PODER !!!!

PEDRO E JOÃO CURAM UM COXO NA PORTA DO TEMPLO

Aprendemos juntos sobre Deus

Verso BÍBLICO Para MeMoriZaR: Atos 4:31, NVI (PR 3T 02 13 B)

"Todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a Palavra de Deus."

TEXTOS CHAVES E Referências: Atos 3:1-26; 4:1-33; Atos dos Apóstolos, de Ellen G. White, CPB, págs. 57-71

Sugestões de objetivos para tua classe alcanÇar:

Saber que o Espírito Santo nos dá coragem e poder para partilhar as boas novas sobre Jesus

Sentir desejo de ser parte da Igreja de Deus, orar e receber o Espírito Santo

Responder ao estudar a Bíblia diariamente e orar pelo Espírito Santo em sua vida

::::::MeNsAgEm CeNtRal::::::

Na igreja nós aprendemos sobre o poder de Deus em nossa vida

 

REsuMO da HIStóRIA bíBLIca:

Pedro e João curam um coxo no templo. Várias pessoas ficam admiradas. Ao explicarem para a multidão reunida que o homem fora curado pelo poder de Deus, eles foram presos pelos líderes judeus. Após ordenarem que eles não mais pregassem sobre Jesus, os governantes deixaram que eles fossem embora. Pedro e João relataram sua experiência para os cristãos, e os cristãos oraram com fé para que Deus lhes desse poder para falar a palavra de Deus sem temor. O Espírito Santo faz tremer o lugar de reunião deles e todos os presentes ficam cheios do poder de Deus.

 

 

 
Os menores imprimem desenho para pintar
 
Este estudo hoje enfoca a comunidade: A igreja é a comunidade de pessoas que com orações ajudam uns aos outros ao partilharem o evangelho com o mundo. Quando as pessoas se juntam para estudar a Palavra de Deus e orar fielmente pelo poder e coragem para partilhá-la com os outros, elas ficam cheias do Espírito Santo. Só assim, elas são capazes de trabalhar fiel e poderosamente por Deus.
 
Veja atividade para chamar a atenção dos alunos para o assunto a ser estudado:

Teste de coragem

Ligados à fonte

 

Cânticos sugeridos:

O Espírito Santo

O Poder de Deus

 

Idéia para oração diferente, em grupo:

Ligados

Pedir que os alunos formem um círculo, estendam a mão direita até tocar a mão do outro colega. Com as mãos estendidas e unidas assim, orar pedindo que Deus os abençoe para que permaneçam ligados ao Espírito Santo assimc omo estão ligados uns com os outros agora, e que lhes conceda individualmente o poder o Espírito Santo na vida.

 

 

VIVENCIANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:

você precisa de:

roupas dos tempos bíblicos, ventilador

PERSONAGENS: Pedro, João, homem paralítico, sacerdotes, guardas, capitão da guarda do templo, saduceus, multidão (todos os alunos formam a multidão de ouvintes, mais tarde o Sinédrio, e finalmente os cristãos orando)

MONTAGEM DO CENÁRIO: Designar um canto da sala como sendo a prisão. O paralítico deeve sentar-se no chhão mendigando a um lado na frente da sala.

Pedir que os alunos encenem a história enquanto é contada. A história da lição d ehoje salienta a coragemconcedida pelo Espírito Santo quando os cristãos oram pedidndo poder. Os alunos devem prestar atenção para que ao ouvirem as palavras crentes, igreja e ocmunidade cristã, todos deverão das as mãos ligeiramente e soltar outra vez.

 

Pedro e João estão se dirigindo ao templo. Um home paralístico os chama e estende a mão (Pedro e João se aproximam do homem. O homem estende os braços). Pedro e João param. Eles dizem ao homem que não tem dinheiro algum (Pedro ee João abanam a cabeça), mas que lhe darão o que possuem. Eles invocam o nome de Jesus e o homem fica curado. (com um salto o homem se levanta).

As pessoas que estão por ali vêm correndo. (Acenar para que todos se aproximem de Pedro e João). Elas se aglomeram em volta de Pedro e João.

As pessoas lhes fazem muitas perguntas sobre a cura daquele homem e sobre Jesus e a ressurreição. Pedro e João (apontar para Pedro e João) falam ousadamente.

(Entram sacerdotes e capitão da guarda, seguidos pelos saduceus). De repente, alguns dos sacerdotes dirigentes e o capitão da guarda do templo abrem caminho entre a multidão.

"Prendam estes homens", os dirigentes ordenam. O capitão da guarda agarra o braço de Pedro e João e os leva apressadamente para a prisão. (O capitão os coloca na "prisão" no canto da sala).

(Os alunos que até agora eram a multidão, devem então formar o Sinédrio, uma espécie de governo judaico. Devem voltar aos seus lugares, sentar-se e mostrarem-se orgulhosos e rígidos).

Na manhã seguinte, os guardas tiram Pedro e João da prisão e os levam diante do Sinédrio. (Os guardas conduzem Pedro e João de volta à frente da sala. O homem que fora curado os acompanha).

Os membros do Sinédrio permanecem em silêncio. Um dos líderes da nação (escolher um aluno) limpa a garganta e fala:

- Como vocês fizeram isso? Que poder vocês tem? Em nome de quem vocês fazem isso? ( O aluno escolhido como líder deve repetir essas perguntas, como que fazendo um eco da voz de quem conta a história)...

Pedro é um simples pescador. Será que ele fica com medo de responder? Repleto do Espírito Santo, ele começa a falar com poder e coragem:

- Vocês estão nos interrogando acerca de um ato de bondade feito ontem a um homem que não podia andar? (O homem que foi curado levanta-se ao lado de Pedro). Se é isto, fiquem sabendo que este homem está curado pelo poder de Jesus.

Pedro continua ousadamente...

- Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome... pelo qual importa que sejamaos salmos (Atos 4:12)

Os membros do Sinédrio se mostram admirados diante da coragem de Pedro (Os alunos que foramam o Sinédrio, coçam a cabeça e se mostram surpresos).

- Como pode um pescador comum falar tão bem e com tanta coragem!!! - eles perguntam. Multidões enormes vêm ouvi-los pregar. Mais de 5000 pessoas já se uniram a esse grupo de crentes. (alunos dão as mãos uns aos outros). Tudo pelo poder de Jesus.

- O que faremos com estes homens? - pergunta um dos líderes. (os membros do Sinédrio "conversam" uns com os outros).

Finalmente ordenam que Pedro e João não falem mais no nome de Jesus.

Mas Pedro e João permanecem firmes e respondem:

-É certo obedecer-lhes em vez de obedecer a Deus?

Os membros do Sinédrio ficam com medo de punir Pedro e João, porque há muitas pessoas na cidade louvando a Deus pelo que aconteceu. Então, eles novamente advertem Pedro e João mais enfaticamente ainda. (Os membro do Sinédrio olham severamente para Pedro e João e com o dedo em riste e fazem como se os estivessem advertindo). Depois, eles soltam os apóstolos.

Vocês que estavam fazendo o papel de membros do Sinédrio agora se tornam os crentes (dar as mãos ligeiramente e soltar). Vocês são a primeira igreja (dar as mãos ligeiramente e soltar), que é também chamada de comunidade cristã. (dar as mãos ligeiramente e soltar).

Pedro e João retornam apressadamente para o lugar em que a comunidade cristã (dar as mãos ligeiramente e soltar) está reunida. Então, todos eles se juntam em oração: "Agora, Senhor... concede aos Teus servos que anunciem com toda intrepidez a Tua Palavra."

Imediatamente o local de reunião estremece como se houvesse um terremoto. Mas não é um terremoto. É o Espírito Santo que toma posse de todos os crentes (dar as mãos ligeiramente e soltar) que ali se encontram. Depois disso, todos eles começam a pregar a mensagem de Deus com grande ousadia...

 

Veja atividade para aplicar o assunto estudado à própria vida:

Você tem poder? 

 
Professor, veja idéia para decorar sua sala: igreja, pessoas e Jesus
 
Verificando os seus conhecimentos...

Como Pedro e João sabiam tanto a respeito de Jesus? (Eles conviveram com Ele muito tempo.)

Por que eles queriam falar a todas as pessoas sobre Jesus? (Porque Jesus representa boas- novas de salvação.)

Como você se sente a respeito de falar aos outros sobre Jesus? (Bem, contentes, com medo.)

Como a comunidade da sua igreja pode ajudá-lo a falar corajosamente sobre Jesus? (Orando por você e o animando.)

O que você acha sobre o que Pedro e João fizeram?

O que acha que acontecerá se orar pedindo que o Espírito Santo controle a sua vida ?

Ou que o Espírito esteja em sua classe? casa?

 
Veja a mesma história bíblica com outros enfoques:

Pedro e João curam paralítico de nascimento pr

Pedro e João curam aleijado porta templo rb

Pedro e João curam coxo. Melhor que ouro!! pr

 
 

Uma semana cheia de poder vindo do céu a todos!!

Com amor, Tia Célia