A fornalha ardente para os 3 amigos de Daniel que não adoraram a estátua de ouro

Somos felizes ao adorar a Deus

VERSO PARA MEMORIZAR (jd 2t 07 09B) :

“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24.15, NVI

 

REFERÊNCIAS QUE AJUDAM NO PREPARO:

Daniel 3; Profetas e Reis, de Ellen G. White,  págs. 503-513.

 

OBJETIVOS PARA OS FILHOS OU CLASSE ALCANÇAREM:

SABER que somente Deus merece sua adoração

SENTIR determinação de obedecer a Deus

RESPONDER adorando a Deus através de sua obediência

 

::::MENSAGEM CENTRAL::::

Adoramos a Deus quando recusamos fazer coisas erradas

Galeria de desenhos sobre Daniel 

Galeria de fotos sobre Daniel 

 

Resumo da história bíblica

Os três amigos de Daniel não se inclinaram nem adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor construíra. O rei Nabucodonosor ficou muito zangado e ordenou que os três amigos de Daniel fossem amarrados e atirados na fornalha ardente. Deus os protege, e eles não se queimam nem um pouquinho. O rei vê quatro pessoas dentro da fornalha. Jesus entra com eles no fogo. O rei ordena que os guardas libertem os homens.

Este estudo hoje enfoca a Adoração

Os três amigos de Daniel escolheram permanecer em pé diante do rei e de todo o povo. Nós adoramos a Deus quando permanecemos firmes ao lado do que é correto, apesar das circunstâncias.

 

Enriquecimento:

“Nem todos haviam dobrado os joelhos ante o símbolo idólatra do humano poder. Em meio da multidão de adoradores havia três homens que estavam firmemente resolvidos a não desonrar assim ao Deus do Céu. O seu Deus era o Rei dos reis e Senhor dos senhores; a nenhum outro se curvariam. . .

“Mas firmemente os hebreus testificaram de sua fidelidade ao Deus do Céu, e de sua fé em Seu poder para livrar, O ato de se curvar ante a imagem fora compreendido por todos como um ato de adoração. Tal homenagem eles só poderiam render a Deus.

“Mas o Senhor não esqueceu os Seus. Sendo Suas testemunhas lançadas na fornalha, o Salvador Se lhes revelou em pessoa, e junto com eles andava no meio do fogo. Na presença do Senhor do calor e do frio, as chamas perderam o seu poder de consumir.” — Profetas e Reis, de Ellen G. White, CPB, págs. 506

 

Veja a atividade preparatória para professores:

quente ou frio?

outra opção (escolha somente uma desta seção)::

Fitas de Louvor

você precisa de tiras de cores vivas d epástico ou papel

grampeador ou fita adesiva

antecipadamente, cortar tiras de plástico ou papel em pedaços d emais ou menos 30 centímetros de comprimento. Dar a cada criança cerca de dez tiras e pedir que juntem. ajudá-las a prender com grampeador ou fita adesiva. Permitir que as crianças pratiquem essa atividade acenando as fitas. Ensinar-lhes que a seguinte aclamação: Deus é bom! Deus é grande! sim, Deus! Entã faze-las marchar em volta da sala, acenando suas fitas d elouvor ao cantar: É bom ter Jesus no coração

Analisando:

voc~es acham que Deus gosta de ouvir nosso louvor e adoração através de nossas palavras e cântico? sim, Ele gosta.

Como devemos adorar a Deus? orando, flaanado a outros a respeito dEle, obedecendo, partilhando, sendo bondoso, etc)

sim, essas são boas maneiras de adorar a Deus. Nossa história bíblica é sobre 3 amigos que não se inclinaram em adoração a um ídolo. Embora todas as outraspessoas se inclinassem, eles disseram não. A mensagem de hoje é: ADORAMOS A DEUS QUANDO RECUSAMOS FAZER COISAS ERRADAS.

 

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica

O rei Nabucodonosor estava muito orgulhoso de si mesmo. A gigantesca estátua de ouro que ele construíra estava finalmente pronta e tão alta que todos podiam vê-la. Ele convidara todas as pessoas importantes de seu reino para vê- a. Ele achava que todos apreciariam sua estátua e achariam que ele era um grande rei.

No dia seguinte todas as pessoas importantes, incluindo Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, foram ver a estátua do rei Nabucodonosor . Todos olhavam fixamente para a grande estátua de ouro. Todos, incluindo Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, também olhavam fixamente para uma grande e escura construção parecida com uma caverna junto à estátua. Soldados  estavam acendendo um grande fogo nela.

— Por que será que os soldados  estão fazendo isso? — cochicharam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

Perto dali, a banda do rei Nabucodonosorestava pronta para iniciar a música quando ele desse o sinal. Finalmente, o chefe dos soldados foi para a frente da multidão e gritou:

— Pessoal! Ouçam a ordem do rei! Quando os músicos tocarem, vocês devem inclinar-se e adorar a estátua de ouro do rei. Quem não obedecer será atirado na fornalha em chamas!

De repente a música soou. Todos se curvaram e adoraram a estátua de ouro de Nabucodonosor. Todos, menos os três melhores amigos de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles adoravam somente a Deus. Eles nunca adorariam a está tua do rei.

Alguns soldados [ continência] e alguns sábios se apressaram para contar ao rei o que acontecera.

— O rei [ a cabeça negativamente] não disse que todas as pessoas deviam inclinar-se e adorar a estátua de ouro quando a música começasse? E que quem não se inclinasse seria atirado na fornalha de fogo? Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não se inclinaram!

O rosto do rei Nabucodonosor ficou vermelho de raiva. Ele estava muito zangado!

— Tragam aqui aqueles homens! — ordenou o rei.

Os soldados se apressaram a levar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego diante do rei .

E verdade — perguntou o rei  — que vocês não se inclina ram para adorar a estátua de ouro que mandei levantar?

— Sim — responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

— Eu lhes darei mais uma oportunidade — disse o rei Nabucodonosor.

— Mas se vocês não se inclinarem e adorarem a estátua, serão atirados dentro da fornalha de fogo ardente!

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego permaneceram de pé e de cabeça bem erguida diante do rei Nabucodonosor .

O, rei  — disseram eles — você pode nos atirar dentro do fogo, mas nosso Deus é capaz de nos livrar. Mas ainda que Ele resolva não nos livrar, nós nunca adoraremos seus deuses nem a estátua de ouro!

—Deixem a fornalha sete vezes mais quente! — gritou zangadamente o rei Nabucodonosor  soldados . — Amarrem estes homens e os atirem dentro do fogo!

Assim, os soldados amarraram e atiraram Sadraque, Mesaque e Abede Nego dentro do crepitante fogo enquanto o rei  e a grande multidão observavam. O fogo era tão quente que muitos dos soldados  morreram quando atiraram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha.

Ah! pensou Nabucodonosor o problema com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego está resolvido.

Mas ao rei Nabucodonosor  observar o fogo, ele logo se levantou de um salto e gritou:

— Não jogamos três homens na fornalha? Eu vejo quatro homens caminhando lá dentro do fogo! E o quarto homem é semelhante ao Filho de Deus!

O rei Nabucodonosor  se aproximou o mais que pôde do fogo.

— Sadraque, Mesaque e Abede-Nego! Saiam daí! — gritou o rei .

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego caminharam para fora do fogo. A multidão se aglomerou em volta deles. As pessoas lhes tocaram a pele. Mexeram em seus cabelos. Examinaram suas roupas. Quase não podiam acreditar naquilo! Sadraque, Mesaque e Abede-Nego haviam esta do dentro do fogo, mas suas roupas não foram queimadas! Sua pele não sofrera queimadura! Nem mesmo tinham cheiro de fumaça!

— Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego! — exclamou o rei Nabucodonosor. O Deus deles salvou Seus servos do fogo. Nenhum outro Deus pode salvar pessoas como esse Deus!

Analisando

Quem você acha que estava no fogo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego?

Como será que eles se sentiram quando Jesus os salvou do fogo?

Acho que eles sentiram vontade de adorar a Deus, não é?

Mas eles já tinham adorado a Deus.

Quer saber como? Eles adoraram a Deus quando recusaram inclinar-se perante a estátua do rei.

Eles recusaram fazer algo errado.

Lembre-se ADORAMOS A DEUS QUANDO RECUSAMOS FAZER COISAS ERRADAS.

 

Veja atividade de aplicação da lição:

convites para fazer o errado

 

Hora do brainstorm (chacoalhando as idéias):

A estátua do rei era feita de quê?

O que o rei desejava que todos fizessem quando ouvissem a música começar?

Quem não obedeceu ao rei? Por quê?

O que o rei mandou fazer a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego?

O que aconteceu aos três homens dentro do fogo?

Quem estava com eles?

Jesus estará com vocês quando vocês recusarem fazer algo errado? Sim, Jesus está com vocês quando escolhem adorá-Lo através da obediência.

Lembre-se..  ADORAMOS A DEUS QUANDO RECUSAMOS FAZER COISAS ERRADAS

 

Decoração da sala

Usar a “sala do trono”da Lição 2. Acrescentar a “fornalha ardente”, usando a folha de papel ou tecido rústico escuro sobre cadeiras que foi usado para a caverna na Lição 3.

Cânticos sugestivos

Saudação: “No dia do Senhor”
Preparo para oração: “Vamos agora orar”
Cântico após a oração: “Ouve, Senhor”
Visitas: “Visitas”
Aniversariantes: “Quem fez aniversário?”
                         “Parabéns”
Ofertas: “Para além do horizonte”
Louvor: “Testemunho”
             “É bom ter Jesus no coração”

Explorando o Texto Bíblico

Abrir a Bíblia em Daniel 3 e apontar para o texto. É aqui que se encontra a história bíblica de hoje. Ler alguns versos em voz alta, parafraseando se for necessário.
Dar tempo para respostas. A estátua do rei era feita de quê? O que o rei desejava que todos fizessem quando ouvissem a musica começar? Quem não obedeceu ao rei? Por quê? O que o rei mandou fazer a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego? O que aconteceu aos três homens dentro do fogo? Quem estava com eles? Jesus estará com vocês quando vocês recusarem fazer algo errado? Sim. Jesus está com vocês quando vocês escolhem adorá-Lo através da obediência. Lembrem-se:

ADORAMOS A DEUS QUANDO RECUSAMOS FAZER COISAS ERRADAS.

Verso para decorar
Abrir a Bíblia em Josué 24:15. Encontramos aqui na Palavra de Deus, a Bíblia, nosso Verso para decorar. Ler o verso em voz alta. “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”Então, ensinar o Verso para decorar como descrito abaixo:

“Eu e minha família                (apontar para si, depois para os outros)
serviremos                              ( mover os braços para frente, palmas para cima)
ao Senhor.”                             (apontar para o alto)
Josué 24:15.                             (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

 
 
 
 
 
 

Nossa fidelidade a Deus deve vir sempre em primeiro lugar. Amá-Lo acima de tudo. Confie que Deus cuidará de você como cuidou deles. Um ótimo dia, cheio de vitórias em Cristo. Com amor, Tia Célia