Lições da natureza - Salmo 19

Deus prova Seu amor por mim através da natureza

Deus se revela através da natureza, da Sua Palavra e da Sua atuação em nossa vida

VersoS BÍBLICOS para memorizar (ju 4t 13 07):

"Os céus proclamam a glória de Deus". Salmo 19:1

"A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma." Salmo 19:7

"As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!" Salmo 19:14

 

Texto(s) Chave e Referências

Salmo 19; livro Caminho a Cristo pág 9-15

Objetivos

Pense profundamente nos milagres da sobrevivência, da multiplicação da semente e agradeça a Deus por eles.

 

leia que lindo...

"Podemos, a partir da natureza, contemplar o Deus que a criou.  Nas árvores belas e altaneiras, nos arbustos e nas flores, Deus revela Seu caráter.  Ele deve ser comparado aos mais belos lírios, rosas e cravos.  Gosto de observar as manifestações de Deus na natureza, pois o Senhor imprime Seu caráter sobre elas.  Ele no-las concedeu para nosso deleite, como uma demonstração de Seu amor por nós.  Portanto, não adoremos as belas coisas na natureza, mas contemplemos, por seu intermédio, o Deus Criador, e sejamos levados a adorá-Lo.  Que essas belas manifestações de amor respondam ao propósito de Deus e conduzam nosso coração a Ele, a fim de que possa ser preenchido, com as belezas de Seu caráter e reverencie Sua bondade, e inexprimível compaixão." Livro Olhando Para o Alto, Meditações Matinais, 1983 pág 321

 

Resumo da Lição
A
natureza e a Revelação, ambas dão testemunho do amor de Deus.” — Caminho a Cristo, pág. 9. Esta declaração quase pode ser o resumo do Salmo 19. Este Salmo nos leva a meditar sobre a maneira em que Deus Se revela através da natureza e da Sua Santa Palavra. O salmo termina fazendo referência à influência dessas revelações de Deus em nossa vida pessoal. Quando permitimos que Deus Se revele em nossa vida, outras pessoas também podem vê-Lo ali.

 

Este estudo hoje enfoca a Graça em Ação. Deus Se revela a nós por meio da natureza e da Bíblia. Mas Ele também Se revela em nós ao meditarmos nessas revelações dEle e as incorporarmos em nossa vida.

 

Enriquecimento
Deus convida os professores a contemplarem os céus, e a estudar-Lhe as obras na natureza. Faríamos bem em ler freqüentemente o salmo dezenove, a fim de compreendermos como o
Senhor liga Sua lei com as obras de Sua criação.
“Devemos contemplar as maravilhosas obras de Deus, e repetir aos nossos filhos as lições delas aprendidas para que possamos levá-los a ver Sua habilidade, Seu poder, Sua grandiosidade nas coisas que Ele criou.
“Que Deus maravilhoso é o nosso Deus! Ele governa Seu reino com diligência e cuidado, e construiu uma sebe de proteção — os Dez Mandamentos — ao redor dos Seus súditos, para preservá-los da transgressão. Ao requerer obediência às leis do Seu reino, Deus concede ao Seu povo saúde e felicidade, paz e alegria. Ele os ensina que a perfeição de caráter que Ele requer pode ser obtida unicamente ao nos familiarizarmos com Sua Palavra.”The SDA Bible Commentary, vol. 3, pág. 1.143.
“Contemplando, havemos de ser transformados; e ao meditarmos na perfeição do Modelo divino, desejaremos tornar-nos inteiramente transformados, e renovados na imagem de Sua pureza.” — Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 338.
“Haverá fome e sede de alma quanto a assemelhar-se Aquele a quem adoramos. Quanto mais nossos pensamentos são sobre Cristo, tanto mais nEle falaremos aos outros, e O representaremos perante o mundo.” — Nossa Alta Vocação, pág. 111.

 

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
Escolher somente uma atividade preparatória, a que seja mais adequada ao seu grupo de alunos.

A. Que Voc ê Está Dizendo?

Você precisará de:

adultos para representarem uma cena

papel

• caneta
Combinar com antecedência com algumas pessoas para, através de mímica, representar uma cena bíblica. Desafiar os alunos a identificar a história ao observar as expressões faciais e a linguagem corporal dos personagens.
Pedir-lhes que escrevam o que pensam ter acontecido na cena. As mesmas pessoas devem repetir a cena de maneira audível para que os alunos possam conferir com o que escreveram.


ANALISANDO
Quantos de vocês conseguiram identficar a encenação? O que vocês sabem a respeito das pessoas envolvidas na cena que viram? Podem dizer alguma coisa a respeito do caráter delas? De suas metas? De seus valores?
Hoje, vamos estudar o Salmo 19. Vamos procurar e ler juntos em voz alta os versos 1-4. Que histórias os céus estão contando? Nós somos criação de Deus. Como Deus Se revela através de nós?
Hoje, estamos aprendendo que
DEUS SE REVELA ATRAVES DA NATUREZA, DA SUA PALAVRA E DA SUA ATUAÇÃO EM NOSSA VIDA


B. Olhem Minha Criação
e me Conheçam

• coisas que as pessoas criaram ou massa de modelar, areia, ou qualquer material criativo


Se possível, trazer amostras de obras de arte ou artesanatos de diferentes pessoas. Pedir aos alunos que formem duplas, escolham uma peça de artesanato e troquem idéias, procurando desenvolver uma lista de características acerca da pessoa que fez o artesanato. (Ex.: Se é uma pessoa criativa, detalhista, caprichosa, etc.)
Alternativa: Distribuir material como massa de modelar, areia ou algum outro material criativo para que os próprios alunos criem alguma escultura ou coisa semelhante. Então, pedir aos alunos que decidam o que cada peça criada diz a respeito de quem a criou.
ANALISANDO
Vocês tentaram descobrir algumas características a respeito de vários artistas através do que eles criaram. Se vocês tivessem que revelar alguma coisa a seu respeito através de coisas criadas por vocês, o que fariam?
Hoje estamos estudando o Salmo 19. Vamos procurá-lo e ler os versos 1-4.

Como Deus Se revela através da quito que Ele criou? Nós somos criação de Deus. Como Deus Se revela através de nós? Estamos aprendendo que
DEUS SE REVELA ATRAV ÉS DA NATUREZA, DA SUA PALAVRA E DA SUA ATUAÇÃO EM NOSSA VIDA.

 

Cânticos Sugestivos lincarei assim que possível às partituras


“Soou em Meio à Noite Azul”
“Crer pra Valer” (



 

Oração
Assim como o Salmo 19 está dividido em três partes, fazer a oração em três partes. Se a classe for grande, djvidir em grupos menores. Pedir para cada aluno (1) fazer um agradecimento a Deus por uma revelação dEle na natureza, que tenha significado especial para ele; (2) um agradecimento a Deus por uma mensagem ou texto da Bíblia que encerre um significado muito especial para ele; e quando todos tiverem feito estas duas partes, (3) encenar a oração recitando todos juntos Salmo 19:14: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

 


ESTUDO DA LI ÇÃO
Introduzindo a História Bíblica
Existem três maneiras de conhecermos a Deus. Uma delas é através da revelação dEle na natureza. Há muitas coisas que podemos aprender acerca de Deus pelas coisas que Ele criou, incluindo nós, seres humanos. A segunda maneira é através da revelação dEle em Sua Palavra, a Bíblia, que inclui o que sabemos sobre Jesus e Sua vida na Terra. E a terceira maneira é através da Sua atuação em nossa vida, o que o Espírito Santo faz em nós quando medita inos em Deus. Nós nos tornamos uma terceira revelação de Deus às outras pessoas. Nós podemos ser lidos pelas pessoas que não se importam muito com a natureza ou com a Bíblia. No Salmo 19, Davi fala sobre essas três revelações de Deus.

 

Vivenciando a História

Você precisará de cópias do jogral (94)

Com antecedência, fazer cópias do jogral para cada aluno. Pedir-lhes que leiam em cópias do voz alta, de acordo com a orientação do jogral.

ANALISANDO
O que vocês aprenderam neste salmo? Incentivar uma ampla variedade de respostas. O que vocês aprenderam especialmente a respeito de Deus?A respeito da natureza?A respeito da Bíblia? E a respeito de vocês mesmos?

 

Explorando o Texto Bíblico

Você Precisa

• Bíblias
quadro-de-giz ou branco
• giz ou marcador


Uma das maneiras em que Deus Se revela a nós é através da Sua Palavra, a Bíblia. Nos versos 7-10 do Salmo 19, Davi, o autor deste salmo, usa um paralelismo, um tipo especial de poesia hebraica. Vamos fazer um gráfico ao estudarmos estes versos para ver que nomes Davi dá à lei de Deus, qual é sua natureza ou como é ela e que efeito tem sobre as pessoas. No quadro onde todos possam ver, sugerir três colunas, dando a cada uma delas um dos seguintes títulos: “Nome dado à lei”, “Sua natureza”, “Seu efeito”. Então, pedir que os alunos leiam silenciosamente os versos 7-10 e à medida que acharem uma palavra ou expressão que possa preencher uma dessas categorias, falem a palavra em voz alta — um aluno de cada vez — e você a escreverá no quadro. (O quadro aqui sugerido está baseado na Bíblia versão ARA.)

Observação: Se o tempo permitir e você desejar explorar melhor o assunto, pedir que os alunos procurem o Salmo 119 e através do capítulo inteiro encontrarão as mesmas idéias e categorias. Elas poderão, no entanto, ser expressas em diferentes palavras. Poderão também verificar diferentes versões da Bíblia e encontrarão uma variedade de palavras e expressões para cada categoria.
Que dizem esses versos que a revelação que Deus faz de Si mesmo pode fazer por nós? (Restaurar a alma, dar-nos sabedoria, alegrar nosso coração, iluminar nossos olhos, permanecer para nos advertir e nos recompensar com justiça.) Em outras palavras, ela nos transforma. E que dizem os versos 12-14 que podemos fazer para ajudar a completar essa transformação? (Orar para que Deus nos perdoe e através do poder do Seu Santo Espírito nos guarde de pecar.)
DEUS SE REVELA ATRAVÉS DA NATUREZA, DA SUA PALAVRA E DA SUA ATUAÇÃO EM NOSSA VIDA.

         
 

Nome Dado à Lei

Sua Natureza

Seu Efeito

 
 

lei

perfeita

restaura

 
 

testemunho

fiel

sabedoria

 
 

preceitos

retos

alegram

 
 

mandamento

puro

ilumina

 
 

temor

límpido

permanece [duradouro]

 
 

juízos

verdadeiros

[justiça]

 
         
 

APLICAÇÃO DA LIÇÃO


Minha Aplicação


Pedir aos alunos que formem duplas, ou pequenos grupos, e escrevam uma situação de alguém cuja vida seria beneficiada com algumas das coisas que eles aprenderam hoje do Salmo 19. Pedir que encerrem sua situação com algumas perguntas específicas acerca de como a lição de hoje se aplicaria à vida da pessoa sobre quem escreveram.
Quando todos terminarem de escrever sua situação e as perguntas finais, pedir que um de cada vez os grupos apresentem sua situação ao restante da classe e que troquem idéias sobre cada uma delas. Moderar a conversa de modo que no final voltem para o ponto essencial da mensagem central desta semana:
DEUS SE REVELA ATRAVÉS DA NATUREZA, DA SUA PALAVRA E DA SUA ATUAÇÃO EM NOSSA VIDA.

 

PARTILHANDO A LIÇÃO

Ouvindo Deus Falar

Você precisará de hinários

Com antecedência, fazer arranjos para que seus alunos façam uma apresentação especial na classe dos adultos, em alguma outra classe, no culto divino ou hinários à tarde em algum asilo de idosos ou instituição semelhante. Informar os alunos a respeito do plano.

Hoje, aprendemos que Deus é revelado através da natureza, através de Sua Palavra, a Bíblia, e através da Sua atuação em nossa vida. Nós vamos dar a outros a oportunidade de ver Deus nestas três maneiras. Permitir que os alunos o(a) ajudem a finalizar os planos para a apresentação.

Certificar-se de incluir alguma coisa sobre a natureza (talvez alguns slides ou vídeo com cenas selecionadas da natureza); depois a recitação do Salmo 19, em forma de jogral, como foi feito na seção Vivenciando a História.
Come çar a ensaiar o cântico e a recitação do Salmo 19. Planejar os demais detalhes e marcar um horário para ensaio.

 

OS MENORES IMPRIMEM DESENHO PARA COLORIR

 

Lembre-se de meditar sobre as revelações de Deus na natureza e na Bíblia, Ele também atuará em sua vida para que você seja uma outra revelação dEle a outros. Ore pedindo que Deus fale a outros através da sua vida durante a nova semana.

Um dos modos de Deus falar a nós é através da natureza. Pense profundamente nos milagres da sobrevivência, da multiplicação da semente e agradeça a Deus por eles. Um ótimo dia, louvando a Deus pelas mensagens de amor e cuidado através da natureza..  Com amor, Tia Célia