Um menino reparte seu lanche

Não esqueçam...de repartir seu pão

Comunidade

Comunicade significa família e amigos

Verso para memorizar (jd 2t 13 10 A)

“Não se esqueçam... de repartir com os outros.” Hebreus 13:16 NVI

 

Texto(s) Chave e ReferÊncias

Mateus 14:13-21, Marcos 6:32-44, Lucas 9:10-17, João 6:1-13; O Desejado de Todas as Nações, págs. 364-371.

Objetivos

Saber que Jesus se preocupa com as pessoas que passam fome

Sentir tristeza porque algumas pessoas não tem o que comer

Responder repartindo alguma coisa com  pessoas que passam fome em sua comunidade

 

A MensagemAs pessoas na família de Deus repartem com outros

 

A Lição Bíblica de Relance

            Multidões de pessoas ouvem Jesus durante o dia inteiro. Elas vêem Jesus curar os doentes. À tardinha elas estão com muita forme, mas não tem nada para comer.  Mas um menino tem 5 pãezinhos e 2 peixes que deseja partilhar. Ele dá seu lanche a Jesus.  Jesus ora sobre o alimento, e há alimento suficiente para alimentar a todos, com muita sobra.  Jesus alimenta 5.000 homens, além de mulheres e crianças, de uma pequena quantidade de alimento.

 

 

 

Este estudo hoje enfoca a COMUNIDADE

            Jesus viu a necessidade e alimentou mais de 5000 homens além de mulheres e crianças,  de um pequena quantidade de alimento, porque Ele as amava e reconheceu a necessidade delas.  As pessoas que amam a Jesus ajudam a satisfazer as necessidades de pessoas de sua comunidade.

 

Enriquecimento

            “Aquele que ensinou ao povo o meio de conseguir a paz e a felicidade, era tão solícito por suas necessidades temporais como pelas espirituais.  O povo estava cansado e fraco. Havia mães com criancinhas nos braços, e pequenos pendurados às saias.  Muitos tinham permanecido de pé por horas.   Haviam estado tão intensamente interessados nas palavras de Cristo, que nem uma vez pensaram em sentar-se e era tão grande a multidão que havia perigo de pisarem-se uns aos outros.  Jesus lhes deu oportunidade de descansar, mandando-os sentar-se.  Havia no lugar muita relva, e todos podiam repousar confortavelmente."

"Cristo nunca operou um milagre, senão para satisfazer uma necessidade real, e todo milagre era de molde a  dirigir o povo à árvore da vida...

"Àquela  grande massa, fatigada e faminta depois de longo emocionante dia, a singela refeição era uma prova, não somente de Seu poder, mas do terno cuidado que tinha para com eles quanto às necessidades comuns da vida. ...

"Mas Jesus nos manda: "Dai-lhes vós de comer." Mat 14.16. Sua ordem é uma promessa; e em seu apoio está o mesmo poder que alimentou a multidão junto ao mar." - O Desejado de Todas as Nações, págs. 365-369 

 

Aprendendo o verso bíblico: Mateus 14:17 - 5 pães e 2 peixes

 

Aprendendo o verso bíblico: Hebreus 13:16 repartir com os outros

 

Palavras cruzadas

 

Veja atividade para chamar a atenção dos alunos para o assunto a ser estudado:

Repartir alimentos

Ligar pontos

 

 

Veja atividade para aplicar o assunto estudado à própria vida:

Cântico da partilha 

 

Veja atividade para compartilhar o assunto aprendido com o semelhante:

Partilhando 

 

Como você acha, Jesus alimentou toda aquela multidão com o lanche de um menino?

Talvez algumas pessoas onde você mora não tenham alimento suficiente. Jesus ama também essas pessoas.

Ele deseja que todos tenham o suficiente para comer.

Talvez sua família possa partilhar algum alimento com quem não tem nada para comer.

Mesmo que você seja uma criança, pode partilhar com outros.

Você é membro dafamília de Jesus e pode ser Seus auxiliar ao partilhar com outros.

 

Cânticos Sugestivos
Louvor: “A Multiplicação dos Pães”
“Posso Repartir”

 

LIÇAO BILICA

Vivenciando a História
Reunir as crianças em um semicírculo. Durante nossa história de hoje, desejo que vocês façam alguns gestos. Vamos treinar antes de começarmos. Vocês precisarão ouvir atentamente a fim de saberem que gesto fazer :


Palavras: Ações:
fome      esfregar o estômago
peixe(s) juntar as m ãos e as movimentar como um peixe nadando

menino    sacudir o dedo mínimo
Jesus        apontar para o alto
discípulos      sacudir vários dedos
gente                sacudir os dedos das duas mãos

Seria bom ter uma pessoa adulta ajudando a liderar os gestos enquanto outra pessoa conta a história.
Quantos de voc ês já ficaram com fome [esfregar o estômago]? Vocês acham que Jesus [apontar para cima] cuida das pessoas que não têm o suficiente para comer? Hoje, vamos falar sobre como Jesus [apontar para cima] alimentou uma grande multidão de pessoas que estavam com fome [esfregar o estômago] com dois peixes [gesto de peixe nadando] e cinco pães que Seus discípulos [sacudir vários dedos] conseguiram com um menino [sacudir o dedo mínimo].

Muitas pessoas vieram de longe para ouvir Jesus [apontar para cima]. Algumas das pessoas estavam doentes. Elas esperavam que Jesus [apontar para cima] as curaria.
Jesus [apontar para cima] come çou a falar ao povo sobre o amor de Deus, e curou muitos doentes.
As pessoas passaram momentos agradáveis com Jesus [apontar para cima] que até se esqueceram de que precisavam comer! Já estava quase na hora do jantar, e elas estavam com fome [esfregar o estômago]. Os discípulos [sacudir vários dedos] disseram a Jesus [apontar para cima]:
— O Senhor não acha que as pessoas devem ir para casa, agora? Já é tarde e elas devem estar com fome [esfregar o estômago].
Jesus [apontar para cima] n ão queria que as pessoas fossem embora com fome [esfregar o estômago], de modo que Ele disse aos discípulos [sacudir vários dedos]:
— Dêem-lhes alguma coisa para comer!
Os discípulos [sacudir vários dedos] olharam para Jesus [apontar para cima]. Era preciso muito pão e peixe [gesto de peixe nadando] para alimentar toda aquela gente! O que Jesus [apontar para cima] queria dizer?
Jesus [apontar para cima] perguntou:
— Há alguém que tem algum alimento?
André, um dos discípulos [sacudir vários dedos], disse:
— Um menino [sacudir o dedo mínimo] tem cinco pães e dois peixinhos [gesto de peixe nadando]. Mas tal quantidade de pão e peixe [gesto de peixe nadando] nunca vai dar para alimentar tanta gente [sacudir os dedos das duas mãos].
Jesus [apontar para cima] sorriu para o menino e disse:
— Obrigado por partilhar seu lanche! Seu pão e peixe [gesto de peixe nadando] ajudarão uma porção de gente com fome [esfregar o estômago].
O menino [sacudir o dedo m ínimo] também sorriu para Jesus [apontar para cima].
Jesus [apontar para cima] pediu que os disc ípulos [sacudir vários dedos] fizessem as pessoas com fome [esfregar o estômago] se assentarem. Elas se perguntavam como Jesus [apontar para cima] poderia dar a todas elas alguma coisa para comer com apenas o lanche do menino [sacudir o dedo mínimo].
Jesus [apontar para cima] orou; depois come çou a dar pão e peixe [gesto de peixe nadando] para os discípulos [sacudir vários dedos] partilharem com as pessoas. E cada vez que Jesus [apontar para cima] dava para os discípulos [sacudir vários dedos] pão e peixe [gesto de peixe nadando], havia mais pão e peixe [gesto de peixe nadando]! Mais e mais pessoas comiam porque Jesus [apontar para cima] continuava dando mais pão e mais peixe [gesto de peixe nadando].
Demorou bastante tempo para alimentar a todos. Mais de 5.000 pessoas comeram naquele dia at é ficarem satisfeitas. Quando as pessoas terminaram de comer, Jesus [apontar para cima] disse:
— Agora, vamos recolher as sobras de pão e peixe [gesto de peixe nadando].
Os disc ípulos [sacudir vários dedos] ajuntaram doze cestos cheios de pão e peixe [gesto de peixe nadando]! Muito mais do que os cinco pães e dois peixes [gesto de peixe nadando] que o menino [sacudir o dedo mínimo] partilhou com Jesus [apontar para cima]! Jesus [apontar para cima] realmente havia abençoado o alimento do menino [sacudir o dedo mínimo] enquanto Ele o partilhava com toda a multidão.

Analisando


Como você acha, Jesus alimentou toda aquela multidão com o lanche de um menino? Onde você mora, talvez algumas pessoas não tenham alimento suficiente para alimentar-se. Jesus ama também essas pessoas. Ele deseja que todos tenham o suficiente para comer. Talvez a tua família possa partilhar algum alimento com quem não tem nada para comer. Embora você sejam criança, pode partilhar com outros. Você é membro da família de Jesus e pode ser Seu auxiliar ao partilhar com outros. AMIGOS REPARTEM UNS COM OS OUTROS. Repitam comigo.

 

Estudo da Bíblia
Abrir a Bíblia em João 6:1-13 e apontar para os versos. Segurar a Bíblia de maneira que as crianças vejam os textos. É aqui na Palavra de Deus, a Bíblia, que se encontra a história de hoje. Ler os versos 5, 7-13 em voz alta, parafraseando se for necessário.


O que Jesus perguntou a Filipe? (Onde vamos comprar pão para toda essa multidão?)

O que respondeu Filipe? (Custaria muito dinheiro.)

Qual dos discípulos falou a Jesus sobre o lanche do menino? (André.)

O que Jesus fez antes de partilhar o pão e o peixe com as pessoas? (Ele orou, dando graças pelo alimento.)

Analisando
Mais de 5.000 pessoas comeram do lanche do menino. Isso é mais do que as pessoas que estão hoje aqui na igreja. Por que você acha que o lanche do menino alimentou tanta gente?

Você teria dado seu lanche a Jesus? Vamos nos lembrar.. AMIGOS REPARTEM UNS COM OS OUTROS.



 

Verso Para Memorizar

Abrir a Bíblia em Hebreus 13:16

É aqui, na Palavra de Deus, a Bíblia, onde se encontra o Verso Para Memorizar de hoje. Ler o verso em voz alta, apontando para cada palavra: “Não se esqueçam... de repartir com os outros.”

Usar os gestos seguintes para ensinar o Verso. Repetir at é que as crianças saibam de cor.
“Não se esqueçam (abanar a cabeça dizendo “não”)
de repartir (com mãos sobre o peito, inclinar-se até a altura da cintura)
com os outros. ” (apontar para várias outras pessoas)
Hebreus 13:16. (palmas das mãos juntas, então se abrindo em forma de livro)

 

Deus ordenou a darmos de comer aos que necessitam. Pense um pouquinho e dê de comer a alguém que você conhece (ou que não conhece...) Ótimo dia, praticando o bem... Com amor, Tia Célia