Alimento Para Mais Um

Elias e a viúva de Sarepta 

Sei que Jesus me ama e cuida de mim


REFERÊNCIAS QUE AJUDAM NO PREPARO DA AULA:
1 Reis 17:7-2
4: Profetas e Reis, págs. 129-131.


VERSO BÍBLICO PARA MEMORIZAR (PR 2t 10 09 B)
“O Deus de toda a graça... os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e
os porá sobre firmes alicerces.” 1 Pedro 5:10, NVI.

(opcional: O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades)
 

OBJETIVOS, PROFESSOR, CONCENTRE-SE EM ENSINAR ESTAS LIÇÕES, PRIMÁRIOS, QUE TAL TORNAR ESTES OS TEUS OBJETIVOS PRA ESTA SEMANA?
SABER que a vida é preciosa para Deus.
SENTIR-ME segura de que Deus Se preocupa com o que lhe acontece.
RESPONDER levando seus problemas diretamente a Deus.
 

::::MENSAGEM CENTRAL::::
Embora coisas ruins aconteçam comigo, sei que Deus me ama.

 

A Lição Bíblica de Relance

Deus manda Elias ir a Sarepta, onde uma viúva poderá alimentá-lo. Elias encontra a viúva à procura de gravetos para acender o fogo. Ele lhe pede alimento e afirma que não deve se preocupar, pois terá óleo e farinha para a refeição dela também. Ele promete que a ela não faltará óleo nem farinha até que chova novamente. E isso realmente acontece. Quando o filho da viúva morre, ela acha que Deus a está castigando por seus pecados do passado. Elias demonstra o amor divino ao pegar o menino, orar por ele e ele ressuscitar.

  

 

Ver mesma história com outro enfoque:

Elias viúva azeite ress. menino

Elias viúva azeite (jd) Deus usa pessoas

Elias viúva azeite (ceBiemoc)

Veja galeria de fotos de Elias

 

 

Enriquecimento:

Na época de Elias, Sarepta estava localizada no centro da Fenícia, um país governado por reis que adoravam Baal. Acabe jamais procuraria Elias ali. Sarepta é mencionada também no Novo Testamento. Atualmente é uma cidade pequena no litoral do Mar Mediterrâneo conhecida como Sarafand.

A fome durou um total de três anos e meio. Elias passou vários meses junto ao riacho de Quente, mas mesmo levando isso em consideração, a farinha e o óleo da viúva provavelmente duraram pelo menos dois anos e meio.    

 
Este estudo bíblico hoje enfoca a Graça

Deus não nos envia coisas ruins; elas vêm do inimigo. “Um inimigo fez isso...” (Ver Mateus 13:24-30.)

Deus geralmente usa situações más como oportunidade para mostrar Sua graça, amor e poder. Às vezes precisamos esperar para que as coisas sejam resolvidas, mas Deus a Seu tempo as resolverá.

 

Alguns versos para sua consideração:

Hebreus 13:2 Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns não o sabendo, hospedaram anjos

Isaías 58:10 e 11

Mateus 10:40 e 42

 

 

Veja galeria de fotos de Elias

 

 
Veja atividade para chamar a atenção dos alunos para o assunto a ser estudado:

A vida é preciosa

Fazendo pão

 



Vivenciando a História
Personagens: A viúva, Elias, e o filho da viúva.
Montagem do cenário: À frente, de um lado da sala, Elias junto ao riacho ou ribeiro de Querite. Do outro lado, a viúva e seu filho juntando gravetos.

Palavras:                                                                                Ações:
Elias                                                                                        apontar polegares para cima.
Água, chuva,                                                                           beber tamborilar dedos na cadeira ou num livro.
Pão                                                                                           esfregar o estômago
.
Elias [polegares para cima] ainda está escondido do mau rei Acabe junto ao ribeiro de Querite. Conforme Elias [polegares para cima] predissera, não cai nenhuma chuva [tamborilar dedos] há vários meses. A água [tamborilar dedos] do ribeiro se secou. Mas Deus ainda está cuidando de Elias [polegares para cima].  
— Vá até Sarepta — diz Deus. — Lá ordenei a uma viúva que cuide de você. 
Então, Elias [polegares para cima] começa sua viagem de mais de cento e cinquenta quilômetros em direção norte até o país de Sidom. Lá, à entrada de Sarepta, encontra uma viúva juntando gravetos.
— Você poderia, por favor, me trazer um pouco de água [tamborilar dedos] para eu beber [tamborilar dedos]? — pede Elias [polegares para cima]. Quando a viúva entra para buscar a água [tamborilar dedos], Elias [polegares para cima] acrescenta: — E poderia também me dar um pouco de pão [esfregar o estômago]?
A mulher para.
— Não tenho pão [esfregar o estômago] — responde ela. — Tudo o que tenho é um punhado de farinha e um pouco de óleo. Eu estava justamente juntando alguns gravetos para acender o fogo e fazer um último pão [esfregar o estômago] para meu filho e para mim. E depois que comermos esse pão [esfregar o estômago], morreremos.
— Não tenha medo — Elias [polegares para cima] lhe diz. — Entre em sua casa e faça um pequeno pão [esfregar o estômago] para mim. Depois, faça algo para você e seu filho. Pois Deus manda dizer que o óleo e a farinha não se acabarão até que Ele mande chuva [tamborilar dedos] sobre a terra. (Ver 1 Reis 17:14.)
Embora essa mulher não fosse israelita, ela crê em Deus, e deposita sua fé nEle. Ela convida Elias [polegares para cima] para entrar em sua casa, e faz pão [esfregar o estômago] para os três comerem. Depois desse dia, todas as vezes que ela precisa fazer pão [esfregar o estômago], há farinha e óleo suficientes. A farinha e o óleo nunca acabaram. O milagre que Deus realizou para salvar Elias [polegares para cima], também salvou a vida dessa mulher e a de seu filho.
Algum tempo depois, o filho daquela mulher fica doente e morre. Seu primeiro pensamento é que Deus a esteja punindo. Em sua tristeza, ela pergunta a Elias [polegares para cima]:
— O que o senhor tem contra mim? O senhor veio aqui para me lembrar de meu pecado e matar meu filho?
É claro que Deus não fez o menino morrer. A vida é preciosa para Deus. A graça de Deus impedira os três de morrer de fome.
Então, Elias [polegares para cima] leva o menino para seu quarto no andar superior e o deita em sua cama. Em seguida, deita-se sobre o menino e clama três vezes a Deus: “Senhor, meu Deus, faça com que a vida retorne ao corpo deste menino!” Deus responde à oração de Elias [polegares para cima] e o menino volta a viver.
Quando Elias [polegares para cima] devolve o filho à mãe, ela compreende que sua vida é preciosa para Deus. Por causa da graça de Deus, a vida de cada um de vocês também é preciosa para Deus.

Analisando

Sobre quem realmente fala essa história? Quem é a pessoa mais importante na história? (Dica: Não podemos sequer vê-Lo.) (E Deus.) Por que Deus é importante nessa história? Aceitar todas as respostas. O que essa história nos revela a respeito do nosso Deus? (Ele conhece nossas necessidades; nossa vida é preciosa para Ele; para cuidar de nós Ele pode realizar milagres, etc.) O que vocês acham de Deus? Vocês levam sempre seus problemas diretamente a Ele? Lembrem-se da mensagem de hoje:

EMBORA COISAS RUINS ACONTEÇAM COMIGO, SEI QUE DEUS ME AMA.  

 
Os menores imprimem desenho para pintar mm
 
Verso Para Decorar

Com antecedência, escrever o Verso Para Decorar com letras bem grandes onde todos possam ver. Chamar alunos de acordo com as categorias abaixo (ou outras que melhor se enquadrem no contexto da sua classe), e pedir que os alunos que se enquadram em cada categoria por sua vez se levantem e leiam o Verso Para Decorar.
Categorias:
• todos os que comeram bolo no desjejum de hoje
• todos os que estão usando sapatos de amarrar
• todos os que estão vestindo alguma peça de roupa verde
• todos os que recebem aulas de algum instrumento musical
• todos os que têm uma Bíblia branca
• todos os que amam a Jesus
Repetir a atividade até que todos saibam o Verso.
 
Cânticos Sugestivos
“Graça”
“Deus Cumpre as Promessas”
 

Veja atividade para aplicar o assunto estudado à própria vida:

Coisas más e coisas boas 

 

Veja atividade para compartilhar o assunto aprendido com o semelhante:

Cupons da graça 

 

Orando de modo criativo: Coisas ruins

Você têm alguma “coisa ruim” sobre a qual gostaria de orar. Teve alguma oração respondida durante esta semana ou outras coisas pelas quais gostaria de agradecer e louvar a Deus.

Escrever as respostas às orações nas páginas apropriadas de uma Agenda de Oração que você pode começar hoje. Colar um adesivo de estrelinha (ou algo semelhante) junto aos pedidos respondidos. Louve e agradeça a Deus por Seu amor, e por nos ajudar em bons e maus momentos.

 

Estudo da Bíblia
Abra sua Bíblias em 1 Reis 17. Eu vou apresentar algumas perguntas e dizer que verso você deverá procurar.


Por que Elias saiu de perto do ribeiro de Quente? Procure no verso 7. (O ribeiro/riacho secou.)
Aonde Deus mandou que Elias fosse para alimentar-se? Procure no verso 8. (A Sarepta.)

Elias pediu que a viúva lhe desse água para beber. O que mais ele lhe pediu? Procure no verso 11. (Pão.)

A viúva disse que não tinha pão e que estava pronta para preparar sua última refeição. O que Elias disse para a viúva fazer primeiro? Leia no verso 13. (“Faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno.”)

Elias prometeu à viúva que o óleo e a farinha das suas vasilhas não se acabariam enquanto não chovesse outra vez. Conforme diz a Bíblia, o que aconteceu? Verifique nos versos 15 e 16. (Sempre houve óleo e farinha suficientes para fazer pão.)

Quando o filho da viúva ficou doente e morreu, o que fez Elias a esse respeito? Verifique nos versos 19-21. (Elias levou o menino para o seu quarto no andar superior e clamou a Deus para que o menino voltasse a viver.)

Como Deus respondeu ao pedido de Elias? Leia no verso 22. (O menino reviveu.)

O que disse a mãe do menino ao vê-lo vivo novamente? Leia no verso 24. (“Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.”)

Analisando
Quantas coisas ruins aconteceram na história? (O riacho secou, o alimento da viúva estava acabando, o filho da viúva morreu.)

Como Deus demonstrou que Se preocupava com eles? (Ele enviou Elias até à casa da viúva; a farinha e o óleo não acabaram; o filho da viúva reviveu.)

Quando coisas ruins acontecerem, lembre-se:  EMBORA COISAS RUINS ACONTEÇAM COMIGO, SEI QUE DEUS ME AMA.

 
Maravilhosa história de como Deus cuidou de Elias, da viúva de Sarepta, do filho dela multiplicando o azeite e o óleo.... e como Elias foi utilizado como instrumento ao ressuscitá-lo.... fico realmente emocionada e grata a Deus por estes lindos relatos bíblicos....Ótimo dia a você, com muita gratidão pelo cuidado divino. Com amor, Tia Célia