e colorir   vários
 

Que Jesus seja sempre o primeiro em nossa vida. Tendo a Jesus como nosso melhor Amigo, nossa vida será outra! Participe das alegrias de ser filho de Deus e de estar sob o cuidado dEle.  Experimente!

Ótimo dia, convidando Jesus para estar sempre a seu lado. Com amor, Tia Célia