Rei Josafá e a

Declaração de Fidelidade

.

 

 


História Bíblica: 1 Reis 22; 2 Crônicas lia 21.
Comentário: Profetas e Reis, capítulo 15.

SINOPSE
Este estudo enfoca a história de Josafá, um rei que procurou fazer o que era correto aos olhos de Deus. Durante os 25 anos de reinado de Josafá, ele guiou o povo de Deus fielmente pelos mesmos caminhos que seu pai, Asa, havia guiado. Josafá subiu ao trono durante um período de guerra; sendo assim, primeiramente iniciou uma reforma militar e fortificou as fronteiras. Ele também iniciou uma reforma religiosa e permaneceu firme contra a idolatria que pareceu assolar o povo de Deus em todas as gerações. Josafá estabeleceu uma escola móvel liderada por 16 professores bem treinados que ensinavam a Lei de Deus de lugar em lugar (2 Crônicas 17:7-9). O resultado de sua liderança foi paz interna e segurança (2 Crônicas 17:12 e 20:30).Se Josafá apresentou alguma fraqueza, ela estava relacionada à sua busca por diplomacia. Ele desenvolveu o hábito de formar alianças com pessoas menos devotas a Deus do que ele. Primeiro, com Acabe; depois, com o filho de Acabe, Acazias; e, finalmen te com o outro filho de Acabe, Jeorão. Ao empenhar-se por fazer o que era correto, às vezes Josafá não julgava corretamente as más intenções dos outros, e Deus firmemente corrigiu essa tendência ao longo dos anos (1 Reis 22:44 e 2 Crônicas 18:1). Tudo aquilo que a maioria das pessoas consegue se lembrar a respeito dos reis de Israel geralmente pode ser resumido em uma sentença. O resumo da vida de Josafá é: “Como Asa, o seu pai, havia feito antes dele, Josafá fez o que o Senhor Deus considerava certo.” 1 Reis 22:43. A história categoriza os reis de Israel em dois grupos, bons e maus. Ao estudar a história desse grande rei de Israel, convide os alunos a refletirem acerca de qual sentença resumirá a vida deles.


II. OBJETIVOS
Os alunos deverão:
• Pesquisar as histórias principais da vida de um grande rei. (Saber)  Lutar contra as tensões existentes entre a força e a fraqueza, o sucesso e o fracasso. (Sentir)  Escolher viver uma vida determinada. (Responder)

III. PARA EXPLORAR
• Disciplinas espirituais
• Tentação (lidar com)
• Aprendizado por meio das falhas/erros

Atividade
Convide os alunos a compartilhar e explicar sua primeira resposta e o item que escolheram por último no exercício de classificação. Pergunte que elementos eles adicionariam à lista, a fim de torná-la mais abrangente.


Ilustração

Timóteo é um executivo de sucesso que sempre sai da mesa com um pouquinho de fome. Ele é capaz de comer até se satisfazer, mas um fato inesperado causou-lhe um impacto tão tremendo que ele nunca mais foi o mesmo. Ao caminhar atrasado para casa após sair do trabalho, deparou-se com um homem sentado na calçada vasculhando uma pilha de lixo. O mendigo limpou as larvas de algumas porções apodrecidas de comida e enfiou-as na boca com as mãos sujas. Timóteo, chocado pelo desespero daquele homem, prometeu nunca desfazer da comida. Timóteo não é perfeito, mas iniciou um programa em que serve sopa em sua comunidade e sempre atua como voluntário a fim de inspirar outros a contribuírem também. Algumas pessoas são guiadas por experiências pessoais que as impressionaram profundamente. Analise a vida de qualquer grande líder pelos eventos e pelas histórias que o tornaram tão engajado. Há sempre histórias que claramente delimitam o que é certo e o que é errado, o que é bom e o que é mau. Reflita sobre uma ocasião da experiência de Josafá que lhe causou um inesquecível impacto como líder. Assim que seu inimigo em batalha, o rei de Moabe, percebeu que estava perdendo, levou seu filho primogênito, que teria sido seu sucessor, para o topo do muro da cidade e o ofereceu em sacrifício como última tentativa de vitória (2 Reis 3:26 e 27). Presenciar tal fato deve ter causado uma impressão inesquecível na mente de Josafá. Tamanha imoralidade, ele decidiu, somente poderia ser vencida através de uma obediência firme e cuidadosa à Palavra de Deus.


Uma Ponte Para a História

Alguma vez você já se perguntou qual é o segredo dos grandes heróis da fé? O que fez deles pessoas tão corajosas? Determinadas? Sábias? Comprometidas? Algumas das coisas boas que Josafá realizou podem ter resultado de uma consciência vívida daquilo que é correto, mas talvez muitas de suas decisões tenham sido o resultado do conhecimento do que era errado. Ao pesquisar a vida de Josafá, você notará um momento de fraqueza ou uma pequena brecha na armadura de seu caráter. Contudo, sua liderança foi predominantemente boa, correta e verdadeira. Confira essa história, mas também não deixe de estudar os vários eventos que aconteceram no reinado desse rei e observe a profundidade de sua devoção a Deus.

Aplicando a História
• Qual você acha que é o verso principal da história dessa semana?  Quais são as características mais nobres de liderança que você notou em Josafá?  Qual pode ter sido uma das fraquezas de Josafá como líder?  De que maneira você acha que o nome dele, “o Senhor julga”, é adequado a Josafá como rei?
• Josafá enfrentou um exército que era muito maior do que o dele, mas ele confiou no Senhor. Que postura Deus quer que tomemos ao enfrentarmos desafios além da nossa capacidade?
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use ar informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
Josafá cometeu erros; porém, a maior parte de sua vida pode ser resumida como ele tendo sido fiel a Deus e aos Seus mandamentos. Sua história é narrada em, no mínimo, quatro capítulos inteiros em 2 Crônicas. Então, contar toda a história levará muito tempo. 1. Uma maneira de maximizar o tempo e fazer com que a classe se envolva seria usar uma estratégia de ensino conhecida por “quebra-cabeça”. Divida os alunos em grupos e dê uma ou mais das passagens bíblicas a cada grupo. Todos os grupos deverão ler e discutir o que leram e aprenderam das passagens que lhes foram dadas.
Em seguida, deixe que cada grupo conte o que entendeu aos outros, ou forme novos grupos em que permaneça em cada um uma pessoa do grupo original. Cada pessoa poderá explicar ao novo grupo o que aprendeu no grupo original. Dessa maneira, todos terão a oportunidade de estudar os pontos importantes da história e também participar.2 Crônicas 17:1—6 Resumo Geral 2 Crônicas 17:7—10 Professores são enviados para instruir o povo acerca de Deus 2 Crônicas 17:11—19 A segurança e a prosperidade 2 Crônicas 18:1—34 A aliança de Josafá e Acabe contra Ramote-Gileade 2 Crônicas 19:4—11 A nomeação de juízes para a organização civil 2 Crônicas 20:16—29 A vitória de Josafá por meio da música 2. A história desta semana enfoca a liderança de Josafá e sua dependência de Deus. Observe o primeiro passo dado por esse rei fiel: “Josafá ficou com medo e orou a Deus, o Senhor, pedindo socorro.” 2 Crônicas 20:3. Ele foi determinado. Outro aspecto da liderança de Josafá é a maneira como o povo seguiu seu exemplo. Alguns dizem: “Se você quer saber se é um líder, veja se alguém o está seguindo.” A Bíblia afirma que: “Todos se reuniram para pedir socorro ao Senhor; de todas as cidades do país o povo veio a Jerusalém.” 2 Crônicas 20:4. Josafá também foi um grande líder por causa de sua humildade. O rei admitiu a Deus: “Pois não somos bastante fortes para resistir a esse enorme exército que está avançando contra nós. Não sabemos o que fazer e olhamos para Ti, pedindo socorro!” 2 Crônicas 20:12. E, finalmente, Josafá agiu conforme suas convicções e “ordenou que alguns cantores vestissem roupas sagradas e marchassem à frente do exército, louvando a Deus”. 2 Crônicas 20:21. Essa foi apenas outra guerra vencida por Deus através da música! Como resultado,os inimigos,em uma confusao tambem  acabaram se destruindo” (2 Crônicas 20:23). A vitória é um dos muitos em que o envolvimento deDeus e sua gloria sao inconfudiveis .3. Infelizmente a heranca de Asa eJosafa foi apenas um periodode gloria para Deus .Jeorao  escolheu nao segir o mesmo caminho que seu pai e seu avo (2 Cronicas 21:12 e 13).

 

Convide cada aluno a responder a seguinte pergunta: 

Se voce se tornasse o lider de sei pais e tivesse que impor cinco regras principais, quais seriam elas? Desenvolva a atividade permitindo que os alunos compartilhem sua lista de regras. A vida de Josafa teve muitos altos e baixos,mas em sua maioria, o fiel rei viveu baseando em algumas regras principais das quais ele nunca abriu mao.Quais sao elas?   

RESUMO

Todos temos a chance de viver de tal maneira que possamos um dia obter uma frase positiva que resuma nossa vida.O que impressiona na vida de Josafa e a maneira pela qual ele permanecel fiel a Deus ,mesmo quando suas falhas e erros foram evidentes a todos. Nas ocasioes em que as coisas iam bem ,ele continuou a inovar e criar novas formas para melhora a vida de Israel.Sua humildade e coragem constituiram uma declaracao breve,porem verdadeira, a cerca de sua vida:Como Asa, o seu pai ,havia feito antes dele,Josafa fez o que o senhor Deus considerava certo.1Reis 22:43.E,entao ?quais sao os principios inegosiaveis que guiarao sua vida hoje :Nao farei concessoes .Separe um temo para refletir e orar sobre devocao a Deus.                                                                             DICAS PARA UM ENSINO DE PRIMEIA LINHA                                                                                                                                           MENOS E  MAIS                                                                                              

Uma estrangeira de ensino que realmente faz o cerebro trabalhare ea sintese – o trabalho de mistura e unificar muitas ideias em um novo pensamentos. Uma forma defazer com que os alunos sintetizem e desafia-los limitando o numero de palavras que podem usar ou expressar o pensamento em uma unica frase.Por exemplo :Se voce tivesse que resumir a historia da sua vida em uma frase, qual seria ?Essa atividade faz com que os alunos resumam um grande numero de informacoes em apenas uma declarcao significativa.Geralmente e bom dar –lhes tempo para escrever uma frase que resuma a vida deles e depois deixer que compartilhem o que escreveram com os colegas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

  

Enriquecimento:

"Não

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terminarei estudo em breve. Com amor, Tia Célia