O corajoso Gideão

Deus sabe escolher ajudantes

Verso Para MeMorizar (pr 4t 02 07 D):

"Tudo posso nAquele que me fortalece." Filipenses 4:13 NVI

 

Referências

Juízes 6 e 7; livro Patriarcas e Profetas, págs 546-557

 

Sugestões de objetivos para tua classe alcançar:

Saber que posso confiar que Deus está ciente de minhas necessidades e ouve minhas orações

Sentir-me seguro de que não preciso confiar em minha própria força

Responder crendo que Deus me ouvirá. Vou seguir Suas orientações

 

::::::MeNsAgEm CeNtRal::::::

Deus pode me usar quando confio nEle. Daí eu aprendo o que é importante para meu viver

 

REsuMO da HIStóRIA bíBLIca:

            Deus permite que os midianitas oprimam os filhos de Israel porque Seu povo praticou maldade à Sua vista.  O anjo do senhor aparece a Gideão quando ele está malhando o trigo num tanque de prensar uvas para escondê-lo dos midianitas.  O anjo lhe diz: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro."  Quando Gideão acusa Deus de haver abandonado Israel, o anjo o espanta com a notícia de que Deus o  usará para libertar Seu povo.  Gideão pede um sinal.  Finalmente Gideão crê, constrói um altar e adora a Deus.  Então Gideão segue as instruções de Deus, demonstrando que aquilo que o homem não pode fazer sozinho é possível com os planos e o poder de Deus.  Gideão lidera 300 homens da comunidade israelita para executar a vontade de Deus, seguir a orientação de Deus e libertar Israel da opressão dos midianitas.

Este estudo hoje enfoca a COMUNIDADE

            A comunidade israelita se voltara aos ídolos, e para chamar sua atenção Deus permitiu que seus inimigos os subjugassem. Deus escolheu alguém da comunidade que estava disposto a seguir Sua orientação para conduzir os israelitas de volta a Ele e para derrotar os inimigos.  Deus ainda usa pessoas da comunidade religiosa para dirigir Seu povo.

 

Enriquecimento:

"O dirigente a quem Deus escolhera para subverter os midianitas, não ocupava posição preeminente em Israel.  Não era príncipe, sacerdote, nem levita.  Julgava-se o menor da casa do seu pai.  Mas Deus viu nele um homem de coragem e integridade.  Não confiava em si próprio e queria seguir a   direção do Senhor.  Deus nem sempre escolhe para  a Sua obra homens dos maiores talentos; antes escolhe os que melhor pode usar. ... O Senhor pode operar com muita eficácia por meio daqueles que se acham mais cônscios de sua própria insuficiência e que confiarão nEle como Seu dirigente e fonte de poder." Patriarcas e Profetas, de Ellen G. White, CPB pág 553

 

AtiVIdaDES PREpaRAtóRIas
Escolher uma atividade (ou atividades) que seja mais apropriada à situação da classe (somente uma desta seção).

A. Alcançando o Alvo

• fita-crepe e cadeira
Com anteced ência, fixar um pedaço de fita-crepe na parede a uma altura que nem o aluno mais alto da classe possa alcançar. Vamos ver quem consegue pular e tocar a fita colocada na parede. Permitir que os alunos que desejarem, experimentem fazê-lo, um de cada vez. Incentivá-los a tentar se esticar e se esforçar cada vez mais. Verificar que o aluno menor da classe fique por último. Quando ele for à frente, colocar uma — cadeira para ele subir e facilmente conseguir alcançar o alvo.

Analisando
Muitos de vocês tentaram e não conseguiram alcançar a fita, por quê? (Não tivemos ajuda, ela estava muito alta.) O que vocês pensaram quando me viram pôr a cadeira para o(a) [nome 1 alcançar o alvo? (Foi injusto.) Pergunte ao aluno que foi ajudado: Como você se sentiu quando eu coloquei a cadeira? (Contente.) Em nossa história de hoje, vamos descobrir que Deus pediu que Gideão fizesse algo que parecia impossível. Gideão confiou em Deus e Deus lhe concedeu a força para fazê-lo. Nossa mensagem de hoje diz: Deus pode me usar quando confio nEle. Daí eu
aprendo o que é importante para meu viver Repita comigo.


B. Quão Brilhante é sua Luz?

• uma variedade de luzes lampada, . lanterna,
tocha, velas de diferentes tamanhos


Se possível, escurecer a sala. Permitir que os alunos acendam as diferentes luzes
(velinha de bolo de aniversário, vela grande, lanterna, abajur, etc.). Depois que todos os alunos tiverem acendido algum tipo de luz, perguntar: Para que vocês usariam:
isso? Enquanto a sala ainda estiver escura, combinar com algu ém para derrubar algo no chão e, então, acender a luz imediatamente.

Analisando
Qual foi a l âmpada/lanterna/vela que produziu mais luz ou claridade? Que tipo de luz vocês prefeririam ter se tivessem de sair à noite? (A mais forte, que brilhasse mais.) O que vocês fizeram ao ouvir o barulho de algo caindo e a luz acender imediatamente? (Pulei, me assustei.) Já aconteceu de vocês estarem dormindo profundamente e de repente alguém acender uma luz forte? Como se sentiram? (Confusos.) Na história de hoje, vamos aprender sobre alguém que planejou uma artimanha usando luzes e barulho para derrotar seus inimigos. Ele contava com um pequeno exército, mas confiava em Deus. Nossa mensagem de hoje diz:
Deus pode me usar quando confio nEle. Daí eu aprendo o que é importante para meu viver Repita comigo

 

CÂNtiCOS suGEStiVOS(já com links para as partituras):

Tudo  posso (baseado em Filipenses 4:14) 

Não  temas podes orar  


 

OranDO de MOdo CRIaTIvo
Colocar a lista de líderes onde todos possam ver. Quais são alguns desafios que esses líderes enfrentam? Que diferença pode haver quando eles confiam em Deus? Dar algum tempo para debaterem o assunto. Salientar que Deus tem soluções positivas mesmo em situações aparentemente impossíveis. Incentivar cada aluno a orar por um líder específico.

2ª opção:

Se possível, escurecer a sala. Formar um círculo com os alunos. Acender uma tocha ou lanterna e dizer: Quando temos luz, podemos ver o que está acontecendo. Quando confiamos em Deus, somos como uma tocha ou luz. Vamos orar pedindo que Deus nos • lanterna ajude a confiar mais nEle durante a nova semana.

 

Lição BíBLica
Vivenciando a Lição

Você Precisa: lista de líderes

• altar
• algodão
• toalhinhas
• baldes ou panelas grandes com água
• forro plástico
• lanternas

• copo descartável
• efeitos sonoros de trombetas, e vasos se quebrando


Personagens: Gideão, anjo, soldados
Incentivar os alunos a encenarem a história à medida que ela for sendo contada. Pedir que um auxiliar adulto ajude a orientar os alunos na encenação.

Quarenta anos depois de Débora e Baraque terem derrotado
Sísera, Israel novamente se esqueceu de Deus e começou a adorar
ídolos. Isto entristeceu muito a Deus. Durante sete anos, os midianitas e os amalequitas causaram problemas aos israelitas. Eles roubavam o alimento dos israelitas e destruíam suas casas. Muitos dos israelitas viviam em cavernas para sobreviver Deus estava à procura de um líder - alguém que confiasse nEle. Ele encontrou Gideão.

Gideão estava escondido dos midianitas enquanto malhava trigo. [ “Gideão “faz como se estivesse malhando trigo e olhando para os lados temerosamente.] De repente, o anjo do Senhor apareceu e disse:
— O Senhor está com você, poderoso guerreiro! [“Anjo” fala com “Gideão”.]
Gide ão se assustou. Ele não era nenhum guerreiro poderoso. Sua família era a menor da tribo de Manassés. Ele certamente não se sentia muito corajoso. [“Gideão” se mostra assustado e inseguro.]
— Eu estou com você — continuou Deus falando a Gideão. — Juntos nós vamos destruir o inimigo.
Gideão não estava muito seguro. Pediu que o anjo esperasse enquanto preparava uma refeição para ele. [“Gidedo” faz como se preparasse uma refeição.] Ele colocou o alimento sobre uma pedra. Subiu fogo da pedra e consumiu o alimento.
Gideão pediu a Deus mais dois sinais. Ele queria ter certeza de que Deus estava com ele. Pegou um pouco de lã na mão e disse baixinho: “Se eu tenho que ajudar Israel a derrotar Midiã, faça com que amanhã este punhado de lã esteja molhado, e seca a terra em redor dele.” [Colocar um punhado de algodão molhado sobre uma toalhinha seca.]
Na manh ã seguinte, havia acontecido como Gideão pedira: A lã estava molhada de orvalho, e seca a terra em redor dela.
Gideão testou a Deus novamente. “Desta vez deixa o punhado de lã seco, e a terra em redor dele molhada”, ele pediu. Na manhã seguinte, seu pedido fora atendido. [Colocar um punhado de algodão seco sobre uma toalhinha molhada.]
Gide ão convocou um exército para lutar contra Midiã, e 32.000 homens se uniram a ele. Agora, Deus testou a Gideão. [Os “soldados” se colocam ao lado de “Gideão”.]
— Há homens demais — disse Deus. — Envia alguns para casa.
Gideão sabia que os midianitas e amalequitas tinham um numeroso exército. Gideão, porém, obedeceu a Deus e enviou 22.000 homens para casa. (Juízes 7:3.) [Os “soldados” saem. Mais tarde, esses mesmos farão o papel de midianitas.]
Deus novamente testou Gide ão.
— Leve seus homens ao rio para beber. Observe aqueles que beberem água em pé. Mande os outros para casa. [Alguns dos “soldados” fazem os gestos em pé como se pegassem água rapidamente com a mão em concha e levassem à boca; outros se deitam para beber água.]
Apenas 300 homens passaram pelo segundo teste. Deus, finalmente, tinha um ex ército bastante pequeno.
Naquela noite, Gideão dividiu seu exército em três companhias. [Dividir os “soldados” em três grupos. Os soldados que foram para casa ficarão deitados no chão e, depois, representarão o exército midianita.] Armou-as com trombetas, jarros de barro e tochas. Eles se esconderam em três lados do acampamento midianita. Todos de uma vez tocaram suas trombetas, quebraram seus jarros, deixaram suas tochas brilharem e gritaram: “Pelo Senhor e por Gideão!” [Os “soldados” de Gideão ficam em forma e gritam essas palavras.]
Deus fez o resto. Despertados pelo barulho, os midianitas e amalequitas sa íram apressados de suas tendas. Eles começaram a lutar uns com os outros!
Deus dirigira Gideão e seu exército de 300 homens. Eles derrotaram seus inimigos sem lutar! Deus conseguiu a vitória para eles!
Analisando
Parece que Gide ão não era capaz de liderar ninguém, muito menos um exército. Ele estava se escondendo dos inimigos.

Por que vocês acham Deus escolheu Gideão para liderar os israelitas? (Porque ele estava disposto a seguir as instruções de Deus.)

Por que vocês acham que Deus mandou Gideão enviar pessoas de volta para casa? (Porque essas pessoas não atribuiriam a Deus a glória pela vitória.)

Deus dá força àqueles que nEle confiam e seguem Suas instruções. Assim como Deus usou Gideão, Ele pode nos usar, quando confiarmos nEle. Vamos dizer juntos a mensagem de hoje:
Deus pode me usar quando confio nEle. Daí eu aprendo o que é importante para meu viver

 

aPLicaÇÃO da LiÇÃO
Jesus Pode

Você precisa:
• caixa grande
• marcador
• papel
• lápis


Com antecedência, colocar na caixa um rótulo com as palavras: “JESUS PODE.” No início da nossa história, as coisas pareciam impossíveis para Gideão e os israelitas. Gideão estava temeroso. Ele achou difícil acreditar que Deus o usaria para um trabalho tão importante. Como Gideão, nós, às vezes, temos medo. Nesta manhã, temos aqui uma caixa rotulada “JESUS PODE”. Ela nos faz lembrar que podemos contar com a força de Jesus, não com nossa própria força. Distribuir papel e lápis.

Escrevam ou façam um desenho que represente alguma coisa da qual tenham medo; então, coloquem o papel dentro da caixa rotulada “JESUS PODE”.
Analisando
Dar tempo para respostas.

Quais são algumas coisas das quais temos medo? Que acontece quando temos medo? (Às vezes não temos coragem de fazer o que sabemos ser correto.)

Existe alguma coisa que Deus não possa resolver? (Não.) Deus pode resolver todas as coisas. Tudo o que precisamos fazer é pedir-Lhe. Então, vamos pedir que Ele tire de nós o medo. Orar com as crianças fazendo esse pedido. Vamos recordar juntos nossa mensagem de hoje: Deus pode me usar quando confio nEle. Daí eu aprendo o que é importante para meu viver

 

PARtiLHANdo a LIção
Iluminando o Caminho
Você Precisa:

• papel pardo

• copos descartáveis
• tesouras
• fita adesiva ou cola

• chamas feitas de papel color set vermelho,alaranjado ou amarelo

Ensinar os alunos a fazerem uma tocha. Primeiro, enrolar o papel pardo fazendo
um cone. No papel vermelho, alaranjado ou amarelo recortar as chamas. Colar as chamas na abertura superior do cone. Cobrir as “chamas” com um copo descartável.
Separar os alunos em duplas ou pequenos grupos. Partilhem com os colegas maneiras em que vocês podem confiar em Deus. À medida que falam, tirar o copo de cima das “chamas” para deixar sua luz brilhar Quando confiamos em Deus, somos como uma
luz que ilumina as pessoas à nossa volta.

Analiesando
Quais são algumas das maneiras pelas quais podemos mostrar que confiamos em Deus? (Fazendo o que é correto.)

De que modo nos assemelhamos à tocha quando mostramos a outros que confiamos em Deus? (Mostramos a eles os caminhos de Deus.)

Levem a tocha para casa e dêem a alguém enquanto contam sobre Gideão e como ele permitiu que Deus o guiasse. Agora, vamos levantar nossa tocha e dizer juntos a mensagem de hoje: Deus pode me usar quando confio nEle. Daí eu aprendo o que é importante para meu viver

 

Memorizando o verso bíblico de forma atrativa

Você Precisa

• caneta, cópias de um desenho de uma tocha
• tesoura
• Bíblia


Com antecedência, fazer cópias da tocha para cada criança. Pedir que recortem a tocha e façam a cruzadinha com as palavras do verso. Quando completarem, repetir juntos o Verso Para Memorizar “Tudo posso nAquele que me fortalece.” Filipenses 4:13.

 

Estudo da Bíblia

Deus pôde usar Gideão para libertar sua comunidade porque Gideão estava disposto a ouvir e fazer o que Deus mandasse.

Procure e leia os textos abaixo, procurando descobrir quem mais estava disposto a seguir a Deus.


Gênesis 45:4 e 5 (José);

Atos 16:29-3 1 (Paulo e Suas);

Ester 4:14 e 16 (Ester);

Êxodo 14:15 e 16 (Moisés);

1 Samuel 17:45 (Davi)


Perceba que pela aparência exterior, essas pessoas não eram a melhor escolha para servir como líderes.

 
Analisando
Qual é a coisa mais importante que Deus leva em consideração quando escolhe um líder? Vamos ler 1 Samuel 16.7.
Leia o texto em voz alta. Nosso Verso Para Memorizar nos dá uma dica sobre o que acontece quando estamos dispostos a deixar Deus assumir o controle. Você já sabe o verso? Dar tempo para a classe inteira dizer o Verso Para Memorizar, Filipenses 4:13 (“Tudo posso nAquele que me fortalece.”) Deus torna todas as coisas possíveis quando as pessoas confiam nEle. Vamos dizer juntos nossa mensagem de hoje: Deus pode me usar quando confio nEle. Daí aprendo o que é importante para meu viver

 

Os menores imprimem desenho para pintar: Gideão corajoso (breve)

 

É muito bom ser chamado por Deus para o trabalho de Deus. O horizonte se amplia e novas experiências acontecem. Ore a Deus para que Ele use você no trabalho dEle. Ótimo dia! Com amor, Tia Célia