Regras da Sabedoria

Salomão e as 2 mães de 1 mesmo bebê

Revelamos o amor de Deus ao servir os outros

Verso BÍBLICO (JU3t L0308):

“Sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.” Gálatas 5:13.
 

Texto(s) Chave e Referências

1 Reis 3:16-28; 2 Cronicas 1:1-12 e 1 Reis 4:29-34 e livro Profetas e Reis, pág. 57

 

Objetivos

Saber que Deus quer que ele revele Seu amor através do serviço honesto aos outros.

Sentir confiança que Deus pode ajudar-me a revelar Seu amor através da honestidade.

Responder ao tratar os outros com honestidade.

 

A Mensagem

Nós revelamos o amor de Deus aos outros servindo-os com justiça

 

 

A Lição Bíblica de Relance

            Duas mulheres que partilham a mesma casa vêm a Salomão com um problema. Ambas têm
crianças bebês. Numa noite, um bebê morre e a mãe da criança morta troca o bebê com a viva. Pela manhã, as mães discutem. Elas vão à Salomão para receber ajuda na solução do seu conflito. A sabedoria que Deus deu a Salomão o capacita a julgar corretamente e dar o bebê à mãe verdadeira.

 

 

Esta é uma lição sobre COMUNIDADE

Salomão não precisava cuidar do caso. Ele poderia ter dispensado as mulheres, dizendo que aquilo não merecia sua atenção. Uma vez que aceitara o encargo, ele não precisava ser cuidadoso em seu julgamento. Ele poderia ter julgado arbitrariamente. Qualquer resposta poderia ir contra sua oração por sabedoria para dirigir o povo. Salomão queria ser justo com ambas as mulheres a quem a vida não tinha sido justa. Mais que isso, ele queria ser verdadeiro para com Deus e revelar Seu amor e compaixão para com elas sendo um servo verdadeiro dEle.

 

Enriquecimento:

“O caso [das duas mulheres e um bebê] não era algo simples, ou isso não teria sido trazido para o rei. ... As duas mulheres possuíam um caráter questionável. A palavra de ambas não era confiável. Seus testemunhos eram ambos equilibrados. Parecia impossível chegar a algo certo ou a uma decisão justa. ... Salomão foi além da maquinaria legal da corte e deu um veredicto claro e certo, a justiça que foi além da disputa. A criança foi devolvida para sua mãe, a justiça foi feita, e a fama da sabedoria e julgamento de Salomão foi assegurada para os anos por- vir.” — The Seventh-day AdventistBible Commentary, vol. 2, pág. 739
 

 

Os menores imprimem desenho de Salomão rei para pintar

 

Veja atividade para professores para chamar a atenção dos alunos (escolha somente uma atividade desta seção):

 

atividades diárias

 

Servir Sempre

 

Círculo diário

 

 

ESTUDO DA LIÇÃO
Introduzindo a História Bíblica.

Juvenis Net

O QUE É JUVENIS NET? COMO UTILIZÁ-LO?

Você precisa

• cinco cópias do roteiro de Juvenis Net (sem link disponivel) Lição 3

cenário e imitações de computador

Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e  combinar  horário para ensaiar a encenação. ANALISANDO
Nossa lição de hoje fala sobre um rei que queria ter certeza de que as coisas eram feitas com justiça. Ele serviu seu povo ao estar disponível para ajudá-los a resolverem seus problemas difíceis. Ao fazer isso, ele revelou o amor de Deus.

 

Galeria de imagens: Salomão (breve)

 

Cânticos Sugestivos já lincados às partituras

Servindo a Cristo

O amor de Deus é como fogo

 

 

Vivenciando a História
Antes do sábado, combinar com três adultos ou três dos alunos mais velhos para representar a história como é contada em 1 Reis 3:16-28, fazendo o papel do rei Salomão e das duas mulheres.

ANALISANDO

O que o rei Salomão sabia acerca das mulheres, que o levou a sugerir cortar o bebê ao meio? (Que a mãe verdadeira não desejaria que a criança fosse morta.) O que vocês acham que aconteceria em nossos dias, se duas mulheres tivessem este mesmo problema? (Elas iriam para um júri ou tribunal, etc.) Vocês sabem alguma história atual que seja parecida? (Aceitar respostas.) Como a pessoa responsável resolveu o problema? (Aceitar respostas.) Pensem sobre a mensagem desta semana:

 NÓS REVELAMOS O AMOR DE DEUS AOS OUTROS, SERVINDO-OS COM JUSTIÇA.

 

 

APLICAÇÃO DA LIÇÃO  Á PRÓPRIA VIDA:

Sábio Como Salomão

 

Hora do Brainstorm (chacoalhando os pensamentos...)
Nossa história bíblica de hoje fala sobre um rei que queria ter certeza de que as coisas eram fritas com justiça.

Ele serviu seu povo ao estar disponível para ajudá-los a resolverem seus problemas difíceis. ÃA fazer isso, ele revelou o amor de Deus.

O que o rei Salomão sabia sobre as pessoas que o levou a sugerir cortar o bebê ao meio? (Que a mãe verdadeira não queria que a criança fosse morta).

O que você acha que aconteceria nos dias de hoje se duas mulheres tivessem este mesmo problema? (Elas iriam para um júri ou tribunal etc.).

Você sabe alguma história atual que seja parecida?

Como a pessoa responsável resolveu o problema?  

 

Explorando o Texto Bíblico:
Escolha  um dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas ou João), para efetuar a seguinte pesquisa:
A sabedoria de Salomão é atualmente a sabedoria de Jesus. Pesquise no Evangelho escolhido por você e tente encontrar um ou mais lugares nos
quais Jesus usou Sua sabedoria para resolver problemas ou para responder aos Seus inimigos.

Ao ler, procurem três coisas:
1. Quem estava envolvido (Normalmente fariseus, saduceus, mestres da lei, freqüentemente Seus discípulos, as pessoas que Ele curava ou ajudava) e o que Jesus disse ou fez. (Curou no sábado, salvou Maria Madalena do apedrejamento, aceitou a unção de Maria, contou a história do bom samaritano etc.)
2. Como as pessoas envolvidas foram afetadas. (O coração delas era tão endurecido que quiseram matá-Lo. Nicodemos se converteu, os discípulos finalmente entenderam o que significava o trabalho do Messias; Maria O viu após Sua ressurreição etc.)
3. O que a sabedoria de Jesus mostrou e o que Seus ouvintes teriam ganho. (Ele contou histórias; Ele silenciosamente Se retirou quando Seus inimigos ficaram bravos; Ele fez perguntas de tal maneira que Seus ouvintes não tinham opção a não ser o convencimento; compreensão de como Seu reino funcionava etc.)

 

PARTILHANDO A LIÇÃO
Não é justo!

 

 

 Ore pedindo a Deus para que você  descubrm maneiras e locais para servir outras pessoas nesta semana.  Ser sábio é um dom. podemos pedir sabedoria a Deus e Ele nos fará sábios. Um dia muito feliz, cheio de sabedoria e vitórias em Cristo. Com amor, Tia Célia