Naamã Serve a Deus

Deus nos ensina como servir


VERSO PARA MEMORIZAR (jd 08)
“Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel.” 2 Reis 5:15, NVI.


REFERÊNCIAS
2 Reis 5:15-17; Profetas e Reis, págs. 249 e 250.


OBJETIVOS

SABER que existe só um Deus a quem devemos adorar e servir.
SENTIR-ME disposta a viver servindo de exemplo a outros.
RESPONDER colocando Deus em primeiro lugar em minha vida.


MENSAGEM CENTRAL
Servimos a outros porque colocamos a Deus em primeiro lugar.

 

 

Os menores imprimem desenho para pintar   breve

  


Resumo da Lição
Naamã é curado da lepra. Ele admite ao profeta Eliseu que nunca mais adoraria outro Deus senão o verdadeiro Deus de Israel. Naamã quer agradecer ao profeta Eliseu deixando-lhe muitos presentes de valor, mas Eliseu recusa. Eliseu quer que Naamã saiba que ele não o curou; Deus o curou. Eliseu quer que Naamã sirva a Deus, o Deus verdadeiro. Naamã volta para casa. Sua esposa e a menina cativa ficam felizes e todos juntos adoram a Deus. Naamã serve a outros em seu lar e em seu país pagão ao colocar Deus em primeiro lugar na vida. Outros observam sua vida como um exemplo de como viver e adorar.

 

 

Veja atividade para chamar a atenção dos alunos para o assunto a ser estudado:

Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.

Quebra-cabeça

Você Precisa

cópias do quebra-cabeça


Dividir as crianças em três grupos. Dar um quebra-cabeça para cada grupo e pedir que montem. Prestar atenção para ver que grupo termina em primeiro lugar, em segundo e em terceiro. Parabenizar as crianças por sua colocação.

Analisando
Dar tempo para respostas.

Vocês gostaram de montar o quebra-cabeça?

Como as crianças que terminaram em primeiro lugar se sentem? (Com certeza se sentem muito felizes!)

Como se sentem as que terminaram em segundo e em terceiro lugares? (Talvez não se sintam bem.)

Por que o primeiro lugar é tão importante? (Porque você sente que é o melhor; porque tentou fazer o melhor possível, etc.)

Vocês já pensaram que lugar Deus quer ocupar em nossa vida?

Será que Ele deveria ser o mais importante, o “primeiro” em nossa vida? (Sim.) Hoje, a história bíblica nos conta sobre a mudança que ocorreu na vida de Naamã depois que ele foi curado. Ele aprendeu algo muito importante. Algo que todos nós precisamos aprender A mensagem de hoje é: Servimos a outros porque colocamos a Deus em primeiro lugar.  
Repitam comigo.


Votação

Você Precisa

• três gravuras de paisagens (ou quadros)
• fita adesiva
• pedaços de papel
• lápis
• cestinha ou caixinha


Conseguir (em revistas velhas) três gravuras de paisagens da natureza ou usar quadros. Etiquetar as gravuras com as letras A, B e C na sua parte inferior e fixá-las na parede. Dar a cada criança um pedaço de papel e um lápis e pedir que votem na gravura que mais gostaram. Pedir-lhes que dobrem seus papéis e os coloquem na cestinha ou caixinha.
Analisando
Dar tempo para respostas. Vamos contar os votos para cada gravura (ou quadro) para ver qual teve mais votos e ganhou em primeiro lugar Contar os votos e anunciar qual gravura ganhou mais votos ficando em primeiro lugar, em segundo e em terceiro. Por que é tão importante ganhar o primeiro lugar? (Sabemos que é o melhor.) Por que não gostamos de ficar em último lugar? (Porque sabemos que outro foi melhor, não nos sentimos importantes, não somos elogiados.) Alguma vez vocês já pensaram sobre o lugar que Deus quer ocupar em sua vida? (Sim.) A história bíblica de hoje fala sobre Naamã e a importante lição que ele aprendeu. Sim, ele aprendeu a colocar a Deus em primeiro lugar na vida. Nós também queremos aprender isso. A mensagem de hoje é:
Servimos a outros porque colocamos a Deus em primeiro lugar.

 

Veja atividade para aplicar o assunto estudado à própria vida :

Jesus em Primeiro Lugar    ÓTIMA!!!!

• várias gravuras

• troféu


Colocar no flanelógrafo gravuras de Jesus, família, amigos, brinquedos, televisão, bombons, esportes, roupas, dinheiro, etc.
Vocês já observaram uma medalha ou troféu que alguém ganhou por fazer muito ou bem alguma coisa e ser vencedor? (Mostrar.) As medalhas geralmente indicam primedalhas meiro, segundo e terceiro lugares. Vejam essas gravuras e vamos decidir juntos qual delas (ou deles) deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida, depois o segundo, o terceiro e assim por diante, O primeiro lugar deve ser ocupado pela coisa que é mais importante para nós. O segundo lugar é para alguma coisa menos importante e assim por diante. Como grupo, decida quais devem ser os três primeiros colocados (Jesus em primeiro lugar, família em segundo e amigos em terceiro).

Analisando
Dar tempo para respostas.

Vocês estão contentes com a decisão do grupo? Quem deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida? Vocês fizeram uma escolha muito boa ao colocarem Jesus em primeiro lugar O que podemos fazer para colocar Jesus em primeiro lugar na vida? (Falar com Ele todos os dias, fazer nosso culto familiar em casa, ouvir histórias da Bíblia, vir à Escola Sabatina e à igreja, dar nossas ofertas com alegria, obedecer a Deus, ser bondoso e amável para com outras pessoas, etc.) Como vocês acham que Jesus Se sente quando O colocamos em primeiro lugar? E quando O deixamos em último lugar? Uma boa idéia é conversar com Jesus todos os dias e pedir que Ele nos ajude a escolher colocá-Lo em primeiro lugar naquele dia. Ele pode ajudar vocês a saberem fazer escolhas certas e agirem como Ele deseja. Vocês podem servi-Lo melhor quando O colocam em primeiro lugar porque assim saberão melhor o que Ele quer que façam. Outros observarão que tipo de pessoa vocês são e quererão saber mais a respeito do Deus a quem vocês servem.
Agora vamos repetir juntos nossa mensagem:
Servimos a outros porque colocamos a Deus em primeiro lugar.

 

 

Veja atividade para compartilhar o assunto aprendido com o semelhante

PARTILHANDO A LIÇÃO

Medalhão de Ouro
Você Precisa

duas cópias do medalhão  
• tesoura
• material de artesanato
• fitilho dourado (70 cm para cada criança)
• cola

Com antecedência, preparar para cada criança 2 cópias do medalhão (pode ser em E.V.A e pintada com canetinha). Recortar e pedir que as crianças enfeitem de acordo com a criatividade. Cortar o fitilho, prender atrás de uma das partes do medalhão e colar uma parte sobre a outra. Elas devem levar o medalhão para casa.
Analisando
Dar tempo para respostas. Vocês gostaram dos medalhões de “ouro”? Sabem o que está escrito neles? Ler em voz alta. Levem esse medalhão para casa e partilhem com alguém enquanto contam para essa pessoa a história de Naaínã e como ele colocou a Deus em primeiro lugar na vida. Nesta semána procurem colocara Deus em primeiro lugar em sua vida também. Vamos dizer nossa mensagem mais uma vez:
Servimos a outros porque colocamos a Deus em primeiro lugar.

 

 

Enriquecimento
“Séculos depois de haver Naamã retornado a sua pátria, curado no corpo e no espírito, sua maravilhosa fé foi referida e louvada pelo Salvador como uma lição objetiva para todo aquele que professa servir a Deus. ‘Muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu’, o Sal- vador declarou, ‘e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio’. Luc. 4:27. Deus passou por alto a muitos leprosos em Israel, porque sua incredulidade lhes fechou a porta do benefício. Um nobre pagão que havia sido fiel a suas convicções do direito, e que sentira necessidade de auxílio, foi à vista de Deus mais digno de Sua bênção do que os afligidos em Israel, que haviam subestimado e menosprezado os privilégios que lhes haviam sido dados por Deus. Deus atua em beneficio dos que apreciam Seus favores e respondem à luz que lhes é dada do Céu.
“Há hoje em cada nação os que são honestos de coração, e sobre esses a luz do Céu está brilhando. Se eles continuarem fiéis em seguir o que entendem ser o dever, ser-lhes-á dada luz adicional, até que, como Naamã no passado, sejam constrangidos a reconhecer que ‘em toda a
Terra não há Deus’, senão o Deus vivo, o Criador.” — Profetas e Reis, págs. 252 e 253.

 

 

Idéias para ensinar a história bíblica vivenciando-a:

Naamã serve a Deus

 

 
Verso Para Decorar

•Bíblia


“Agora sei
que não há Deus
em uenhum outro lugar, senão em Israel.”
2 Reis 5:15. Você Precisa Repitam comigo.

Abrir a Bíblia em 2 Reis 5:15 e dizer: Encontramos aqui na Palavra de Deus, a Bíblia, nosso Verso Para Decorar Ler o verso em voz alta. “Agora sei que não há  Deus em nenhum outro lugan senão em Israel.” Então, ensinar o Verso Para Decorar como descrito abaixo:
(apontar para a cabeça)
(abanar a cabeça negativamente)
(mãos abertas, palmas para baixo, então estendendo os braços)
(juntar as mãos, apertando-as junto ao peito)
(palmas das mãos júntas, então se abrindo em forma de livro)

 

 Cânticos Sugestivos (em breve lincarei as partituras)
Saudação: “Como E Bom na Igreja Esta?’ (ver pág. 104, CD faixa 5).
Preparo Para Oração: “Estamos Quietinhos” (ver pág. 104, CD faixa 8).
Cântico Após a Oração: “Ouve, ó Pai do Céu” (ver pág. 105, CD faixa 9).
Visitas: “Bom Dia, Amiguinho” (ver pág. 104, CD faixa 3).
Aniversariantes: “Quem Fez Aniversário?” (ver pág. 105, CD faixa 15).
“Parabéns a Você” (ver pág. 105, CD faixa 16).
Ofertas: “Minha Ofertinha” (ver pág. 105, CD faixa 14).
Louvor: “Sempre Vou Brilhar” (ver pág. 106, CD faixa 57).
“Sirvam uns aos Outros” (ver pág. 109, CD faixa 56).

 

 Esta Lição Fala Sobre Serviço

O modo como vivemos e o que ocupa o primeiro lugar em nossa vida servem de exemplo para outros. As pessoas observam nossas ações e ouvem nossas pa- lavras. Servimos a outros ao mostrar-lhes que colocamos Deus em primeiro lugar em nossa vida.

 

Estudo da Bíblia


Você Precisa

•Bíblia 

Abrir a Bíblia em 2 Reis 5:15-17. Apontar para o texto e dizer: É aqui que se encontra a história bíblica de hoje. Ler uns poucos versos em voz alta, parafraseando
se for necessário.
Dar tempo para respostas.

O que Naamã levou a Israel quando foi ver o profeta? Por que o profeta Eliseu não aceitou os presentes? (Porque foi Deus quem o curou; Eliseu não queria que Naamã pensasse que podia pagar pela cura ou que ele trabalhava por dinheiro.) Que duas mudanças ocorreram na vida de Naamã? (Ele foi curado da lepra e aprendeu a colocar a Deus em primeiro lugar na vida.) 

 

 

“Querido Jesus, por favor ajuda-nos a lembrar de falar contigo todos os dias e colocar-Te sempre em primeiro lugar na vida. Nós Te amamos. Nós queremos colocar-Te em primeiro lugar em nossa vida, pois Te amamos muito.
Amém.”
.... Com amor, Tia Célia