Pedro é libertado da prisão

A igreja orava intensamente

Deus ouve e atende quando oramos uns pelos outros

Verso BÍBLICO PARA MEMORIZAR (JD 4T 04 11 B):

"Pedro...ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele." Atos 12:5 NVI

 

Texto(s) Chave e ReferÊncias

Atos 12:1-19; Livro Atos dos Apóstolos págs 143-154

Objetivos

Saber que as pessoas na comunidade cristã oram umas pelas outras

Sentir certeza de poder confiar que Deus atenderá suas orações em favor de outros.

Responder orando sinceramente pelos outros

 

A Mensagem

Somos ativos na família de Deus

A Lição Bíblica de Relance

            O rei Herodes mandou prender Pedro e acorrentá-lo entre dois soldados, pretendendo mandá-lo a julgamento por causa de suas crenças.  Os cristãos se reuniram para orar em favor de Pedro.  Durante a noite um anjo apareceu e com segurança tirou Pedro da prisão, passando pelos guardas que estavam em seu posto para evitar que Pedro escapasse.  Ele foi ao lugar onde os cristãos estavam orando, bateu à porta, e identificou-se para a criada chamada Rode.  Ela ficou tão empolgada que sem abrir a porta correu de volta para contar aos demais.  Os outros não acreditaram no que ela disse, mas finalmente foram ver por si mesmos e deixaram Pedro entrar.  Ele lhes contou o que acontecera e então partiu para outro lugar.

1o Herodes - mandou matar a João (Batista)

2o Herodes - mandou matar Tiago

ambos totalmente inocentes...

Esta é uma lição sobre COMUNIDADE

            Os cristãos formaram uma comunidade de fé que orou fervorosamente pela segurança de Pedro.  Nós também, podemos ser ativos na oração pelas pessoas de nossa comunidade cristã que passam por grandes necessidades.  Podemos confiar que Deus ouvira e atenderá nossas orações.

Enriquecimento:

PORTEIRO: "Uma casa suntuosa pelo exterior não parecia convidativa porque a entrada era por uma única porta de cedro que geralmente estava trancada e guardada por um porteiro .... O porteiro ficava sentado em um pórtico atrás do portão e esperava até que reconhecesse a voz da pessoa que desejava entrar.  Rode tomou o lugar do porteiro e esperou até que reconhecesse a voz de Pedro (Atos 12:13 e 14)." The New Manners and Customs of Bible Times, págs 39 e 40

PEDRO NA PRISÃO: "O apóstolo não estava intimidado pela situação.  Desde que se restabelecera depois de negar a Cristo, havia inflexivelmente enfrentado perigos e demonstrado nobre coragem e ousadia ao pregar sobre um Salvador que fora crucificado, ressuscitado e que ascendera ao céu.  Enquanto estava na cela da prisão, recordara as palavras que Cristo lhe dissera: "Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. " (João 21.18).  Pedro acreditava que chegara o momento de dar sua vida por amor a Cristo." Review and Herald, 27 de abril de  1911

VIDA NA PRISÃO:  Durante os tempos bíblicos, estar preso geralmente significava ficar confinando a uma masmorra escura, úmida, imunda e infestada de ratos.  Para piorar as coisas, uma pessoa podia ser lançada na prisão pelo simples fato de ser suspeita de um crime, pois os prisioneiros eram considerados "culpados até que se provassem inocentes".  Uma pessoa podia ficar na prisão durante muitos anos antes de ser julgada, e freqüentemente, os prisioneiros morriam de desnutrição ou doença.

 

Veja atividade preparatória para professores para chamar a atenção da classe para o assunto a ser estudado:

orações por alguém

lançado numa prisão

 

LiçÃo BÍBLICA
Vivenciando a História

Você Precisa;


Antes de começar a história, deixar as crianças se revezarem. Colocar as correntes
em volta dos pulsos delas para que possam sentir quão pesadas são. Dar tempo para • pedaços
respostas. Como vocês se sentem acorrentados? Como se sentiriam se vocês tivessem curtos de que usar essas correntes durante o tempo todo, mesmo quando fossem comer ou dor- corrente mir? Nossa história de hoje é sobre Pedro e a ocasião em que foi lançado em uma e lanterna prisão e preso com correntes. Vamos encenar a história bíblica de hoje. • roupas dos
Escolher algumas crianças para ser soldados postados junto à prisão, outras para tempos orar pela libertação de Pedro, Pedro, um anjo e Rode (que veio atender à porta da bíblicos casa). Posicionar os que vão orar dentro ou junto à “casa”. Colocar Pedro em um (opcional) canto. Manter um anjo em pé junto à prisão (mesa imitando uma cela — ver decoração
da sala). Pedir às crianças que ouçam atentamente a história para poder fazer os movimentos
certos à medida que a história for sendo relatada.
O rei Herodes era um rei mau. Ele queria deixar os judeus felizes. Para que isso acontecesse, ele mataria as pessoas que criam em Jesus. Assim, para que os judeus gostassem dele, o rei Herodes resolveu colocar Pedro na prisão. O rei Herodes gritou aos guardas:
— Procurem aquele pregador Pedro e o coloquem na prisão! [Assegurar-se de que os soldados coloquem Pedro na prisão.] Na prisão, Pedro é acorrentado a dois homens. [Colocar dois soldados ligados a Pedro na prisão, um de cada lado dele.] Soldados estão por todos os lados em volta da prisão. Eles não querem que Pedro fuja!
Logo, os amigos de Pedro ouvem a notícia de que Pedro está preso. Eles choram. [Os amigos de Pedro soluçam.] Então, os amigos dele se reúnem em uma casa e decidem orar por ele. Eles oram durante a noite inteira. [Os amigos de Pedro mantêm-se ajoelhados, como se estivessem orando.] Eles oram, oram e oram.
Lá na prisão, de repente, uma luz brilhante aparece na cela de Pedro. [Apontar a luz de uma lanterna sobre o anjo.] Era um anjo! Pedro está dormindo! O anjo toca em Pedro para acordá-lo. [O anjo faz de conta que acorda Pedro.] O anjo diz:
— Levante-se, Pedro.
As correntes caem. Pedro acha que está sonhando.
— Coloque suas sandálias — o anjo continua dizendo — e venha comigo.
O anjo conduz Pedro pelo meio de todos os soldados. [Fazê-los sair da “prisão” e ir na direção da casa, deixando os soldados paralisados.] Um grande portão de ferro se abre para eles passarem. Depois disso, o anjo desaparece.
Pedro caminha em direção da casa onde ele acha que seus amigos estão. Ele bate à porta. [Pedro chega a casa e encena bater à porta.] Rode, uma serva vai atender. Quando ela ouve a voz de Pedro, fica tão feliz que corre de volta para contar aos outros que Pedro está ali, e se esquece de deixá-lo entrar.
— Pedro está lá fora! — diz ela às pessoas que estão orando na casa. Ninguém acredita nela. Pedro continua batendo. Finalmente, algumas pessoas vão até a porta e vêem por si mesmas que Pedro está ali. Agarram Pedro e o levam para dentro. Então, Pedro conta o que Deus fez por ele.
Agora, eles mudam sua oração! Louvam a Deus e agradecem por enviar o anjo para levar Pedro de volta para eles. Deus estava com Pedro o tempo todo. Ele também está com vocês durante o tempo todo.
Analisando
Dar tempo para respostas.O que voc ês acham de ficar acorrentado como Pedro, na prisão? Como pensam que os amigos de Pedro se sentiram ao estar orando por ele? Como Pedro saiu da prisão? O que acham que os amigos de Pedro estavam pedindo em oração? Vocês acham que eles esperavam que Deus respondesse? Vocês se lembram de nossa mensagem? Vamos dizê-la juntos:
NA FAMILIA DE DEUS ORAMOS TINS PELOS OUTROS
Repita comigo.


 

Estudo da Bíblia

Você Precisa

•Bíblia

Abrir a Bíblia em Atos 12:1-19. Apontar para os versos. É aqui que se encontra a história bíblica de hoje. Ler alguns versos em voz alta, parafraseando se for necessário.
Dar tempo para respostas. Quem colocou Pedro na prisão? (O rei Herodes.) Quem estava orando por Pedro? (As pessoas da igreja.) Quem Deus enviou para libertar Pedro da prisão? (Um anjo.) O que aconteceu com as correntes de Pedro? (Caíram.) Para onde Pedro foi? (Para a casa onde as pessoas estavam orando.) O que vocês pensam sobre orar pelos nossos amigos da igreja?

 

Verso Para Decorar

Você Precisa • Bíblia


Abrir a Bíblia em Atos 12:5. Encontramos aqui na Palavra de Deus, a Bíblia, nosso Verso Para Decorar. Ler o verso em voz alta. “A igreja fazia contínua oração por ele a Deus.” Então, ensinar o Verso Para Decorar como descrito abaixo:

“A igreja fazia (pontas dos dedos juntos formando a torre da igreja)
cont ínua oração (mãos postas como em oração)
por ele (apontar para algu ém)
a Deus. ” (apontar para o alto)
Atos 12:5. (palmas das mãos juntas, então se abrindo em forma de livro)

 

Cânticos Sugestivos (lincarei às partituras assim q possível)
Saudação: “Hoje é Sábado”
Preparo Para Ora ção: “Vamos Agora Orar”
C ântico Após a Oração: “Ouve, Senhor”
Visitas: “Hoje umAmiguinho”
Aniversariantes: “Quem Fez Aniversário?”
“Parabéns a Você”
Ofertas: “Para Além do Horizonte”
Louvor: “Somos da Família do Bom Deus”
“Deus Sempre Ouve e Responde”

Veja atividade para professores para aplicar a lição aprendida com este estudo à própria vida.... oração respondida

 

 

Veja atividade para professores para partilhar a lição aprendida com este estudo com alguém.... mãos em oração

 

 

 

Veja idéias para fazer uma prisão em sua classe

 

Os menores imprimem desenho para pintar

 

Deus não necessita de nossas orações em prol dos nossos semelhantes, mas essa nossa atitude demonstra confiança, fé e certeza de solução na Sabedoria divina. Inclua em suas orações diárias, um pedido por alguém que você conhece.  Um dia muito feliz, com as bençãos dos céus. Com amor, Tia Célia