Esposa Para Isaque

Deus deseja que todos se unam à Sua família

Verso BÍBLICO PARA MEMORIZAR (PR 3t A 10 10):

“O Senhor.,. enviará Seu anjo com você e coroará de êxito a sua missão.” Gênesis 24:40, NVI.

 

Texto(s) Chave e Referências

Gênesis 24; Patriarcas e Profetas, págs. 171-176.

 

Objetivos

SABER que Deus deseja todos ligados à Sua família
SENTIR alegria de ser amado por Deus
RESPONDER falando a Deus como se sente acerca do Seu amor e convite

 

A Mensagem

Pertencemos à família de Deus

 

 

 

A Lição Bíblica de Relance

Em avançada idade, Abraão envia seu fiel servo para procurar esposa para Isaque. O servo confia na orientação de Deus e é levado até Rebeca, que bondosamente oferece tirar água
do poço para os camelos do servo, O servo explica sua missão à família de Rebeca. No dia seguinte, Rebeca concorda em ir com o servo para encontrar-se e casar com Isaque.

 

 

 

Enriquecimento:

“Abraão se tornara velho, e esperava logo morrer; todavia, restava-lhe cumprir um ato, assegurando o cumprimento da promessa à sua posteridade. Isaque era o que fora divinamente designado para suceder-lhe como guarda da lei de Deus, e ser pai do povo escolhido; ele, porém, ainda era solteiro. Os habitantes de Canaã eram dados à idolatria, e Deus havia proibido casamentos entre o Seu povo e aqueles, sabendo que tais casamentos conduziriam à apostasia. O patriarca receou o efeito das influências corruptoras que rodeavam seu filho. A fé habitual de Abraão em Deus, e sua submissão à vontade dEle, refletiam-se no caráter de Isaque; mas as afeições do jovem eram fortes, e ele era de uma disposição gentil e dócil. Unindo-se a alguém que não temesse a Deus, ele estaria em perigo de sacrificar os princípios por amor à harmonia. No espírito de Abraão, a escolha de uma esposa para seu filho era assunto de muita importância; estava desejoso de que ele se casasse com uma que não o afastasse de Deus.
“Isaque foi altamente honrado por Deus, sendo feito herdeiro das promessas pelas quais o mundo deveria ser bendito; entretanto, aos quarenta anos de idade, sujeitou-se ao ensino de seu pai.
“Depois de obter-se o consentimento da família, a própria Rebeca foi consultada quanto a ir ela a uma tão grande distância da casa de seu pai para casar-se com o filho de Abraão. Ela acreditava, pelo que havia tido lugar, que Deus a escolhera para ser a esposa de Isaque, e disse: ‘Irei.” — Patriarcas e Profetas, de Ellen G. White, CPB, págs. 171, 173 e 175.

 

Os maiores exploram a Bíblia:

Deus deseja que todos se unam à Sua família. quando ler os textos abaixo, encontre quem foi bem-vindo como parte da família de Deus?


Jonas 3:10 (Deus deu as boas-vindas ao povo de Nínive.)

Mateus 8:1-4 (Jesus deu as boas-vindas ao homem leproso.)
Atos 10:19-23 (Pedro deu as boas-vindas aos mensageiros de Cornélio e a Cornélio.)
Atos 16:23-34 (Paulo e Silas deram as boas-vindas ao carcereiro de Filipos.)


Analisando
Como você acha que as pessoas se sentiram quando foram bem recepcionadas na família de Deus? (Felizes, alegres, em paz, contentes etc.)

Alguém é excluído da família de Deus? (Não. Deus não quer excluir ninguém de Sua família.)

Como Deus convida pessoas para serem parte de Sua família? (Nós somos Seus mensageiros para contar aos outros sobre Ele.)

A mensagem de hoje nos fala que Deus deseja que todos se unam à Sua família.

 

  Verso Para Memorizar
Dividir as crianças em quatro grupos e apresentar o verso em forma de jogral. Revezar para que todas as crianças aprendam o verso.

  grupo: “O Senhor...
2° grupo: enviará Seu anjo com você
3° grupo: e coroará de êxito a sua missão.”
4° grupo: Gênesis 24:40.

 

 

 

Esta é uma lição sobre COMUNIDADE

           

Abraão compreende a importância do casamento dentro de sua “família”, aqueles que partilhavam sua religião e seu ponto de vista. A família de Rebeca também compreende como era importante aquela união para sua filha e para Isaque. As cortesias para Rebeca, seguidas de presentes à família, realçam a bondade demonstrada aos membros da família, e nos lembram que atualmente devemos mostrar bondade à família de Deus.

 

 

Os menores imprimem desenho para pintar

 

 

Veja sugestão de decoração da sua sala de aula: tenda época Abraão e Isaque

 

 

Aprenda aqui o verso bíblico da semana: Gênesis 24.40

 

Por que Abraão enviou seu servo para procurar uma noiva? (Ele não queria que Isaque se casasse com uma pagã.)

Que sinal Eliézer pediu? (Que a moça a quem ele pedisse água, lhe desse água, bem como para seus camelos.)

Como Rebeca e seu irmão reagiram quando Eliézer lhes contou sobre sua oração? (Rebeca concordou em deixar seu lar, para viajar com Eliézer, e casar-se com Isaque.)

Rebeca concordou em tornar-se parte da família de Abraão ao tornar-se esposa de Isa que.

Ela deixaria sua terra para viajar para longe porque cria ser esta a vontade de Deus. Deus convida todos nós para sermos parte de Sua família.

 

Cânticos

  A família de Deus (110)

  Família de Deus (110)

 

 

 

Oração

Permanecer em círculo. Pedir que as crianças pensem em alguém da família da igreja por quem gostariam de orar. Solicitar que as crianças façam orações curtas.

 

 

 

Lição Bíblica

Vivenciando a Historia

 

Você precisará:

roupas dos tempos bíblicos

braceletes de ouro

argolas de ouro

jarra ou cântaro de água

 

Personagens: Abraão, Eliezer Rebeca, Lambão , a multidão junto ao poco a família de Rebeca.

Acessórios: Tenda com vegetação em volta ; poço dos tempos bíblicos ; jarro de água.

Montagem do cenário: Abraão e ELIEZER sentados no solo do lado de fora da tenda, conversando. Depois, eles se levantam. Abraão entra na tenda para dormir ELIEZER  dorme no chão junto a tenda. Lambão não e visto dentro da tenda.

 

Contar a história:

[ELIEZER acorda e senta-se de repente.] ELIEZER acordou a sustado sobressaltado. Ainda  estava escuro. Era, porem, hora de partir. Ele tinha um trabalho importante a fazer. [Abraão sai da tenda.] Abraão apareceu em meio a escuridão. Ele sorriu para seu fiel servo e disse: Você me ajudará a encontrar a moça  que Ele escolheu para ser  noiva  de ISAQUE. Ela precisa ser uma mulher de minha terra – de meus parentes.  Não podemos deixar ISAQUE casar-se com mulher pagãos daqui.

[ELIEZER afirma com a cabeça e deixa a cena.] ELIEZER concordou. Ele compreendeu e montou a cavalgadura. Os camelos partiram em meio a escuridão.

[ELIEZER se movimenta através da sala como se fosse uma longa jornada.] ELIEZER refletia sobre sua missão ao viajar cansativamente dia após dia. ELIEZER encontraria muitas pessoas estranhas. Como saber qual era a moca certa?Como  seria a mulher que o senhor escolhera?Com certeza, ELIEZER não queria cometer nenhum engano!

 ELIEZER,finalmente,chegou a cidade de Naor. Ali moravam os parentes de Abraão. [Eliezer  permanece junto ao poço.]    era quase final da tarde. Ele estava cansado da viagem, e com sede. Seus camelos também estava com sede.[ELIEZER senta-se junto ao poço.]  De repente, ELIEZER teve uma idéia ![Ele ora, olhando para o céu.] Ele levantou a cabeça em direção ao céu e orou: Senhor, Deus de meu senhor Abraão, conceda-me êxito hoje.Cumpre a tua promessa feita a meu  senhor.Estou aqui junto ao poço da cidade. As jovens da cidade logo virão para busca água. Eu direi a uma delas: Por favor, da cidade. As jovens da cidade logo virão para buscar água. Eu direi a uma delas: Por favor, incline o seu cântaro e dê–me de beber. Se ela disser beba. Também darei água para os seus camelos, seja essa a que escolheste para teu servo Isaque.

Antes de Eliezer terminar sua oração, uma jovem apareceu. [Rebeca se dirige ao poço, levando seu cântaro  ao ombro. ] Ela se aproximou do poço encheu seu cântaro de água. Será esta moca? Pensou  Eliezer. [Eliezer vai ao encontro dela.] Ele correu ao encontro dela.

-Por favor, de me  um pouco de água para beber? – pediu ele.

A jovem, Rebeca, rapidamente abaixou o cântaro do ombro. Ela lhe ofereceu a água. Eliezer a bebeu, matando assim a sede. Então, ela pronunciou as próprias palavras da oração de Eliezer: Também tirarei água para os seus camelos! Rebeca esvaziou seu cântaro no bebedouro para que os animais bebessem. Depois, apressou–se para o poço para tirar mais água. [Rebeca, se volta em direção ao poço]

Eliezer sorriu alegremente. Como Deus respondera depressa a sua oração!

- Por favor, diga-me quem e seu pai?

Quando ela lhe respondeu, Eliezer se ajoelhou e adorou a Deus: Bendito seja o senhor Deus de meu senhor Abraão. Ele cumpriu fielmente sua promessa feita a meu senhor. O senhor me conduziu diretamente aos parentes de meu senhor!

[Rebeca corre de volta a tenda e conversa com Labão  que sai  da tenda.]

Rebeca voltou ao lar e contou a seu irmão Labão  sobre aquele servo de Abrão.[Labão  vai ao poço ao encontro de Eliezer .] Labão foi ao poço e convidou Eliezer para ir a sua casa.

[Labão e Eliezer caminham juntos para a tenda.] Eliezer falou sobre a missão que Abraão lhe encarregara.Contou sobre sua oração e como Deus lhes respondera tão rapidamente. Será que Rebeca atenderia ao pedido de Abraão?

[Eliezer fala e Rebeca e Labão concordam.] Rebeca ouviu atenciosamente Eliezer. Ela concordou em ir com Eliezer.Ela tornaria a esposa de Isaque.                        

 

Analisando

Por que Abraão enviou seu servo para procurar uma noiva?(Ele não queria que Isaque se casasse com uma paga.)

Que sinal Eliezer pediu? Que a moça a quem ele pedisse água, lhe desse água, bem como para seus camelos.)

Como Rebeca e seu irmão reagiram quando Eliezer, lhes contou sobre sua oração?(Rebeca concordou em deixar seu lar, para viajar com Eliezer, e casar-se com Isaque.) Ela deixaria sua terra viajar para longe porque cria ser esta a vontade de Deus convida todos nos para sermos parte de sua família. Vamos dizer juntos nossa mensagem: Deus deseja que todos se unam à Sua família.

 

 

 

Estudo da bíblia

 

Você precisará:

quando –de giz –ou branco

giz ou marcador

bíblias

 

Dizer: Deus deseja que todos se unam a sua família. Vamos ler sobre algumas pessoas que foram bem vindas a família de Deus.Escrever os seguintes textos onde todos possam ver e pedir que voluntários os leiam. Enquanto cada texto e lido, perguntar a classe: Quem foi bem-vindo como da família de Deus ?

 

Jonas 3:10  (Deus deu as boas-vindas ao povo de Nínive.)

Mateus 8:1-4  (Jesus deu as boas-vindas ao homem leproso

Atos 10:19-23  (Pedro deu as boas vindas aos mensageiros de Cornélio e a Cornélio .)

Atos 16:23-34  (Paulo e  Silas deram as boas vindas ao carcereiro de Filipo.)

 

Analisando

Como vocês acham que as pessoas se sentiram quando foram bem recepcionadas na família de Deus? ( Felizes, alegres, em paz, contentes etc.).

Alguém é excluído da família de Deus? ( Não. Deus não quer excluir ninguém da Sua família).

Como Deus convida pessoas para serem parte de Sua família? (Nós somos Seus mensageiros para contarmos aos outros sobre Ele).

A mensagem de hoje nos fala que Deus deseja que todos se unam à Sua família. Vamos dizê-la: Deus deseja que todos se unam à Sua família.

 

Veja atividade para professores para chamar a atenção dos alunos para o assunto da lição (escolha somente uma desta seção):

 

pertencendo

 

tesouro escondido

 

 

Veja atividade para professores para aplicar o assunto aprendido à própria vida:

 

Círculo de Família
Abraão enviou Eliézer em uma longa viagem para procurar esposa para Isaque e convidá-la a se unir à sua família. Deus ainda está procurando pessoas que se unam à Sua família.
Pedir a um voluntário que venha à frente e convide alguém que ele não conheça bem para vir e juntar-se a ele. Eles voltam a convidar mais alguém para juntar-se à  família. Continuar até todos estarem em pé, formando um círculo. Ainda em pé, cantar juntos: “Pertencemos à Família de Deus” (ver p. 110, CD faixa 27).

Analisando
De que tamanho é a sua família? A família de Deus é realmente grande. Ela se compõe de todos os crentes em Jesus. Deus deseja que todos façam parte de Sua família. Ele deseja que todos nós vivamos com Ele no Céu. O que falaremos aos outros sobre isto? Nossa mensagem nos diz que

DEUS DESEJA QUE TODOS SE UNAM À SUA FAMÍLIA.

 

 

 

Veja atividade para professores para compartilhar o assunto aprendido com o semelhante: árvore genealógica da família de Deus

 

 

Nossa família terrestre aumenta quando alguém nasce, é adotado, se casa... Nossa família celestial da igreja aumenta quando você e eu contamos aos outros do amor de Deus. Procure oportunidades para isso. Peça a Deus que te ajude a reconhecer essas oportunidades. Uma dia muuuuito feliz, ao lado de Cristo. Com amor, Tia Célia