Um menino pastor

Profeta Samuel unge o pequenino Davi

O povo de Deus reconhece que todos são valiosos e importantes

Verso BÍBLICO PARA MEMORIZAR (JD 2T 3 09):

O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. 1 Samuel 6:7, NVI.

 

Texto(s) Chave e ReferÊncias

1 Samuel 16:1- Patriarcas e Profetas, de Ellen G. White, págs. 637-642.

Objetivos

SABER que todas as pessoas são valorizadas por Jesus.

SENTIR-SE valorizada por Jesus.

RESPONDER mostrando respeito pelos outros.

 

A Mensagem

 O POVO DE DEUS RECONHECE QUE TODOS SÃO VALIOSOS E IMPORTANTES

 

A LiÇÃo BÍblica de Relance

Deus chama Samuel e lhe diz que vá a Belém, à casa de Jessé, e unja um dos filhos de Jessé como o próximo rei de Israel. Logo Samuel chega a Belém. Ele vê sete dos filhos de Jessé e pensa que qualquer um deles poderia ser o novo rei, mas Deus diz que nenhum deles seria o rei. Samuel pergunta a Jessé se ele tinha mais filhos, e Jessé manda buscar o filho mais novo, Davi, que estava cuidando das ovelhas. Deus diz a Samuel que Davi é aquele que seria ungido, e Samuel unje Davi para ser o próximo rei.

O enfoque desta história bíblica de hoje é Comunidade.

Samuel respeitou Davi, embora ele fosse apenas um me nino pastor. Na comunidade cristã honramos a Deus quando mostramos respeito por outras pessoas independente de idade, onde vivem ou qual seja sua profissão. Todos nós somos filhos de Deus.

Os menores imprimem desenho para pintar  breve

 

Enriquecimento:

"Nenhuma beleza exterior pode recomendar a alma a Deus. A sabedoria e a excelência reveladas no caráter e comportamento exprimem a verdadeira beleza do homem; e é o valor íntimo, a excelência do coração, o que determina nossa aceitação por parte do Senhor dos exércitos. Quão profundamente devemos sentir esta verdade no juízo a nós mesmos e a outrem!

Podemos aprender pelo engano de Samuel quão vã é a apreciação que repousa na beleza do rosto ou no porte nobre da estatura." — Patriarcas e Profetas, de Ellen G. White, pág. 638.

"Os homens julgam de acordo com seu finito discernimento. Deus observa a natureza dos fr produzidos, e a partir daí julga a árvore." — Testemunhos Para a Igreja, de Ellen G. White, vol. 8, pág. 183.

 

Vivenciando a História

Uma linda manhã, Deus chamou Samuel, Seu ajudante, e disse:

— Samuel, Eu tenho um trabalho especial para você fazer. Desejo que você vá a Belém e procure por um homem chamado Jessé que mora ali. Eu tenho escolhido um dos filhos de Jessé para ser o próximo rei. Encha seu recipiente de óleo de oliva e leve-o com você.

Assim, Samuel se aprontou para ir a Belém. Ele encheu um recipiente com óleo de oliva justamente como o Senhor lhe dissera, e começou sua viagem. 

Vocês sabem por que ele levava seu recipiente de óleo? Levava o recipiente com óleo porque quando chegasse a Belém, ele procuraria descobrir quem dos filhos de Jessé  seria escolhido para ser o próximo rei e Samuel derramaria o óleo sobre a cabeça dele. Isso seria um sinal de que aquela era a pessoa que o Senhor escolhera,  

Samuel caminhava rapidamente pela estrada poeirenta. Ele estava um pouco preocupado. Deus não dissera o nome da pessoa que seria ungida com o óleo de oliva.  

Como Samuel saberia em quem colocar o óleo? “Bem”, ele pensou, “Deus tem falado comigo antes, assim se Ele deseja que eu faça isto, com certeza vai me dizer quem   é a pessoa..”   

Quando Samuel chegou a Belém, ele convidou os líderes da cidade para um encontro com ele. Ele também convidou Jessé e seus filhos. Eles foram. Os líderes da cidade, Jessé e seus filhos.      

Samuel olhou para os rapazes e sorriu. Um dos filhos de Jessé era alto e de boa        

aparência.“Este é certamente  é o homem que o Senhor tem escolhido para ser o próximo rei”, pensou Samuel consigo mesmo.      

Jessé apresentou o jovem a Samuel. Eliabe era um jovem bonito. Parecia um príncipe. Seria o próximo rei de Israel? Não.  «O Senhor disse a Samuel: “Não olhe para sua altura nem para sua aparência. Eu não o escolhi para ser rei.

Então o Senhor disse a Samuel alguma coisa muito importante: “Deus não vê como as pessoas vêem. As pessoas vêem apenas a aparência exterior, mas o Senhor vê o coração.” Vocês podem me ajudar a dizer isso novamente? [ o Verso Para Decorar]

Então Jessé apresentou outro de seus filhos a Samuel. Eu não sei, mas talvez ele fosse muito trabalhador.

Mas Deus disse: “Esse não é o homem que Eu estou procurando.

Jessé apresentou um terceiro filho a Samuel. Este filho talvez fosse um atleta. Talvez ele tivesse grandes músculos e fosse muito for te, eu não sei. Estou certa de que ele era bom para alguma coisa. Mas Deus novamente disse não, e assim Samuel o olhou e balançou a cabeça: “Não, o Senhor também não escolheu este.

Cada um dos sete filhos de Jessé foram apresentados a Samuel. Samuel estava realmente espantado. Deus ordenara que Samuel fosse porque Ele havia escolhido um dos filhos de Jessé. Mas agora ele vira todos os filhos de Jessé e nenhum deles fora escolhido pelo Senhor. Ó, esperem um minuto! Talvez...

Samuel se volta para Jessé, e pergunta:

— São estes todos os seus filhos?

— Bem — disse Jessé — eu tenho outro rapaz mais jovem. Davi é meu filho caçula. Eu o deixei no campo para cuidar das ovelhas.

— Mande buscá-lo — disse Samuel. — Não nos assentaremos para comer até que ele chegue.

Então Jessé enviou alguém para chamar Davi.

Davi logo chegou. Ele era um rapaz de bela aparência. Ele gostava de entoar cânticos de agradecimento ao Senhor. Davi amava o Senhor e o Senhor o amava, embora ele fosse o filho mais novo, e apenas um simples menino pastor. Naquele tempo os meninos pastores não eram pessoas importantes, mas o Senhor disse a Samuel:

— Este é o escolhido. Derrama o óleo em sua cabeça. Ele será o rei.

Assim, Samuel pegou o recipiente e derramou o óleo de oliva sobre a cabeça de Davi. E Deus foi com Davi e o abençoou daquele dia em diante, embora ele fosse apenas um menino pastor.

 

Analisando

Por que vocês acham que Deus escolheu Davi?

Por que Ele não escolheu um dos irmãos mais velhos de Davi?

Você acha que Jesus pode usar crianças para trabalhos especiais?

Você se lembra de algumas outras histórias bíblicas onde Deus achou que as crianças eram importantes?  (Samuel, Joás, as crianças que foram a Jesus, o bebê Moisés.)

Quem Samuel achou que seria o rei?

Como ele se sentiu quando soube que o rei seria Davi?

Quantos irmãos Davi tinha?

Ele era o mais novo ou o mais velho?

O que Davi estava fazendo quando foi chamado para se encontrar com Samuel?

Esse trabalho era um trabalho importante?

O que Samuel fez para mostrar que Davi fora escolhido por Deus?

Qual seria o trabalho de Davi no futuro? Davi amava a Deus?

Jesus ama a todos. As pessoas que amam a Jesus também pensam que todos são importantes, que todos são de valor; e assim elas os tratam com respeito.

Vocês se lembram de nossa mensagem? Vamos repeti-la juntos:

O POVO DE DEUS RECONHECE QUE TODOS SÃO VALIOSOS E IMPORTANTES

 

Verso Para Decorar SOMENTE PARA OS ALUNOS MENORES

Abrir a Bíblia em 1 Samuel 16:7 e dizer:

Encontramos aqui na Palavra de Deus, a Bíblia, nosso Verso Para Decorar Ler o verso em voz alta. “O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” Que significa isso? As pessoas vêem como os outros se parecem e o que eles dizem e fazem. Mas Jesus sabe coisas sobre as pessoas que ninguém mais sabe. Ele sabe se elas são boas ou más interiormente. Então, ensinar o Verso Para Decorar como descrito abaixo:

O homem (palmas para baixo, mover as mãos de um lado para outro)

(colocar a mão acima dos olhos e “olhar” de um lado para outro)

a aparência, (palmas para cima, apontando o corpo de cima para baixo)

mas o Senhor (apontar para cima)

(colocar as mãos sobre os olhos e “olhar” de lado a lado)

o coração. (apontar para o coração)

1 Samuel 16:7. (palmas das mãos juntas, então se abrindo em forma de livro)

 

Para chamar a atenção dos seus alunos: Coisas especiais

Coisas pequenas

 

Veja somente para professores para os alunos partilharem o que aprenderam com o semelhante: ovelhas para partilhar

 

Veja somente para professores: somos diferentes

 

Decoração da sala
Usar como cenário coisas externas como arvores, arbustos, flores, etc. para decorar a sala. Uma folha de papel ou um grande pedaço de tecido verde pode representar a grama para as ovelhas. Usar uma folha de papel ou pedaço de tecido azul para representar o rio. Ter ovelhas de brinquedo sobre a grama.

Cânticos sugestivos
Saudação: “No dia do Senhor”
Preparo para oração: “Vamos agora orar”
Cântico após oração: “Ouve, Senhor”
Visitas: “Visitas”
Aniversariantes: “Quem fez aniversário”
Ofertas: “Para além do horizonte”
Louvor: “Eu sou importante”
             “Harpa de Davi”

Estudo da Bíblia
Abrir a Bíblia em I Samuel 16:1-13 e apontar para o texto. É aqui que se encontra a história bíblica de hoje. Ler alguns versos em voz alta, parafraseando se for necessário.
Dar tempo para respostas. Quem Samuel achou que seria o rei? Como ele se sentiu quando soube que o rei seria Davi? Quantos irmãos Davi tinha? Ele era o mais novo ou o mais velho? O que Davi estava fazendo quando foi chamado para se encontrar com Samuel? Esse trabalho era um trabalho importante? O que Samuel fez para mostrar que Davi fora escolhido por Deus? Qual seria o trabalho de Davi no futuro. Davi amava a Deus?

Verso para memorizar

Abrir a Bíblia em I Samuel 16:7. Encontramos aqui na Palavra de Deus, a Bíblia, o nosso Verso para memorizar. Ler o verso em voz alta. “O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.”O que significa isso? As pessoas vêem como os outros se parecem e o que eles dizem e fazem. Mas Jesus sabe coisas sobre as pessoas que ninguém mais sabe. Ele sabe se elas são boas ou más interiormente. Então, ensinar o Verso para Decorar como descrito abaixo:

“O homem       (palmas para baixo, mover as mãos de um lado para outro)
vê                    (colocar a mão acima dos olhos e “olhar”de um lado para outro)
a aparência,     ( palmas para cima, apontando o corpo de cima para baixo
mas o Senhor    ( apontar para cima)
vê                    (colocar as mãos sobre os olhos e “olhar” de lado a lado)
o coração.”       (apontar para o coração)
I Samuel 16:7.   ( palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

 
 
Imprima aqui o verso bíblico para decorar: 1 Samuel 6:7
 
Veja somente para professores atividade para aplicar o assunto aprendido à própria vida: circulo de afirmação

 

Que critério você usa para avaliar as pessoas?

Você valoriza as pessoas com quem você convive como Jesus as valoriza?

Oremos para que sempre nos lembremos que todos são importantes para Jesus. Ore para que você encontre maneiras de mostrar amor a todas as pessoas durante a semana.  Com amor, Tia Célia