Gigantes e Gafanhotos

Josué e Calebe dizem sim!

Encorajamos uns aos outros a seguir a Jesus

Texto (s) chave e referências: Números 13:1-3, 17-33; Patriarcas e Profetas, págs. 387-394


Verso Bíblico para memorizar (pr 4t 01 09): "Procuremos encorajar-nos uns aos outros" (Hebreus 10:25; NVI)


OBJETIVOS
Saber que encorajamos uns aos outros a seguir ao Senhor.
Sentir-se partes daqueles que desejam partilhar nossa esperança.
Responder ao procurar maneiras de partilhar esperança e dar encorajamento.


MENSAGEM
Encorajamos uns aos outros a seguir ao Senhor.

 

Galeria de desenhos para imprimir e pintar: Josué

A história bíblica de relance

Os israelitas finalmente chegam às fronteiras de Canaã. Doze espias são enviados à frente para estudar a Terra Prometida. Dez dos espias vêem obstáculos insuperáveis. Apenas dois — Calebe e Josué — se lembram de que Deus é maior do que qualquer obstáculo. As palavras desencorajadoras dos dez espias levam o povo à rebelião, e eles ameaçam apedrejar Calebe e Josué. O Senhor diz para os rebeldes que nenhum deles entrará em Canaã. Eles peregrinarão pelo deserto durante 40 anos, e seus filhos entrarão em Canaã depois que os rebeldes morrerem no deserto.
 

 

Esta história bíblica hoje enfoca a Comunidade
 

O desencorajamento é uma das mais eficientes armas de Satanás para impedir que as pessoas sigam as orientações do Senhor. Deus precisa de pessoas que se levantem acima da maldição do desencorajamento de Satanás e encorajem outros da comunidade, apontando-lhes o seu infalível e confiável Líder — o próprio Senhor. Podemos encorajá-los de que o Senhor certamente levará Seu povo a salvo à Terra Prometida.

 

Decoração:    Josué e Calebe e os frutos gigantes

Moisés, possuir a terra prometida?
 

 

Veja atividade para chamar a atenção dos alunos para o assunto a ser estudado

Mensagens Encorajadoras


Pista com Obstáculos

 

 
 
 

Cânticos Sugestivos
“Brilhar por Jesus” (ver p. 103, CD faixa 35).
“Encorajar em Amor” (ver p. 102, CD faixa 40).

LiçÃo BÍBLICA
Vivenciando a História

voce precisa de:

• roupas dos tempos bíblicos
• cacho grande de “uvas” que pode ser carregado por duas crianças
• figos e romãs, se possível

Envolver as crianças em uma história interativa para que respondam com gestos quando a palavra for mencionada:
Palavras: Ações:
Deus
apontar para cima
Espias
polegares para baixo
Calebe/Josué polegares para cima
Frutos/uvas/leite/mel esfregar o estômago
Se a classe for grande, escolher doze crianças para serem “espias”. Vesti-las com roupas dos tempos bíblicos e pedir-lhes que caminhem com o cacho de “uvas” e alguns figos e romãs no momento certo da história. As demais crianças participam da história interativa.
O povo hebreu tinha alcançado as fronteiras de Canaã e se preocupava com muitas pergun tas Como era a Terra Prometida? E as pessoas como seriam? Eram muitas ou poucas? Fortes ou fracas? Em que espécie de cidades moravam? Como era o solo do país? O que se produzia ali?
Assim, Deus [apontar para cima] disse a Moisés que escolhesse um líder de cada tribo para explorar a terra. [“Escolher” as doze crianças vestidas de espias.] “Vejam como é a terra”, lhes disse Moisés, “e se esforcem para trazer alguns frutos [esfregar o estômago] de lá. [As doze crianças partem.]
Os líderes ficaram fora quarenta dias. Os israelitas devem ter ficado emocionados quando viram os homens retornando ao acampamento. [Os “espias” entram na sala com um grande cacho de “uvas” e alguns figos e romãs.] O povo se apressa em saudar os exploradores. Tão logo a multidão se aquieta, os homens começam a falar.
“A terra mana leite e mel [esfregar o estômago]”, relataram. [Duas crianças carregam o cacho de “uvas”.] “Aqui estão os frutos.” [Esfregar o estômago.] Eles mostraram aos israelitas o cacho de uvas [esfregar o estômago], tão grande que foram precisos dois homens para carregá-lo! [Neste momento, pedir que algumas outras crianças - levantem as romãs e figos.] E também tinham romãs e figos! Os israelitas ficaram muito entusiasmados. Era justamente o que esperavam ouvir.
“Mas”, os espias [polegares para baixo] continuaram, “o povo que mora lá é muito poderoso, e as cidades são muito fortes, e muito grandes.”
“O quê?!”, Calebe [polegares para cima] não podia crer no que ouvia! O que os outros espias [polegares para baixo] estavam dizendo? Calebe [polegares para cima] tinha sido um dos exploradores! Havia visto a terra por si mesmo, e sabia que Deus [apontar para cima] daria a terra a eles. “Devemos ir e tomar posse da terra”, rapidamente encorajou. “Com certeza podemos fazer isso!”
Mas os dez espias [polegares para baixo] rapidamente começaram a argumentar: “Não podemos atacar essa gente. São gigantes! São mais fortes do que nós! Em comparação com eles, parecemos gafanhotos.”
Dentro de pouco tempo, o desencorajamento tomou conta do acampamento e as pessoas começaram a chorar.
“Teria sido melhor morrer no Egito do que aqui no deserto!”, lamentava o povo. “Vamos voltar para o Egito!”
Moisés e Arão se prostraram, com o rosto em terra. Calebe [polegares para cima] e um dos outros exploradores, Josué, [polegares para cima] rasgaram suas roupas em frustração e ergueram as mãos, pedindo silêncio. “A terra é excelente!”, argumentaram. “Deus [apontar para cima] a dará a nós. Não tenham medo das pessoas dali, as venceremos. Deus [apontar para cima] está conosco. Não tenham medo deles.”
Mas a multidão não quis ouvir Calebe e Josué [polegares para cima]. O povo ficou cada vez mais exaltado. A multidão começou a murmurar cada vez mais alto: “vamos apedrejá-los!”, gritavam, apontando para Moisés, Arão, Calebe e Josué [polegares para cima]. “Joguem pedras neles! Joguem pedras neles! Joguem pedras neles!”
Naquele momento, uma luz brilhante apareceu sobre o tabernáculo, a tenda do Senhor. As pessoas se afastaram, temerosas, tremendo e tapando os olhos com as mãos.
Então, o Senhor falou: “Como este povo ainda se recusa a crer em Mim, a despeito dos milagres e sinais que tenho feito em favor dele? Nenhum dos adultos que viram os milagres que realizei no Egito e no deserto verá a Terra Prometida. Morrerão no deserto. Mas a seus filhos, Eu lhes darei a alegria de entrar na terra que os pais rejeitaram.”
Deus [apontar para cima] poupou Calebe e Josué [polegares para cima] porque eles encorajaram o povo a seguir ao Senhor.

Analisando
Quantos exploradores ou espias havia? (Doze) Por que dez dos espias temeram apossar-se da terra? (Não confiavam em Deus.) Por que Calebe e Josué estavam certos de que poderiam conquistar a terra? (Sabiam que Deus os ajudaria.) O que Deus pensava daqueles que espalharam desencorajamento? (Sabia que não estavam prontos para entrar na Terra Prometida.) O que acontece quando pessoas espalham desencorajamento? (Também começo ficar desencorajado.) Quão importante é ser um encorajador? (E muito importante.) Vamos ler Hebreus 10:25, parte central, e depois vamos dizer juntos a mensagem.
ENCORAJAMOS UNS AOS OUTROS A SEGUIR JESUS.


Verso Para Decorar
Pedir que as crianças digam o Verso Para Decorar de forma ritmada e batendo palmas.
“Procuremos encorajar-nos uns aos outros.” Hebreus 10:25.

Estudo da Bíblia

yocê Precisa • quadro de giz ou branco •giz marcador e Biblias
Escrever os eventos e referências abaixo onde todos possam ver (sem as respostas).
Pedir que as crianças coloquem os eventos na ordem correta, escrevendo o número 1
no espaço em branco diante do primeiro evento, número dois diante do segundo evento, etc. Depois, pedir que algumas crianças leiam cada referência bíblica que está em parêntesis para ver se os eventos foram colocados na ordem correta.
[2] Moisés pede que os espias explorem a terra. (Números 13:17-20)
[3] Os espias encontram frutos. Retornam depois de 40 dias. (Números 13:23 e 25)
[1] Moisés envia espias segundo a ordem de Deus. (Números 13:1-3)
[4] Os espias trazem boas e más notícias sobre Canaã. (Números 13:26-28)
[5] Calebe diz ao povo que podem vencer Canaã. (Números 13:30)
Analisando
De que lado vocês acham que ficariam se ouvissem o relatório dos espias? (Do lado de Calebe; do lado dos dez espias.) O relatório dos dez espias deixou vocês apavorados? (Sim; não.) Por quê? (Porque gigantes apavoram; Deus é maior do que gigantes, etc.)
Por que o relatório de Calebe e Josué foi diferente? (Eram positivos; tentaram encorajar as pessoas.)
O que vocês fazem quando estão com medo de alguma coisa? (Confiamos em Deus; ficamos preocupados; fujimos; etc.) Quem pode encorajá-los? Vamos dizer juntos a mensagem de hoje:
ENCORAJAMOS UNS AOS OUTROS A SEGUIR JESUS


Atividade de Encorajamento
Calebe e Josué encontraram um modo de encorajar os israelitas quando todas as pessoas já estavam espalhando desencorajamento.

 

Veja atividade para aplicar o assunto estudado à própria vida 

Atividade de Encorajamento
 

 

Veja atividade para compartilhar o assunto aprendido com o semelhante:

Frutos de Encorajamento

 

 

Hora do brainstorm (chacoalhando os pensamentos..)

De que lado você acha que ficaria se ouvisse o relatório dos espias? (Do lado de Calebe? Do lado dos 10 espias?)

O relatório dos 10 espias deixou você apavorado? (Sim; não.) Por quê? (Porque gigantes apavoram; Deus é maior do que gigantes, etc.)
Por que o relatório de Calebe e Josué foi diferente? (Eles eram positivos; eles tentaram encorajar as pessoas.)
O que você faz quando está com medo de alguma coisa? (Confio em Deus; me preocupo; fujo; etc.) Quem pode encorajá-lo?

Quantos exploradores ou espias havia? (12)

Por que dez dos espias temeram apossar-se da terra? (Eles não confiavam em Deus.)

Por que Calebe e Josué estavam certos de que poderiam conquistar a terra? (Eles sabiam que Deus os ajudaria.)

O que Deus pensava daqueles que espalharam desencorajamento? (Ele sabia que eles não estavam prontos para entrar na Terra Prometida.)

O que acontece quando pessoas espalham desencorajamento? (Eu também começo a ficar desencorajado.)

Quão importante é ser um encorajador? (É muito importante.) Vamos ler Hebreus 10:25, parte central, e depois vamos dizer juntos nossa mensagem:
ENCORAJAMOS UNS AOS OUTROS A SEGUIR AO SENHOR.

 

Para Enriquecimento
“Embora Cades fosse apenas um oásis no deserto, aquele lugar foi uma encruzilhada na história de Israel.

Quando os espias voltaram para Cades, depois de terem espiado a nova terra, o povo precisava decidir se entrariam na terra ou recuariam. Eles cscolheram recuar e foram condenados a vaguearem durante 40 anos pelo deserto.

Foi também em Cades que Moisés desobedeceu a Deus (Números 20:7-12). Por isto, ele também foi proibido de entrar na Terra Prometida. Arão e Miriã morreram ali, pois ambos não podiam entrar na nova terra.

Cades ficava perto da fronteira sul, mas por causa da falta de fé dos israelitas, eles precisavam mais do que um período de vida para ir de Cades à Terra Prometida.” — Life Application Study Bible, New Living Translation, Wheaton, Illinois: Tyndale House Publishers, Inc., 1996, pág. 218.

 

Veja mesma história bíblica com outro enfoque:

Josué e Calebe – Serviço de espionagem

 

 Ore pedindo o auxílio de Deus para que encorajemos alguém durante esta semana.  Ótimo dia, com amor, Tia Célia