Lázaro, Venha Para Fora!

Quem sabe o que é melhor prá mim??

Deus nos fez participantes de Sua família

Verso BÍBLICO para memorizar (jd 1t 08 11):

“Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro” (João 11:5, NVI)

 

Texto(s) Chave e Referências

João 11:1-44; O Desejado de Todas as Nações, págs. 524-536 (Cap. 58)

 

OBJETIVOS PARA TUA CLASSE OU FILHOS TENTAREM ALCANÇAR:

Saber que Jesus ama e cuida de todas as pessoas.

Sentir-se segura de que Jesus sabe o que é melhor em todas as situações.

Responder decidindo confiar em Jesus em todas as ocasiões.

 

MENsaGEM CENtral

Jesus sempre faz o que é melhor para nós.

Resumo da história bíblica

            Jesus têm três amigos especiais – Maria, Marta e Lázaro. Um dia, Lázaro fica muito doente e suas irmãs mandam chamar Jesus, mas Jesus não vem imediatamente. Lázaro morre. Quando Jesus chega, Ele ressuscita Lázaro. Então, Maria, Marta e Lázaro ficam felizes novamente, e todos ficam sabendo que Jesus é o Filho de Deus.

Esta é uma lição sobre graça

            Por sua graça, Jesus trouxe Lázaro de volta à vida e o devolveu para sua família. Ele faz o mesmo por nós quando aceitamos Seu dom da graça – Ele nos dá nova vida e nos recebe de braços abertos em Sua família. Jesus faz o melhor por nós. Algumas vezes não acontece do jeito que queremos, mas Seu plano é sempre o melhor.

Enriquecimento:

            “Mas Cristo não tinha somente os amados de Betânia em quem pensar; o preparo de Seus discípulos exigia-Lhe a consideração... Por amor deles permitiu que Lázaro morresse. Houvesse-o Ele restabelecido à saúde, e não se teria realizado o milagre que é a mais positiva prova de Seu caráter divino.

            “Se Cristo Se achara no quarto do doente, este não teria morrido; pois Satanás nenhum poder sobre ele exerceria...

            “Cristo sabia que ao [Maria e Marta] contemplarem o rosto inanimado do irmão, severa seria a prova de sua fé no Redentor. Mas sabia que, em virtude da luta por que estavam então passando essa fé resplandeceria com brilho incomparavelmente maior. Sofreu cada transe da dor que padeceram. Não os amava menos, pelo fato de demorar-Se; mas sabia que por elas, por Lázaro, por Ele próprio e os discípulos, deveria ser obtida uma vitória.” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 528)

            “Cristo não chorou por Lázaro; pois estava para o chamar do sepulcro. Chorou porque muitos dos que ora pranteavam a Lázaro haviam de em breve tramar a morte dAquele que era a ressurreição e a vida.” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 533).

 

Decoração da Sala
Continuar com o lar palestino da última semana.

BOAS-VINDAS
Saudar as crianças à porta. Perguntar como foi a semana, se algo as deixou alegres ou as entristeceu. Pedir que comecem a atividade preparatória escolhida.

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.

  1. Enrolar
    Com papel higiênico ou lençol, permitir que as crianças se revezem ao enrolar umas às outras da cabeça aos pés. Ter cuidado para não apertar muito e prejudicar a respiração.

 Analisando
Dar tempo para respostas. Vocês sabem que há histórias na Bíblia em que pessoas enrolavam outras assim? Hoje nossa história é sobre um homem que foi enrolado em panos. Suas irmãs estavam tristes. Mas Jesus sabia alguma coisa que elas não sabiam. A mensagem de hoje é:

JESUS SEMPRE FAZ O QUE É MELHOR PARA NÓS
Repitam comigo.

  1. Luvinha de Dedo
    Com antecedência, fazer cópias das luvinhas de dedo para cada criança e recortar.
    Colocar as luvinhas no dedo das crianças e prender com fita adesiva. Guardar as luvinhas para serem usadas no Vivenciando a História e Verso Para Decorar.

Analisando
Dar tempo para respostas. Quais são os nomes das pessoas de suas luvinhas? Mostrem-me como movimentá-las. Maria, Marta e Lázaro eram pessoas reais, um irmão e duas irmãs. Hoje, nossa história é sobre eles. Maria e Marta estavam tristes, mas Jesus sabia o que fazer A mensagem de hoje é:

JESUS SEMPRE FAZ O QUE É MELHOR PARA NÓS.
Repitam comigo.

ORAÇÃO E LOUVOR

Confraternização
Quando conveniente, contar aos alunos sobre as alegrias e tristezas relatadas no momento da chegada das crianças. Dar tempo para partilharem experiências do estudo da lição da semana e recapitularem o Verso Para Decorar. Dar calorosas boas-vindas a todas as visitas e entregar-lhes um cartãozinho, adesivo ou lembrancinha. Comemorar aniversários (orar pelos aniversariantes), eventos especiais ou conquistas dignas de menção.

Cânticos Sugestivos
Saudação: “Bom Dia!” (ver p. 103, CD faixa 1).
Preparo para oração: “Oração” (ver p. 103, CD faixa 7).
Cântico após a oração: “Ouve, ó Pai do Céu” (ver p. 103, CD faixa 9).
Visitas: “Hoje um Amiguinho” (ver p. 105, CD faixa 11).
Aniversariantes: “Quem Fez Aniversário?” e “Parabéns a Você” (ver p. 110, CD faixas 15 e 16).
Ofertas: “Minha Ofertinha” (ver p. 104, CD faixa 14).
Louvor: “Deus é Muito Bom pra Mim” (ver p. 112, CD faixa 29).
“Meu Deus é Tão Grande” (ver p. 109, CD faixa 30).

Missões
Deus tem muitas maneiras de dar o melhor à Sua família. Uma das maneiras é enviar missionários ao redor do mundo para contar aos outros sobre Ele. Usar o Informativo das Missões ou outra história disponível.

Ofertas
Sempre podemos confiar que Deus nos dará justamente o que necessitamos. Quando trazemos nossas ofertas à Escola Sabatina, estamos partilhando com os outros parte do que Deus nos dá.

Oração
Fazer uma oração simples como: Querido Jesus, por favor ajuda-nos a confiar em Ti, não importa o que aconteça. Nós Te agradecemos sempre por fazeres o que é melhor para nós. Amém.

LIÇÃO BÍBLICA

Vivenciando a História
Personagens: Crianças para representar Jesus, Lázaro, Maria, Marta.

Maria olhou para sua irmã Marta com olhos assustados.
— Eu gostaria que Jesus estivesse aqui — disse ela suavemente. — Ele poderia curar nosso irmão Lázaro.
Marta torcia o pano molhado para extrair o excesso de água fria e o colocava novamente sobre a testa de Lázaro. [Colocar o pano úmido na testa de “Lázaro”.] As irmãs estavam muito tristes.
—Vamos mandar um recado para Jesus — as irmãs concordaram. — Vamos pedir que Ele venha. 
Enquanto elas esperavam por Jesus, faziam tudo o que podiam para ajudar Lázaro a se sentir melhor. Mas ele ficava cada vez mais fraco. Então, ele morreu. Suas irmãs o enrolaram em roupas mortuárias e o colocaram em uma caverna. [Pedir que as crianças enrolem o voluntário em papel higiênico ou lençol; então o carreguem para a “caverna”.]
Muitos amigos vieram confortar Maria e Marta e chorar com elas. Todos estavam muito, muito tristes. [As crianças fazem de conta que choram e estão tristes.]
— Onde está Jesus? — Maria soluçava. [Maria se levanta e chora.] — Por que Ele não veio? Ele curou tantas outras pessoas. Se estivesse aqui, também teria curado Lázaro!
Mas Jesus não Se apressou a ir à casa de Lázaro como os discípulos pensavam que deveria fazer. Durante mais dois dias Ele continuou curando e ensinando outras pessoas. Quando, finalmente, Jesus chegou para ver Maria e Marta, Marta clamou:
— Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido!
Jesus confortou Marta quando disse:
— Seu irmão vai ressuscitar e viver novamente.
Todos seguiram Marta e Maria ao conduzirem Jesus até a caverna onde Lázaro fora colocado. Uma grande pedra bloqueava a entrada da caverna. Jesus parou. Ele estava tão triste que chorou. De repente, Jesus ordenou:
— Tirem a pedra.
Marta ordenou aos servos que tirassem a pedra da entrada, pois era o que Jesus pedira que fizessem. [Crianças podem levantar a manta de sobre a mesa.]
[Pedir que as crianças juntem as mãos e inclinem a cabeça para a oração de Jesus.] — Pai, Eu Te agradeço porque Me ouviste. Eu sei que sempre Me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que Tu Me enviaste.
Então, Jesus disse em voz alta:
— Lázaro, venha para fora! [Lázaro sai da caverna.]
— Olhem! — gritou alguém apontando para a entrada da caverna.
Lázaro estava em pé junto à porta! Saíra para fora da caverna como Jesus ordenara! Lázaro estava vivo novamente!
— Removam suas roupas mortuárias — disse Jesus. [Crianças removem as faixas de Lázaro.]
Maria e Marta deram um grito e correram para abraçar Lázaro. [Maria e Marta abraçam Lázaro.] Todos ficam sabendo então que Jesus é o Filho de Deus.
Os discípulos olharam uns para os outros. Agora, entendiam por que Jesus não tinha Se apressado para vir e curar Lázaro. Ele tinha em mente um plano muito melhor. Tinha um plano especial para mostrar ao povo que Ele realmente era o Filho de Deus. Nós podemos sempre confiar que Jesus faz o que é melhor — melhor para os outros e melhor para nós.

Analisando
Conceder tempo para respostas. Por que Marta e Maria mandaram chamar Jesus? Quanto tempo Jesus demorou para ir ver Lázaro? O que Ele estava fazendo durante esse tempo? Por que Jesus chorou? O que vocês acham que Lázaro pensou sobre Jesus lhe dar vida novamente? O que Maria, Marta e as outras pessoas ficaram sabendo depois que Jesus ressuscitara Lázaro? Que parte da história vocês mais gostaram? Jesus sempre sabe qual a melhor coisa a fazer. Isto me faz lembrar de nossa mensagem:

JESUS SEMPRE FAZ O QUE É MELHOR PARA NÓS
Repitam comigo.

Estudo da Bíblia
Abrir a Bíblia em João 11:1-44 e apontar para o texto. Encontramos aqui na Palavra de Deus, a Bíblia, nossa história de hoje. Ler os versos 38 - 44 em voz alta, parafraseando se for necessário.

Analisando
Dar tempo para respostas. Como Jesus Se sentiu a respeito de Lázaro? Por que Ele esperou para ir ver Lázaro? Por que era importante que as pessoas soubessem que Ele era enviado de Deus? Lembrem-se de nossa mensagem:

JESUS SEMPRE FAZ O QUE É MELHOR PARA NÓS.
Repitam comigo.

Verso Para Decorar
Abrir a Bíblia em João 11:5. Levantar a Bíblia para que as crianças possam ver o verso. Encontramos aqui nosso Verso Para Decorar. Ler em voz alta: “Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.” João 11:5.
Pedir que as crianças coloquem suas luvinhas de dedo feitas na Atividade Preparatória B. Ajudá-las a fazer os gestos enquanto aprendem o Verso Para Decorar.
 
“Jesus                                                                      (apontar para o alto)
amava                                                                     (abraçar a si mesmo)
Marta                                                                      (mostrar um dedo)
a irmã dela                                                             (mostrar mais um dedo)
e Lázaro”.                                                                (mostrar um terceiro dedo)
João 11:5                                                                 (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

APLICAÇÃO DA LIÇÃO

O Melhor Para Você
Colocar em uma sacola ou caixa gravuras de itens que representem coisas que as crianças não gostam, mas que seus pais dão ou fazem por elas porque sabem que é o melhor (vegetais, escova de dente, frasco de remédio, capacete, colete salva-vidas, dormir cedo, etc.). Algumas vezes, nossos pais nos fazem comer usar ou fazer algumas coisas que nós não gostamos. Por que eles fazem isso? Porque nos amam, e aquilo é o melhor para nós. Vamos ver o que tenho em minha sacola que representa o que estou falando. Pedir que crianças voluntárias tirem uma gravura ou item de sua sacola e lhe digam o que aquilo representa.
 
Analisando
Dar tempo para respostas. Jesus sempre responde às nossas orações da maneira como desejamos? Algumas vezes, Ele responde rapidamente às nossas orações. Outras vezes, Ele demora para responder ou faz as coisas diferentes daquilo que pedimos. Outras vezes, nós não conseguimos o que queremos porque não é o melhor para nós. Podemos confiar nEle porque Ele nos ama. Vocês confiam que Jesus faz o melhor para vocês? Vamos dizer juntos nossa mensagem:

JESUS SEMPRE FAZ O QUE É MELHOR PARA NÓS. 

PARTILHANDO A LIÇAO
Jesus Ama Você
Preparar com antecedência uma cópia do coração para cada criança. Permitir que as crianças pintem e recortem o coração.

Analisando
Vocês podem confiar que Jesus faz o que é melhor para vocês porque Ele os ama.
No coração que vocês pintaram está escrito “Jesus Ama Você”. Levem o coração para casa e o partilhem com alguém ao lhe falar sobre Jesus e Lázaro. Digam à pessoa que Jesus a ama e também deseja ajudá-la justamente como fez com Lázaro.
Vamos dizer juntos mais uma vez a nossa mensagem:

JESUS SEMPRE FAZ O QUE É MELHOR PARA NÓS

ENCERRAMENTO
Fazer uma oração simples mais ou menos assim: Querido Jesus, por favor, ajuda-nos a confiar sempre em Ti porque fazes o melhor para nós. Amém.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quando eu decidir confiar em Jesus em todas as ocasiões, poderei me sentir segura, pois Jesus sabe o que é melhor para mim em todas as situações. Ótimo dia! Com amor, Tia Célia