Refeição da Manhã com as Aves

Elias é alimentado por corvos

Graça é o dom da vida

REFERÊNCIAS QUE AJUDAM NO PREPARO DA AULA:
1 Reis 17:1-6; Profetas e Reis, págs. 119-128.


VERSO BÍBLICO PARA MEMORIZAR (PR 2T 09 09 B)
“Sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei.” Isaías 41:10, NVI.


OBJETIVOS, PROFESSOR, CONCENTRE-SE EM ENSINAR ESTAS LIÇÕES, PRIMÁRIOS, QUE TAL TORNAR ESTES OS TEUS OBJETIVOS PRA ESTA SEMANA?
SABER que Deus conhece e supre nossas necessidades.
SENTIR-SE segura no cuidado de Deus.
RESPONDER confiando que Deus cuidará dela mesmo quando coisas ruins acontecem.


::::MENSAGEM CENTRAL::::
Deus conhece minhas necessidades; Ele cuida de mim

 

A Lição Bíblica de Relance

 

Os ímpios rei Acabe e rainha Jezabel governam sobre a terra de Israel. Deus envia Elias ao palácio em Samaria para transmitir uma mensagem sobre o juízo de Deus sobre Israel por causa de sua impiedade. Elias anuncia ao rei Acabe que não cairá orvalho nem chuva durante os próximos três anos, senão pela sua palavra. Elias sai apressadamente e se esconde no desfiladeiro de Querite junto a um riacho. Deus envia corvos regularmente para alimentarem Elias, e ele se sente seguro sob o cuidado de Deus.
 

  

Enriquecimento:

“Baal era adorado como fonte de vida e bênção, como o grande deus da chuva que supria a terra com umidade e dava à terra sua abundância. ... [Acabe] e [o] povo recusaram crer que a seca era um juízo de Deus. Eles insistiam em que Baal e Astarote ainda lhes dariam a chuva doadora de vida.” — The SDA Bibie Cornmentary, vol. 2, pág. 813.


Acabe era casado com a princesa Jezabel, da Fenícia. Esse casamento fora arranjado politicamente porque abria a Israel as cidades portuárias do Mediterrâneo.
 

 

Veja história com outros detalhes

 

Veja galeria de fotos de Elias

 

 

Esta história bíblica hoje enfoca a Graça
Embora coisas ruins estejam acontecendo ao nosso redor por causa do pecado, Deus ainda está tomando conta do mundo. Ele pode atuar através da natureza, das pessoas e das circunstâncias para cuidar das nossas necessidades a despeito de situações terríveis.

 
Os menores imprimem desenho para pintar  
 
Veja atividade para chamar a atenção dos alunos para o assunto a ser estudado:

Teste de gustação

Sinal de trânsito

 
Veja atividade para aplicar o assunto estudado à própria vida:

Teste Elias alim por corvos 

 
Veja atividade para compartilhar o assunto aprendido com o semelhante:

Colagem Elias alim por corvos 

 

Professor, veja idéia para decoração de sua classe: Elias é alimentado por corvos

 

 

Cânticos Sugestivos
“Graça”
“Deus Cumpre as Promessas”

LIÇÃO BÍBLICA

Vivenciando a História
Fazer arranjos para as crianças encenarem a história enquanto é contada.
Personagens: Elias, guardas, rei Acabe, rainha Jezabel, profetas de Baal, corvos.
Montagem do cenário: Em um lado da sala colocar o trono onde Acabe fica sentado. Seus guardas ficam ao seu lado. Do outro lado da sala, a rainha Jezabel e os profetas de Baal caminham de um lado para outro. Se possível, conseguir adultos para fazerem o papel de Jezabel e dos profetas de Baal. Designar alguém para remover o trono quando o desfiladeiro de Quente for mencionado pela primeira vez. Aquele lugar da sala se tornará o esconderijo de Elias junto ao riacho.
Vamos nos voltar aos tempos do Antigo Testamento. Vamos fazer como se estivéssemos vivendo nos tempos bíblicos. O ímpio rei Acabe reina sobre Israel. [Acabe entra e senta-se no trono, com guardas ao seu lado.] O rei Acabe faz mais maldades aos olhos de Deus do que qualquer outro rei.  
A cruel rainha Jezabel é esposa de Acabe. [Jezabel dá como que um rosnado e começa a andar de um lado para outro na sala.] Acabe e Jezabel adoram ídolos. Eles levam todo o povo de Israel a adorar ídolos também. Incentivam o povo a desobedecer aos mandamentos de Deus.
tempos Jezabel nomeia profetas de Baal. [Fazer um sinal para os profetas de Baal se juntarem à rainha Jezabel e andarem de um lado para outro na sala.] Atrevidamente eles matam os profetas do Senhor.
Mas Deus tinha um profeta. [Do fundo da sala entra Elias andando lentamente pelo corredor central. Ele para no corredor antes de chegar na frente.] O nome dele (para o rei é Elias. Ele é natural de Tisbé, na região de Gileade, do outro lado do rio Jordão. Elias dedica-se a servir a Deus. [Com as mãos postas, Elias ergue os olhos ao céu.] Ele ensina as pessoas a adorar o verdadeiro Deus. Observem a vestimenta simples de Elias os profetas de e a bolsa de couro que carrega.
Elias está preocupado com a adoração de ídolos que vê em sua terra. Sabe que aquilo incentiva o aumento da maldade em Israel. Os sacrifícios aos deuses pagãos o deixam muito desgostoso.
Os sacerdotes de Baal ensinam ao povo que o deus Baal manda a chuva e o orvalho que controlam os rios e riachos. [Os profetas de Baal, acenam positivamente com a cabeça, concordando e batem orgulhosamente no peito.] Isso é mais do que Elias pode suportar. [Elias sacode a cabeça e de mãos postas novamente ergue a cabeça ao céu.] Ele implora a Deus para ensinar uma lição ao povo de Israel. Então, Deus pede improvisar que Elias vá a Samaria e transmita uma mensagem ao rei Acabe.
Elias sabia que Acabe não deseja ouvir qualquer mensagem de Deus. E fica imaginando o que os guardas do palácio lhe farão. [Apontar para os guardas; os guardas mostram-se carrancudos.] Será que o prenderão e o entregarão à cruel rainha Jezabel e seus malvados sacerdotes de Baal? [Os sacerdotes arreganham os dentes e esfregam as mãos.] Mas, apesar dos perigos, Elias não teme. Ele se lembra de como Deus cuidou de Moisés e Arão. Sabe que Deus cuida de Seu povo.
Então, Elias vai ao palácio em Samaria. [Acenar para Elias ir até o rei Acabe.] E sem parar para se apresentar aos guardas, ele caminha destemidamente até onde está o rei e transmite a mensagem de Deus.
— Assim diz o Deus de Israel, o Deus vivo, a quem sirvo: Não haverá nem orvalho nem chuva nos próximos anos, até que Deus mande orvalho e chuva outra vez — Elias proclama. O rei fica boquiaberto. Os guardas arregalam os olhos. E antes que pudessem entender o que está acontecendo, Elias sai dali. [Elias anda rapidamente para longe do rei.]
— Saia daqui imediatamente — diz Deus a Elias. — Vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite. [Elias dá algumas voltas antes de ir para a frente; enquanto isso Acabe, os guardas, Jezabel e os profetas voltam para seus assentos.] Lá você encontrará água — Deus continua — e Eu ordenarei aos corvos que o alimentem.
Elias encontra um local seguro e tranquilo na encosta de uma montanha que se erguia ao lado do riacho. Ele bebe a água do riacho. Então, ouve o bater de asas. [Entram os “corvos” (crianças com os braços estendidos seguram a ponta do tecido preto e agitam os braços) trazendo pão que entregam a Elias e saem batendo as asas novamente.]
Elias fica entusiasmado. Percebe que Deus conhece sua necessidade — sua fome. Sente-se seguro sob os cuidados de Deus. Todas as vezes que os corvos aterrissam trazendo comida, Elias se lembra de que Deus lhe está concedendo o dom da vida. Ele sabe que sua vida é preciosa para Deus.
 
Analisando

Por que Deus enviou Elias ao rei Acabe? (Ele e Jezabel não estavam obedecendo a Deus; ensinavam o povo a adorar Baal.)

Como vocês acham que Elias se sentiu quando Deus pediu que ele fosse falar com o rei? (Com medo, desconfortável, nervoso, etc.)

O que deu coragem a Elias para ir ao rei? (Ele sabia que Deus estaria com ele; sabia que podia confiar no cuidado de Deus.)

Como Deus cuidou de Elias? (Enviou corvos que lhe trouxeram alimento; enviou-lhe a um lugar onde havia água.)
Será que Deus conhece as necessidades de vocês? Ele Se preocupa em cuidar de vocês? Dar tempo para respostas. Nossa mensagem de hoje diz: DEUS CONHECE MINHAS NECESSIDADES; ELE CUIDA DE MIM.

Verso Para Memorizar  

Ler juntos em voz alta o Verso Para Decorar. “Sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei.” Isaías 41:10, NVI. Formar quatro grupos e atribuir uma frase do verso a cada grupo, como segue:
 
Grupo 1: “Sou o seu Deus.
Grupo 2: Eu o fortalecerei
Grupo 3: e o ajudarei.”
Grupo 4: Isaías 41:10.

Pedir que os grupos digam sua frase na devida ordem. Revezar as frases entre os grupos. Repetir várias vezes até que todos saibam o verso.

Estudo da Bíblia
 
Deus enviou corvos para alimentar Elias diariamente. Ele tinha água do riacho para beber Vamos procurar algumas outras promessas que Jesus nos faz a respeito de Seu cuidado diante de nossas necessidades. Ajudar as crianças a encontrar e ler juntas os seguintes textos:

Mateus 10:29 e 30;
Mateus 6:25-34.

Analisando

O que é mais bonito do que Salomão em seus trajes reais? (As flores.) Quem faz as flores crescer? O que diz Jesus sobre nossa roupa? (Não devemos nos preocupar. Ele pode nos prover roupas.) Por que não devemos nos preocupar com o alimento? (Se Jesus alimenta os pássaros, Ele também pode nos alimentar.) Alguém de vocês sabe quantos fios de cabelo tem na cabeça? Se Deus sabe tanto a nosso respeito, com certeza Ele nos ama e cuida de nós. Vamos dizer juntos nossa mensagem de hoje:
 
DEUS CONHECE MINHAS NECESSIDADES, ELE CUIDA DE MIM.

 
 
 
 
 
O mesmo Deus que cuidou de Elias é o Deus que cuida de cada um de nós hoje. Sejamos gratos a Deus pela Sua proteção.

Ótimo dia!! Com amor, Tia Célia