SAMUEL MENINO OUVE A VOZ DE DEUS

OUVIDOS ATENTOS

Serviço significa ajudar os outros      

Verso Bíblico para memorizar (jd 3t 03 10):

"Fala, Senhor, que o Teu servo está ouvindo". 1 Samuel 3:9, NVI

Texto Bíblico: 1 Samuel 3:1-10; Patriarcas e Profetas, págs. 581 e 582

Objetivos:

Saber que Deus pede que as crianças, não só os adultos, O ajudem ao ajudarem os outros.
Sentir-se
segura de que Deus pode usá-la para ajudar os outros.
Responder
descobrindo maneiras pelas quais Deus pode usá-la.

A mensagem: Servimos a Deus quando obedecemos à Sua voz

A lição de relance: Samuel é uma criança não muito mais velha que seu filhinho.Ele foi viver no templo com o sacerdote Eli, e pergunta para ele o que deseja. E li diz que não chamou Samuel, e o manda de volta para a cama. Isso acontece mais duas vezes. Na terceira vez, Eli diz para Samuel responder à voz e dizer: "Fala, Senhor, que o Teu servo está ouvindo". Samuel faz o que Eli lhe diz para fazer, e Deus lhe dá uma mensagem para Eli. Por todo o resto de sua vida, Samuel recebe mensagens de Deus para partilhar com as outras pessoas.

Esta é uma lição sobre serviço: Samuel ouviu a Eli e a Deus, e seguiu as instruções recebidas deles. Deus ainda fala com as crianças através de Sua Palavra. Podemos ouvir e seguir Suas instruções de ajudar os outros. Quando seguimos Suas instruções, estamos servindo a Deus.

 

Os menores imprimem desenho para pintar

Os menores imprimem desenho para pintar

Os menores imprimem desenho para pintar

 

Veja atividade para chamar a atenção dos alunos para o assunto a ser estudado:

Samuel dormindo

Seu mestre mandou

 

Se você fosse Samuel, o que teria feito quando ouvisse a voz de Deus falando diretamente a você?

Como teria se sentido?

Como você acha que Samuel se sentiu. Samuel sabia que era Deus quem estava falando com Ele porque o Sacerdote Eli lhe dissera.

Como sabemos que Deus nos fala hoje? (Ao ler a Bíblia, ouvir a nossos pais etc.)

Deus deseja que crianças O sirvam hoje?

E os adultos???

 

 

 

Professor, veja idéia para decorar sua sala: Tabernáculo (Samuel menino e outros)

 

Cânticos Sugestivos
Saudação: “Seja Bem-vindo à Escola Sabatina” (ver p. 105, CD faixa 2).
Preparo Para Oração: “Vou Falar com Jesus” (ver p. 106, CD faixa 4).
Visitas: “Visita Hoje Temos” (ver p. 106, CD faixas 6 e 7).
Aniversariantes: “Parabéns” (ver p. 106, CD faixa 8).
Ofertas: “Eu Trouxe Hoje Minha Oferta” (ver p. 108, CD faixa 9).
Louvor: “Falar com Meu Jesus” (ver p. 107, CD faixa 34).
               “Iguais a Jesus” (ver p. 109, CD faixa 43).
               “Amo Muito o Papai” (Hino para o Dia dos Pais, ver p. 112, CD faixas 59 e 60).

LIÇÃO BÍBLICA

 
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).

Vivenciando a História

Pedir às crianças que façam de conta que são Samuel, e você conta a história como se fosse Eli. Elas podem se deitar em tapetes ou toalhas de banho. Encorajá-las a virem a você e repetirem as palavras de Samuel nos momentos apropriados. Pedir para um adulto se esconder e imitar a voz de Deus. para ser a voz de Deus”
— Olá! Eu sou o Sacerdote li. Eu já estou bem idoso e minha visão não é mais tão boa. Eu preciso de ajuda, por isso tenho o meu bom amigo Samuel. Ele é apenas um pouco maior que vocês. Quero lhes contar uma história sobre algo que aconteceu no tabemáculo. Era uma noite bem silenciosa. Eu estava dormindo calmamente em minha cama. O menino Samuel também dormia profundamente ali perto.
De repente, ele foi acordado por uma voz chamando-lhe pelo nome: [A voz de Deus chama. “Samuel!”] O que me lembro a seguir foi ver Samuel em pé ao lado de minha cama, dizendo: “Estou aqui. Você precisa de alguma coisa?” [As crianças vêm até você e repetem esta fala.] Eu abri os olhos e disse: “Eu não chamei você. Volte para cama.” [As crianças se deitam novamente.]
Samuel obedeceu. Ele rapidamente voltou a dormir. Novamente Samuel ouviu seu nome sendo chamado. [A voz de Deus chama: “Samuel! “] Os olhos de Samuel se abriram rapidamente. Ele teve certeza de que eu o estava chamando. Ele correu até meu quarto. “Estou aqui. Você precisa de alguma coisa?” disse ele. [As crianças vêm até você e repetem esta fala.]
Abri os olhos novamente. Bocejei e virei para o outro lado. “Eu não chamei você, meu filho. Volte para a cama”, sussurrei.
Samuel caminhou vagarosamente para fora do meu aposento. Ele balançou negativamente a cabeça. Ele sabia que alguém o chamara. Se não fora eu, quem poderia ter sido? Samuel não conhecia a voz de Deus porque ele nunca a tinha ouvido antes. Samuel se deitou. [As crianças se deitam novamente.] Ele se mexeu até ficar confortável. Logo ele dormia profundamente.
[A voz de Deus chama: “Samuel! Samuel!”] O Senhor chamou pela terceira vez. Samuel abriu os olhos. Ele se levantou mais uma vez e correu até onde eu estava. “Estou aqui. Você precisa de alguma coisa?” disse ele. [As crianças vêm até você e repetem esta fala.]
De repente, eu percebi de quem era a voz que estava chamando Samuel. Eu lhe disse:
“Volte para a cama. Se você ouvir a voz novamente, diga: ‘Fala, Senhor, porque o Teu servo está ouvindo.”
Tenho certeza de que o coração de Samuel bateu mais forte em seu peito. Seria verdade que o Senhor desejava falar com ele? Samuel voltou para a cama como eu lhe dissera que fizesse. [As crianças se deitam novamente.] Mas desta vez, Samuel ficou com os olhos bem abertos. Ele esperou. Ouvia atentamente. Quase não ousava respirar.
Novamente Deus chamou: [A voz de Deus chama: “Samuel! Samuel!”]  Samuel respondeu: “Fala, Senhor, porque o Teu servo está ouvindo.” [As crianças vêm até você e repetem esta fala.]
O Senhor sorriu. Fora por esse motivo que Ele tinha escolhido falar com Samuel. Ele sabia que Samuel, mesmo sendo ainda uma criança, ouviria a Sua voz. Deus sabia que Samuel desejava verdadeiramente ser um ajudante de Deus.

Analisando

Conceder tempo para respostas. Se vocês fossem Samuel, o que teriam feito quando ouvissem a voz de Deus falando diretamente a vocês? Como teriam se sentido? Como vocês acham que Samuel se sentiu. Samuel sabia que era Deus quem estava falando com Ele porque o Sacerdote Eli lhe dissera. Como sabemos que Deus nos fala hoje? (Ao ler a Bíblia, ouvir a nossos pais, etc.) Deus deseja que crianças O sirvam hoje? Lembram-se de nossa mensagem? Vamos dizê-la juntos:

SERVIMOS A DEUS QUANDO OBEDECEMOS À SUA VOZ.

Estudo da Bblia

Abrir a Biblia em 1 Samuel 3;1-10 e apontar para o texto. Encontramos aqui na Palavra de Deus, a Biblia, a nossa história de hoje. Ler os versos em voz alta, parafraseando se for necessario.

Analisando


Conceder tempo para respostas. Quantas vezes Samuel ouviu a voz de Deus? Por que ele pensou que Eli era quem estava chamando? O que Eli disse para Samuel falar ao Senhor? Por que Samuel disse que ele era servo de Deus? Vocês também querem ser servos de Deus? Como as crianças podem servir a Deus?

Verso Para Decorar

Abrir a Bíblia em 1 Samuel 3:9. É aqui que encontramos nosso Verso Para Decorar de hoje. Ler o texto em voz alta: “Fala, Senhor pois o Teu servo está ouvindo.” • Então, ensinar o verso conforme esboçado abaixo:
Você se levanta e chama: “Samuel, Samuel”. As crianças devem levantar-se e dizer: “Fala, Senhoi’ pois o Teu servo está ouvindo.” Pedir que as crianças façam os gestos seguintes:

“Fala,               (apontar para a boca)
  Senhor,           (apontar para cima)
  pois o Teu servo    (apontar para si mesmo)
  está ouvindo.”        (apontar para os ouvidos)
  1 Samuel 3:9.            (juntar as mãos e então abri-las com se fosse um livro.)

Repetir até que todas as crianças saibam o verso.

 
ENCERRAMENTO
Orar para que as crianças ouçam Deus lhes falar através dos pais, histórias bíblicas, natureza, etc. Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).

 

 

 

 

 Veja atividade para aplicar o assunto estudado à própria vida:

Como Deus fala

 

Um dos modos de adorar a Deus é trabalhando em Sua casa. E você, o que poderia fazer para ajudar direcionar seus filhos nos trabalhos da igreja? Você já é maior? então o que faz para ajudar nos trabalhos da igreja??? Há tarefas para todas as idades!! Ótima semana! Com amor, Tia Célia