Jônatas e Davi

Melhores Amigos

Respeitamos uns aos outros

VERSO PARA MEMORIZAR jd 2t l2 11
“Jônatas... amava Davi como a si mesmo.” 1 Samuel 20:17, NTLH.


REFERÊNCIAS
1 Samuel 18:1-5; 20:1-42; Patriarcas e Profetas, págs. 649-655.

OBJETIVOS
SABER que Deus deseja que ela seja fiel a seus amigos.
SENTIR-SE feliz por ter amigos.
RESPONDER sendo amiga fiel e verdadeira.

MENsaGEM CENtral
Verdadeiros amigos amam um ao outro

 

Os menores imprimem desenho para pintar

Enriquecimento para voce, pais e professores

 “Depois de matar Golias, Saul conservou Davi consigo, e não permitiu que voltasse à casa de seu pai. ... Saul.., entendia que o reino estaria mais livre de perigo se pudesse haver ligado com ele alguém que recebesse instrução do Senhor.  Visto que Davi era favorecido e defendido pelo Senhor, sua presença poderia ser uma proteção a Saul quando com ele saía a guerrear.

“Foi a providência de Deus que ligou Davi a Saul. O cargo de Davi na corte dar-lhe-ia conhecimento dos negócios desta, em seu preparo para a sua futura grandeza. Habilitá-lo-ia a captar a confiança da nação. Os sofrimentos e dificuldades que [ ocorreram, em virtude da inimizade de Saul levá-lo a sentir sua dependência de Deus, e a depositar nEle toda a sua confiança. E a amizade de Jônatas por Davi era também da providência de Deus, a fim de preservar a vida do futuro governante de Israel. Em todas estas coisas, Deus estava levando a efeito Seus propósitos de graça, tanto em favor de Davi como do povo de Israel.” - Patriarcas e Profetas, de Ellen G. White, pág. 649.

 

Professor, veja Atividades Preparatórias para chamar a atencão de sua classe para o assunto a ser estudado. Este item deve ser o primeiro a ser apresentado em sua sala:

amigo de alguém

Amigo especial

 
 
 

  Resumo da história bíblica

Davi e Jônatas são bons amigos. Jônatas é o filho do rei Saul. Quando Davi se encontrava em problema porque o invejoso rei Saul queria matá-lo, Jôuatas o ajudou. Eles prometem ser sempre bons amigos, enquanto viverem.

 

Esta história biblica neste estudo enfoca a Graça.

Esta Lição Fala Sobre Comunidade. Amigos verdadeiros se preocupam um com o outro. Quando um está triste, o outro fica triste também. Quando um precisa de ajuda, o outro procura ajudar. Amigos verdadeiros são leais tanto nos bons momentos como nos maus.

 

Decoração da Sala : sala do trono

Para montar a a “sala do trono”, utilizando urna cadeira de braços coberta com um tecido vermelho ou roxo, com uma coroa no assento.

 

Atividades preparatórias
Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.

  1. Amigo de alguém

     Formam um grande círculo. Levantar a mão espalmada  e tocar a palma da mão da criança à sua esquerda e dizer: “Eu sou amigo de alguém e esse alguém é você!” Essa criança deverá vir atrás de você e fazer o mesmo com a próxima criança e assim sucessivamente. Continuar fazendo isso até que todos tenham tido a oportunidade de interagir com os colegas.

Analisando

Dar tempo para respostas. Passamos pela sala inteira dizendo a nossos amigos que eles são especiais para nós. Que coisas vocês gostam de fazer com seus amigos? Vocês tem um amigo especial com quem  realmente gostam de estar? Nossa história bíblica de hoje conta a respeito de dois rapazes que eram os melhores amigos. Eles se preocupavam um com o outro, gostavam de fazer coisas juntos e amavam um ao outro. Isso é o que Jesus deseja que nós também façamos a nossos amigos. A mensagem de hoje é:

VERDADEIROS AMIGOS AMAM UM AO OUTRO.
Repitam comigo.

  1. Amigo especial

Você precisa:
- Pedaços de cartolina;
- lápis;
- material de artesanato.

Dobrar os pedaços de cartolina ao meio para fazer um cartão. Dar um para cada criança e pedir que enfeitem o cartão com o material disponível. Dentro do cartão escrever: “ [nome de um amigo da criança], você é um amigo especial”. A criança deverá levar o cartão e entregar para o amigo.

Analisando

Ao entregarmos o cartão, estaremos demonstrando amor para com nossos amigos. Amigos amam um ao outro e demonstram esse amor. Quando um está triste, o outro também fica triste. Quando um precisa de ajuda, o outro procura ajudar. Quando um precisa ser alegrado ou confortado, o outro lhe dá um abraço. Nossa história bíblica de hoje é sobre dois amigos muito especiais. Eles se preocupavam um com o outro, divertiam-se juntos e amavam um ao outro. Isso é o que também Jesus deseja que façamos a nossos amigos. A mensagem de hoje é:

VERDADEIROS AMIGOS AMAM UM AO OUTRO.
Repitam comigo.

Oração e louvor

Boas-vindas
Quando conveniente, contar aos alunos sobre as alegrias e tristezas relatadas no momento da chegada das crianças. Dar tempo para partilharem experiências do estudo da lição da semana e recapitularem o Verso para Decorar. Dar calorosas boas-vindas a todas as visitas e entregar-lhes um cartãozinho, adesivo ou lembrancinha. Comemorar aniversários (orar pelos aniversariantes), eventos especiais ou conquistas dignas de menção.

 

Cânticos sugestivos

Saudação: “No dia do Senhor”
Preparo para oração: “Ouve, Senhor”
Visitas: “Visitas”
Aniversariantes: “Quem fez aniversário?”
                         “Parabéns a você”
Ofertas: “Para além do horizonte”
Louvor: “Tenho um amigo”
             “Se estamos em família”

 

Oração
Pedir que as crianças escolham pares para orar juntas. Cada par deve dar as mãos e fazer uma oração de agradecimento pelos amigos.

 


LIÇÃO BLICA

Vivenciando a história

Davi e Jonatas amizade

 

Estudo da Bíblia
Abrir a Bíblia em I Samuel 18:1-5 e 20:1-42 e apontar para o texto. É aqui que se encontra a história bíblica de hoje. ler alguns versos em voz alta, parafraseando se for necessário.
Dar tempo para respostas. Quem eram os dois amigos de nossa história? Que deu Jônatas a Davi para mostrar que era seu verdadeiro amigo? Como Jônatas amava Davi? (Como a si mesmo). Como Jônatas ajudou Davi? Ele estava agindo como um verdadeiro amigo? Como vocês podem ser amigos verdadeiros? Vamos sempre nos lembrar que:

VERDADEIROS AMIGOS AMAM UM AO OUTRO.
Repitam comigo.

 

Verso Para Memorizar
Abrir a Bíblia em I Samuel 20:17, BLH. Encontramos aqui na Palavra de Deus, a Bíblia, nosso Verso para Decorar. Ler o verso em voz alta. “Jônatas... amava Davi como a si mesmo.”Então, ensinar o Verso para Decorar como descrito abaixo:

“Jônatas... amava                     (braços cruzados sobre o peito)
Davi                                          (apontar para outros)
como a si mesmo.”                    (apontar para si mesmo)
I Samuel 20:17.                          (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

 

você aprendeu mesmo??

Quem eram os dois bons amigos de nossa história?

Que deu Jônatas a Davi para mostrar que era seu verdadeiro amigo?

Como Jônatas amava Davi? (Como a si mesmo.)

Como Jônatas ajudou Davi? Ele estava agindo como um amigo verdadeiro?

Como você pode ser amigo verdadeiro?

 

 

Decoração da sala:

“sala do trono” crie a melhor sala do trono q sua imaginação, recursos, tempo e espaço puderer.

 

 

 Professor, veja idéia para seus alunos APLICAREM O ASSUNTO APRENDIDO ÀS PRÓPRIAS VIDAS

Bons Amigos

 

 Professor, veja idéia para seus alunos PARTILHAREM O ASSUNTO APRENDIDO com os semelhantes:

Flecha da amizade

 

Ore pedindo que Deus te ajude a ser amigo verdadeiro e mostrar o amor que sente pelos outros.

 

Há um verso bíblico que diz: “Pois há amigo mais chegado que um irmão”. Amigo você escolhe. Que tal você dar um alô pro seu grande amigo e trocar algumas boas idéias com ele? Um dia muito feliz, quem sabe, fazendo novos amigos... Com amor, Tia Célia