Mensagem: Na familia de Deus oramos uns pelos outros.

Verso para decorar: “A igreja fazia contínua oraçao por ele a Deus.”Atos 12:5, ARC.

Texto biblico: Atos 12:1-19Atos dosApóstolos, p. 143-154.

 

Objetivos para seus alunos alcançarem:
Saber que Deus ouve nossas oraçoes pelas pessoas que estao em dificuldades.
Sentir-se compadecida das pessoas que estao em dificuldades.
Responder orando pelos que enfrentam dificuldades e acreditando que Deus ouvirá suas oraçoes.

COMUNIDADE
Tratamos uns aos outros com amor.

Resumo da Lição
Pedro foi preso por ensinar sobre Jesus. Seus amigos oraram por ele. Deus ouviu as orações e enviou um anjo para libertá-lo da prisão de modo maravilhoso. Quando ele se encontrou com seus amigos, eles se surpreenderam e ficaram felizes. Eles oraram novamente para
agradecer a Deus porque havia trazido Pedro de volta.


Este estudo hoje enfoca a comunidade.

Os amigos de Pedro se preocuparam com ele. Eles oraram juntos pela segurança dele. Quando oramos pelos outros, mostramos que nos preocupamos com eles. As pessoas na família de Deus oram umas pelas outras.


Enriquecimento
“[...j os membros da igreja tinham tempo para examinar profundamente o coração e orar com fervor. Oravam sem cessar a favor de Pedro, pois achavam que ele não poderia ser dispensado da causa. Compreendiam que haviam chegado a um ponto em que, sem o auxílio especial de Deus,
a igreja de Cristo seria destruída [...] O dia para a execução de Pedro foi finalmente marcado, mas ainda as orações dos crentes ascendiam ao Céu; e, enquanto todas as suas energias e simpatias eram suscitadas em fervorosos pedidos de auxílio, anjos de Deus estavam a vigiar o apóstolo prisioneiro.” Atos dos Apóstolos, pág. 145.


Decoraçao da Sala
Acrescentar grades de prisão à casa [ver Lição 1] ou fazer uma eparada, usando uma mesa. Fixar tiras de fita-crepe do topo da mesa até o piso, uns cinco centímetros distante uma da outra e acrescentar um anjo. Ou colocar um formato de janela em uma parede com grades de cartolina sobre a janela e uma cama de enrolar sobre o piso. Um jarro velho e correntes completam a cena.

 

A lição de modo interativo:

Voce já conheceu algume que estivesse em dificuldade? Como voce poderia ajudá-la? Os amigos de Pedro oraram continuamente por ele  e algo maravilhoso aconteceu.
O impio rei Herodes esfregou as maos e fez alguns planos. Ele eliminaria as pessoas que acreditavam em Jesus! Em seguida daria um jeito naquele pregador chamado Pedro.
- Guardas ! – o rei Herodes gritou. – Guardas!
Pedro foi calmamente com os soldados que o prenderam. Quando chegaram na prisao, Pedro foi acorrentado a dois soldados um de cada lado dele.
As correntes beliscavam os braços de Pedro. Mas Pedro nao reclamou. Sentou –se  no frio chao de pedra e recostou-se contra a parede. Fecho os olhos e começou a dormir.
A noticia de que Pedro fora preso se espalhou rapidamente pela cidade inteira. Muitos dos cristaos correram para a casa da mae de Joao Marcos. Muitas vezes eles se reuniam ali para orar, por isso parecia o lugar adequado para orar por Pedro. Os cristaos oraram continuamente. Oraram até altas horas da noite.
Lá na prisao, subitamente uma luz resplendente brilhou sobre a cela de Pedro. um anjo bateu no ombro de Pedro:
- Rápido! Levante-se! – o anjo disse e as correntes imediatamente caíram dos punhos de Pedro. – Coloque as sandalias nos pés. Vista a sua capa e me siga.
Pedro fez o que o anjo disse. sentiu como se estivesse sonhando.
Pedro e o anjo passaram entre os dois grupos de soldados e chegaram até o portao de ferro que saia para a rua. O portao se abriu sozinho e Pedro e o anjosairam para fora da prisao juntos! Entao o anjo desapareceu.
Pedro fechou os olhos e abriu de novo. Ele realmente estava no meio da rua. É verdade! pensou consigo mesmo. O senhor enviou um anjo para me ajudar!
Pedro se apressou até a casa de Joao Marcos e bateu à porta. Pode, uma criada, veio até a porta. Ao ouvir a voz dele, em vez de abrir a porta ela correu de volta para dentro, exclamando:
-  Pedro está a porta!
Os amigos de Pedro olharam surpresos para Rode.
- Você está louca! – disseram. – Nao é possivel.
Mas ela insistia:
- É verdade! É verdade!
Entao Pedro bateu outra vez à porta.
Quando as pessoas finalmente abriram a porta, alguém agarrou o braço de Pedro e o puxou para dentro rapidamente. Os cristaos ali reunidos riam e choravam de alegria. Entao todos oraram mais ainda. Eles louvaram e agradeceram a Deus por ouvir e responder suas oraçoes.

ATIVIDADES PREPARATORIAS
Escolher uma ou mais atividades (desta seção) que se adaptem melhor à situação da classe.

A. Oração
Você Precisa

• massa de modelar


Dar a cada criança uma porção de massa de modelar e pedir que modelem uma
pessoa para representar alguém por quem gostariam de orar.

Analisando
Dar tempo para respostas. Vocês gostariam de dizer aos seus colegas por quem gostariam de orar? Quando vocês oram, Deus os ouve? Sim, Deus ouve suas ora ções. Ele gosta de que oremos uns pelos outros. Nossa história bíblica de hoje é sobre muitas pessoas orando juntas e a maneira maravilhosa pela qual Deus respondeu às suas ora ções. A mensagem de hoje é:
NA FAMÍLIA DE DEUS ORAMOS UNS PELOS OTYrROS.
Repitam comigo.


B. No Tapete
Você Precisa • bolinha de papelamassado

• aparelho de CD • CD com instrumental • cordas • tapete

- Colocar um tapete em um dos cafítos da sala. Usar cordas, presas em cadeiras, para cercar a área do tapete. As crianças devem sentar-se em círculo no centro da sala.
Explicar que Pedro ficou numa prisão. Diga que era como se ele precisasse ficar no tapete (aponte para o tapete), sem poder sair. Dar uma bola de papel à primeira criança
e pedir que passe para a próxima criança tão logo a música comece. Quando a música parar, a criança que estiver segurando a bolinha de papel deve ser levada até o tapete.
Continuar até que todas as crianças estejam no tapete. Se a classe for pequena, a ativi músic dade poderá ser repetida.

Analisando
Como foi ser colocado no tapete o tapete representa
uma prisão? Por que as pessoas são geralmente colocadas na prisão? Que coisas erradas elas fazem? O que vocês fizeram de errado?
(Nada.) Será que algumas vezes as pessoas que amam a Jesus sejam colocadas na prisão sem fazerem nada errado? Se elas são colocadas na prisão, isso quer dizer que Deus não cuida mais delas? (Não.) Em nossa história de hoje, alguém que não fez nada errado foi colocado na prisão. Mas muitas pessoas estavam orando por ele, e Deus ouviu suas ora ções. A mensagem de hoje é:
NA FAMÍLIA DE DEUS ORAMOS UNS PELOS OUTROS.
Repitam comigo.

Cânticos Sugestivos
Saudação: “Hoje é Sábado”  
Preparo Para Oração: “Vamos Agora Orar”
Cântico Após a Oração: “Ouve, Senhor”
Visitas: “Hoje um Amiguinho”
Aniversariantes: “Quem Fez Aniversário?”
“Parabéns a Você”
Ofertas: “Para Além do Horizonte”
Louvor: “Somos da Família do Bom Deus”
“Deus Sempre Ouve e Responde”

Missões
Hó pessoas em todo mundo por quem podemos orar. Vamos ouvir uma história sobre alguém que podemos acrescentar em nossa lista de pessoas por quem orar. Usar o Informativo Mundial das Missões ou outra história disponível.
Ofertas
Orar pelas pessoas é uma das maneiras de mostrar que nos preocupamos com elas. Outra maneira é dando nossa oferta para ajudar outras pessoas na família de Deus.
Oração
Citar nomes de algumas pessoas da igreja que têm pedido nossas orações ou precisam delas. Não esquecer de orar pelas pessoas que as crianças escolheram na Atividade Preparatória A.

Estudo da Bíblia • Bíblia
Abrir a Bíblia em Atos 12:1-19 e apontar para os versos. E aqui que se encontra He__sa
a história bíblica de hoje. Ler alguns versos em voz alta, parafraseando se for necessário.
Dar tempo para respostas. Quem colocou Pedro na prisão? (O rei Herodes.) Quem estava orando por Pedro? (As pessoas da igreja.) Quem Deus enviou para libertar Pedro da prisão? (Um anjo.) O que aconteceu com as correntes de Pedro? (Caíram.) Para onde Pedro foi? (Para a casa onde as pessoas estavam orando.) O que vocês pensam sobre orar pelos nossos amigos da igreja?


Verso Para Decorar
Abrir a Bíblia em Atos 12:5. Encontramos aqui na Palavra de Deus, a Bíblia, nosso Verso Para Decorar. Ler o verso em voz alta. “A igreja continuava a orar... por Bíblia
ele.” Então, ensinar o Verso Para Decorar como descrito abaixo:
“A igreja (pontas dos dedos juntas formando a torre da igreja)
continuava a orar... (mãos postas como em oração)
por ele.” (apontar para alguém)
Atos 12:5. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

Veja atividade para professores para aplicar a lição aprendida com este estudo à própria vida.... oração respondida

Veja atividade para professores para partilhar a lição aprendida com este estudo com alguém.... mãos em oração